Questões de Administração Pública do ano 2012

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Acerca da excelência nos serviços públicos, paradigma do cliente na gestão pública e gestão estratégica, julgue os itens subsecutivos.

Na utilização do instrumento para avaliação da gestão pública, a descrição dos processos gerenciais é uma parte significativa, na qual, na descrição de “COMO”, são desenvolvidas as práticas de gestão e os respectivos padrões de trabalho, entre outros pontos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O principal desafio do gestor envolvido com o planejamento estratégico no nível tático é

  • A.

    definir claramente os objetivos gerais a serem alcançados.

  • B.

    articular os níveis estratégico e operacional do planejamento.

  • C.

    tomar decisões quanto às questões de longo prazo da empresa.

  • D.

    aplicar os planos específicos definidos no planejamento operacional.

  • E.

    adaptar as decisões do planejamento geral às tendências do mercado.

Ser reconhecido pela sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social está nas disposições gerais, Artigo 1º, da resolução 70 do CNJ, que institui o planejamento estratégico do poder Judiciário. Essa frase está relacionada à

  • A.

    missão.

  • B.

    imparcialidade.

  • C.

    visão.

  • D.

    credibilidade.

  • E.

    ética pública.

Dentre os variados modelos de estratégia existentes, poucos são os que possuem utilidade para a área pública, em sua administração direta, requerendo adaptações para seu aproveitamento prático. Considerando a realização de um estudo para órgão da administração direta federal, o TST, são modelos de estratégia que se aplicam contemporaneamente com mais precisão a estes tipos de órgãos:

  • A.

    As análises horizontal e vertical feitas a partir do modelo de cinco forças de Porter e a estratégia de liderança focada em diferenciação.

  • B.

    Fusões e aquisições, expressando, respectivamente, a reorganização de ministérios e o movimento de privatização e o modelo de 5 forças de Porter.

  • C.

    Estratégia de diferenciação competitiva e estratégia de nichos de mercado a exemplo de programas de descentralização judiciária para atendimento regional.

  • D.

    Retirada estratégica, sinônimo de modernização da administração pública, a exemplo da privatização e atuação baseada em liderança de custos.

  • E.

    Cooperação, feita com alianças e parcerias e os paralelos possíveis entre estratégias de diferenciação e de baixo custo.

Julgue os próximos itens, acerca da administração, em sentido geral.

A frase “ser reconhecida como a mais importante organização de fomento da ciência e tecnologia no país” encerra missão definida no processo de planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao conceito de Gestão Estratégica aplicada à educação é correto afirmar, exceto:

  • A.

    O diagnóstico estratégico é onde são realizados os levantamentos das situações atuais da organização, buscando avaliar a existência e a adequação de estratégias vigentes.

  • B.

    A gestão estratégica na educação depende de adaptações às características do modelo organizacional, uma vez que instituições educacionais diferem de outros perfis de organizações empresariais.

  • C. O envolvimento e a disponibilidade da gestão da organização em relação ao futuro compõem a prontidão estratégica.
  • D.

    O ato de observar, acompanhar o horizonte, no tempo e no espaço à procura de riscos e oportunidades que possam exigir tomadas de decisões é chamado de vigilância estratégica.

  • E.

    Nas instituições educacionais, a gestão estratégica encontra diversas difi culdades, pois em função do perfi l organizacional, pensar estrategicamente se tornar muito difícil.

De acordo com a reforma do Estado brasileiro de 1995, quatro setores integram o aparelho do Estado, com reflexos na organização da administração pública: o núcleo estratégico, atividades exclusivas, serviços não exclusivos, produção de bens e serviços. São exemplos dos setores de atividades exclusivas e serviços não exclusivos, respectivamente:

  • A.

    poderes executivo, legislativo, judiciário e telecomunicações.

  • B.

    educação, controle do meio ambiente e serviço de trânsito.

  • C.

    ministérios do poder executivo e captação de petróleo e gás.

  • D.

    fiscalização sanitária, saúde e educação.

  • E.

    educação e saúde e policiamento.

No que diz respeito às disposições do Plano Diretor da Reforma do Estado (1995), assinale a opção correta.

  • A.

    As atividades exclusivas de Estado devem concentrar-se na instância denominada núcleo central.

  • B.

    Os princípios da hierarquia funcional, da impessoalidade, do formalismo e do mérito devem nortear a conduta dos servidores.

  • C.

    As organizações sociais não devem ter autonomia financeira, mas apenas administrativa, respeitadas as condições descritas em lei específica.

  • D.

    As atividades de cunho social devem ser executadas pelo setor privado da economia, de cunho eminentemente competitivo.

  • E.

    Os procedimentos devem ser regulamentados e padronizados, assim como as organizações, planejadas e operadas por meio de um esquema fixo de atividades.

A reforma do aparelho do Estado no Brasil, que substituiu o modelo de administração burocrático e adotou o modelo de administração gerencial, foi marcada por uma diferença que é considerada fundamental. Essa diferença fundamental está

  • A.

    na forma de controle, que deixa de basear-se nos resultados para focar nos processos.

  • B.

    na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para focar nos resultados.

  • C.

    na rigorosa profi ssionalização da administração pública que deixa de ser um princípio fundamental.

  • D.

    na forma de controle, que passa a basear-se unicamente nos processos.

  • E.

    na forma de controle, que deixa de basearse nos processos e na profi ssionalização da administração pública para focar nos resultados.

São atributos da 3ª Reforma Administrativa do Estado – PDRAE, exceto:

  • A.

    inovação dos instrumentos de política social, proporcionando maior abrangência e promovendo melhor qualidade para os serviços sociais.

  • B.

    ajustamento fiscal duradouro.

  • C.

    plano de classificação de cargos.

  • D.

    reformas econômicas orientadas para o mercado que, acompanhadas de uma política industrial e tecnológica, garantissem a concorrência interna e criassem condições para o enfrentamento da competição internacional.

  • E.

    reforma da previdência social.

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