Lista completa de Questões de Administração Pública do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Pública - Patrimonialista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, a respeito das crises do Estado brasileiro e de suas reformas administrativas.
A crise da administração pública burocrática foi consequência da sua reforma e da manutenção do patrimonialismo.
Administração Pública - Patrimonialista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Os desafios da administração pública contemporânea relacionam-se diretamente à quebra de paradigmas e conceitos preestabelecidos sobre a gestão organizacional. A constante troca de conhecimento entre a esfera pública e privada é essencial para garantir a constante evolução dos sistemas organizacionais. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A erradicação do patrimonialismo no Brasil aconteceu com a reforma administrativa de 1930, que instituiu o modelo de administração burocrática na gestão governamental brasileira.
Administração Pública - Planejamento e orçamento governamental - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O instrumento ou ferramenta de planejamento da ação governamental, no qual os aspectos administrativos e econômicos se sobrepõem aos políticos, introduzido no Brasil pela Lei no 4.320/64 e Decreto Lei no 200/67, consolidado pela Constituição Federal de 1988, adaptado a partir do ano 2000 para incluir o nível de detalhamento da ação e que atua como modulo integrador entre o plano e o orçamento refere-se
ao Quadro de detalhamento da despesa.
à Classificação econômica da despesa.
à Classificação da receita.
ao Programa.
à Classificação funcional da despesa.
Administração Pública - Planejamento e orçamento governamental - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O conceito de planejamento público governamental foi desenvolvido considerando-se um novo sentido, ou seja: um sentido teórico e político. Ao propor-se esta direção, espera- -se a obtenção de maior maturidade e profundidade às ideias que resignam o planejamento público governamental. Dentre tais ideias, quatro binômios aparecem com força no bojo dessa discussão. A ideia de que, hoje, qualquer iniciativa ou atividade de planejamento governamental que se pretenda eficaz, precisa prever uma quantidade não desprezível de horizontes em sua concepção, vale dizer, de participação direta e envolvimento prático de (sempre que possível) todos os atores pertencentes à arena em questão, é um binômio.
Entre as alternativas a seguir, identifique o binômio apresentado anteriormente.
Coordenação-planejamento.
Estratégias-trajetórias.
Prospectivo-propositivo
Articulação-coordenação.
Planejamento-engajamento
Administração Pública - Planejamento e orçamento governamental - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às teorias das organizações aplicadas à administração pública, à qualidade no serviço público e ao sistema de orçamento do governo federal, julgue os itens que se seguem.
Toda ação do governo está estruturada em programas orientados para a realização dos objetivos estratégicos definidos para o período do plano plurianual (PPA), ou seja, quatro anos. O PPA 2012-2015, de acordo com o Manual Técnico de Orçamento 2012, é constituído por programas finalísticos e de apoio às políticas públicas e áreas especiais.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, que versam acerca de noções de administração pública.
Mesmo restringindo-se à análise do ambiente interno da organização, o que implica a adoção de outra ferramenta para se analisar o ambiente externo, a análise SWOT desempenha um papel relevante no processo de diagnóstico estratégico.
Para focalizar adequadamente os objetivos da organização, quando esta utiliza o método do planejamento estratégico, o gestor deve, primeiramente,
analisar as oportunidades e ameaças ambientais, assim como as potencialidades e vulnerabilidades internas da organização.
definir o ambiente de tarefa, incluindo os usuários dos serviços, os fornecedores, os concorrentes e os órgãos regulamentadores.
realizar uma análise detalhada das condições estruturais da organização, especialmente seus recursos financeiros, tecnológicos e humanos.
motivar os colaboradores a implementar as mudanças necessárias para tornar viável o planejamento estratégico, especialmente no nível operacional.
selecionar e treinar uma equipe qualificada para trabalhar alinhada ao planejamento estratégico e treinar suas lideranças para garantir o sucesso do projeto.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com referência ao paradigma do cliente na gestão pública e à gestão estratégica, julgue os próximos itens.
A gestão estratégica acompanha e avalia a execução sistemática e continuada do planejamento na administração pública a fim de atingir desígnios predeterminados.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com referência ao paradigma do cliente na gestão pública e à gestão estratégica, julgue os próximos itens.
Por visar atender o interesse público, a administração pública tem de alinhar suas ações e resultados às necessidades e expectativas dos cidadãos, mediante a assunção do compromisso de fazer o melhor no cumprimento da sua missão.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da excelência nos serviços públicos, paradigma do cliente na gestão pública e gestão estratégica, julgue os itens subsecutivos.
Na gestão estratégica, o processo de diagnóstico estratégico pode se utilizar da análise SWOT para obter uma análise do ambiente interno e externo da organização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...