Questões de Administração Pública do ano 2014

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Com base em temas importantes para a administração, como projetos, processos e qualidade nas organizações, julgue os próximos itens. Segundo o gespublica, se os serviços públicos são fornecidos com mais qualidade e maior possibilidade de acesso, a dimensão “resultados” será observada pela economicidade medida por esses elementos de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base em temas importantes para a administração, como projetos, processos e qualidade nas organizações, julgue os próximos itens. A abordagem de processos nas organizações públicas constitui um desafio gerencial visto que estruturas burocráticas enfatizam os mecanismos de controle em vez de priorizarem o aperfeiçoamento dos processos e rotinas que melhor aproveitariam os recursos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes relativos à gestão de materiais na administração pública. O setor de compras poderá aprovar o cadastro de um fornecedor cuja capacidade técnica e financeira não tenha sido comprovada desde que, no contrato a ser firmado, seja prevista multa de 100% sobre o valor dos produtos entregues pelo referido fornecedor, cuja qualidade tenha sido considerada insatisfatória.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão do desempenho humano nas organizações públicas tem por finalidade o pleno atendimento das demandas dos cidadãos e da sociedade. Sobre a gestão de desempenho humano é INCORRETO afirmar:

  • A. Entre os métodos utilizados pelos gestores estão a avaliação pela escala gráfica e a avaliação 360 graus.
  • B. Entre as variáveis influentes na avaliação de desempenho encontra-se a variável volitiva, que é a informação referente a metas, parâmetros e resultados exigidos pela organização.
  • C. Os ciclos de avaliação de desempenho deverão ser sucessivos e ininterruptos.
  • D. Deve ser um processo de comunicação permanente, com atividades realizadas em parceria por gestores e funcionários que visam assegurar que as metas estejam constantemente sendo atendidas de forma eficaz e eficiente.
  • E. A avaliação de desempenho foi criada, basicamente, para acompanhar o desenvolvimento cognitivo dos empregados durante sua permanência na organização, especificamente para medir seu nível de CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes) e elevar a performance.

Gestão pública e gestão privada apresentam algumas convergências importantes, mas também diferenças significativas em decorrência da natureza e regime jurídico aplicável a cada qual. A respeito do tema, considere: I. Os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade são próprios da gestão privada, aplicando-se à gestão pública apenas de forma subsidiária ao princípio do interesse público. II. O princípio da legalidade aplicável à gestão pública possui a mesma conotação do aplicável à gestão privada, tendo, contudo, maior prevalência na gestão pública. III. O cliente da iniciativa privada paga, apenas, pelos serviços que utiliza, enquanto o cliente da Administração pública os financia através de tributos, mesmo sem usá-los. Está correto o que consta APENAS em

  • A. III.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. I e II.
  • E. I.

A Secretaria de Administração de um órgão público decidiu adotar os preceitos da escola liderada por Fayol e irá implementá-los tão logo possa contar com a definição correta da função de controle. Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que a função de controle é a (o)

  • A. ferramenta para administrar as relações com o futuro.
  • B. realização das atividades planejadas, envolvendo dispêndio de energia física e intelectual.
  • C. acompanhamento e a avaliação do desempenho organizacional na realização da própria missão.
  • D. forma de dividir as tarefas entre os departamentos, a depender de critérios a serem seguidos.
  • E. maneira de encontrar, desenvolver e manter a harmonia na força de trabalho.

Com o intuito de melhorar a eficiência dos serviços prestados à sociedade, a presidência de um órgão público, em conjunto com as respectivas Secretarias de Administração, de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade e de Gestão de Pessoas, definiu que o modelo de gestão por resultados seria o mais adequado. Com base nessa situação hipotética , assinale a alternativa que apresenta uma característica integrante desse modelo.

  • A. Contratualização de resultados, autonomias e sanções.
  • B. Planejamento dos resultados e retroalimentação do sistema de gestão para uma única correção de rota, constituindo uma ferramenta operacional.
  • C. Concessão de autonomias aos usuários das políticas públicas.
  • D. Manutenção do comportamento autorreferido da burocracia, alinhando-o com atenção a metas claras e contratualizadas.
  • E. rtimentalização de expectativas de forma clara e transparente, entre determinados agentes políticos internos, demonstrando quais são as diretrizes e os objetivos da organização.

A fim de atingir uma situação ideal, um órgão público pretende afastar as mazelas do paradigma de tempo de serviço para progressão funcional dos próprios servidores. Para alcançar esse objetivo, é necessário que

  • A. na montagem do perfil dos servidores – e das principais etapas do processo seletivo – tenha participação não apenas o gestor, o chefe ou o diretor do órgão, mas também outros membros da equipe ou da seção, pessoas que irão se relacionar mais diretamente com o futuro servidor.
  • B. o levantamento das lacunas de competências existentes em cada equipe de trabalho deve ser deflagrado de modo a atrair os candidatos com o perfil desejado, por meio de publicações voltadas para grupos específicos e de outros meios disponíveis.
  • C. a fase de observação, avaliação e desenvolvimento comportamental sirva de base para orientar a lotação futura dos servidores.
  • D. a comparação dos perfis elaborados pelos setores solicitantes com os perfis dos candidatos busque localizá-los nos espaços organizacionais (carreiras, setores, cargos e funções) apropriados.
  • E. a progressão dos servidores e a definição dos respectivos níveis de remuneração devem refletir as avaliações de competências e de resultados do servidor e a avaliação de desempenho deve ser considerada quesito fundamental na determinação da progressão funcional (ascensão na carreira) e (ou) remuneração variável do servidor.

O engenheiro P é convidado para atuar em cargo público comissionado, ficando submetido às regras do Código de Conduta da Alta Administração Pública. Após assumir o cargo, ele tem necessidade de realizar atos de gestão de expressivas somas de dinheiro do seu patrimônio e de sua família, uma vez que ele sempre atuou como administrador desses bens.

Nos termos do Código de Conduta da Alta Administração Pública, os atos de gestão patrimonial que envolvam alterações significativas de somas de dinheiro devem

  • A. gerar termo de conduta perante a Comissão de Ética Pública.
  • B. ser autorizados previamente pela Comissão de Ética Pública.
  • C. ser praticados normalmente sem qualquer informação à Comissão de Ética Pública.
  • D. ser suspensos até a análise da Comissão de Ética Pública.
  • E. sofrer comunicação à Comissão de Ética Pública.

O grau de maturidade na gestão de processos define a maturidade a partir de níveis, que medem a evolução da instituição quanto às práticas de gestão/gerenciamento de processos. O Guia de Gestão de Processos do Governo do Gespública (2011) descreve a maturidade do processo segundo níveis, utilizando, como um dos modelos a visão da Society for Design and Process Science − SDPS, sendo o

  • A. Nível 2 − Processos Padronizados: os processos são executados de maneira ad hoc, o gerenciamento não é consistente e é difícil prever os resultados.
  • B. Nível 5 − Processos Gerenciados: o desempenho dos processos é gerenciado estatisticamente durante a execução de todo o workflow, prevendo seus resultados.
  • C. Nível 1 − Processos Modelados: os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos/ motivações/características, das sincronias envolvidas e de seus efeitos colaterais.
  • D. Nível 3 − Processos Simulados: os processos são realizados conforme os modelos desenhados, e a observação das novas condições exigidas induz a constantes adequações.
  • E. Nível 4 − Processos Interoperados: os padrões consolidados com base nas melhores práticas propiciam uma economia de escala e base medida estatisticamente.
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