Questões de Administração Pública do ano 2012

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As instituições públicas adotam este mecanismo como ponto de apoio no processo de modernização de suas unidades, buscando captar, por meio de seus usuários, o compartilhamento de suas ações com os anseios da sociedade, elevando o seu nível de eficiência e eficácia em meio à recuperação e consolidação da imagem do serviço público. Em se tratando do papel e procedimentos da Ouvidoria em unidades públicas, considere as assertivas a seguir.

 I. A Ouvidoria, por intermédio do ouvidor, tem como atribuição básica atuar na defesa dos direitos e interesses da sociedade em geral.

II. No desempenho de suas atribuições, o ouvidor, entre outras ações, recebe, apura a procedência e busca soluções para reclamações e sugestões.

III. Do lado dos clientes, nota-se uma visão distorcida de que a Ouvidoria deve sempre resolver todos os seus problemas, mesmo quando a demanda efetuada não tem qualquer fundamento.

IV. A Ouvidoria entende que, da parte dos gestores, a reação mais comum é de revolta e não aceitação ou incompreensão das reclamações relativas à sua gestão.

V. O que precisa ser registrado com clareza e entendido por todos é que a Ouvidoria é um canal isento e ético.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    II, III, IV.

  • B.

    II, III, V.

  • C.

    I, II, IV.

  • D.

    I, II, IV.

  • E.

    I, II, III.

Acerca de gestão pública, julgue os itens seguintes.

De acordo com o modelo patrimonialista, o gestor público deve ter autonomia para gerir os recursos humanos, materiais e financeiros colocados à sua disposição, a fim de que os objetivos contratados e a finalidade pública sejam atingidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que corresponde ao modelo de administração pública cujo clientelismo é característica predominante.

  • A.

    neoliberal

  • B.

    patrimonial

  • C.

    ditatorial

  • D.

    democrático

  • E.

    gerencial

Assinale a opção que corresponde ao modelo de administração pública cujo clientelismo é característica predominante.

  • A.

    neoliberal

  • B.

    patrimonial

  • C.

    ditatorial

  • D.

    democrático

  • E.

    gerencial

Acerca da estruturação da máquina administrativa no Brasil, julgue os itens a seguir.

A administração pública burocrática representou uma tentativa de substituição das práticas patrimonialistas, originárias das monarquias absolutistas, em que inexistia clara distinção entre a res pública e a res privada.

  • C. Certo
  • E. Errado

As características da administração pública patrimonialista incluem

  • A.

    gestão por resultados, poder racional-legal e tecnicismo.

  • B.

    nepotismo, clientelismo e não separação entre público e privado.

  • C.

    não separação entre público e privado, tecnicismo e paternalismo.

  • D.

    poder racional-legal, hierarquia funcional e formalismo.

  • E.

    paternalismo, patrimonialismo e formalismo.

Com relação às abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração pública, tendo por base as reformas administrativas no Brasil após 1930, julgue os itens a seguir.

O modelo atual que caracteriza a gestão pública no Brasil é patrimonialista, pois o Estado possui direitos de propriedade sobre os bens que administra.

  • C. Certo
  • E. Errado

O patrimonialismo foi uma das primeiras formas de administração pública. São características da administração patrimonialista as relacionadas abaixo, exceto:

  • A.

    Impermeabilidade à participação social – privada.

  • B.

    Ausência de carreiras administrativas.

  • C.

    Endeusamento do soberano.

  • D.

    Corrupção e nepotismo.

  • E.

    Democracia.

Acerca do modelo patrimonialista de Estado, julgue os itens a seguir.

No Estado patrimonialista, caracterizado pela interseção entre os patrimônios público e privado, os bens e serviços públicos também constituem patrimônio do governante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do modelo patrimonialista de Estado, julgue os itens a seguir.

Entre os traços inerentes à administração patrimonialista estão o nepotismo e a corrupção.

  • C. Certo
  • E. Errado
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