Questões de Administração Pública do ano 2014

Lista completa de Questões de Administração Pública do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O agrupamento de serviços, subordinados ao mesmo órgão ou repartição a que são consignadas dotações próprias, é chamado de

  • A. Unidade Orçamentária.
  • B. Centro Gestor do Orçamento.
  • C. Centro Gestor da Unidade Orçamentária.
  • D. Unidade Financeira.
  • E. Unidade Executora.

De acordo com o Matias-Pereira (2012: 8), o papel do Estado como indutor do desenvolvimento econômico, tendo como propósito a promoção do bem comum, determina o emprego do planejamento de forma a possibilitar a formulação de programas para prever e, em consequência, aparelhar-se para atender às futuras necessidades do país. O planejamento apresenta-se, assim, como um processo contínuo que fundamenta, antecede e acompanha a elaboração orçamentária. O planejamento está baseado nos seguintes elementos:

  • A. recursos disponíveis, natureza e importância das operações em curso e possibilidades futuras.
  • B. resultados alcançados, natureza e importância das operações em curso e precariedades futuras.
  • C. resultados disponíveis, natureza e importância das retificações em curso e possibilidades futuras.
  • D. resultados disponíveis, sequência e importância das retificações em curso e certezas futuras.
  • E. resultados disponíveis, sequência e importância das retificações em curso e certezas futuras.

Sobre o atendimento ao público é incorreto afirmar que:

  • A. um bom atendimento vai muito além de ser bem educado.
  • B. profissionalismo e esforço em entender o que o cliente precisa são essenciais para um atendimento excelente.
  • C. não pode existir pior descaso para com o cliente do que uma resposta não dada ou comunicada com excessiva demora.
  • D. tratar bem os clientes não é um diferencial, e sim uma obrigação de qualquer pessoa que vive em sociedade.
  • E. no atendimento devem ser utilizadas expressões que transmitam certeza, tratamento íntimo e expressões regionais.

O Departamento de Planejamento e Administração (DPA) do IPHAN, ao elaborar a proposta orçamentária parcial da autarquia, deverá encaminhar, em formulário próprio, nas tabelas explicativas, informação a respeito de

  • A. receitas arrecadadas apenas no último exercício.
  • B. receita prevista para o exercício a que se refere a proposta.
  • C. despesa empenhada no exercício em que se elabora a proposta.
  • D. especificação dos programas especiais de trabalho custeados por dotações singulares.
  • E. auxílio para investimentos que devam ser incorporados ao patrimônio da autarquia.

A Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento do IPHAN, ao apresentar a iniciativa “implantação de ações de preservação, salvaguarda e valorização do patrimônio cultural” na proposta orçamentária a ser encaminhada ao Ministério da Cultura, estará complementando, com base nas diretrizes do Plano Plurianual 2012-2015 e nas orientações registradas no Manual Técnico de Orçamento 2014, um Programa

  • A. Finalístico.
  • B. de Gestão e Manutenção das Ações da Sociedade.
  • C. de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado.
  • D. Temático.
  • E. de Apoio às Políticas Públicas e Áreas Especiais.

A Superintendência do IPHAN no estado de Pernambuco realizou a obra de restauração do Forte Orange, em Recife, que é uma fortaleza de testemunhos tanto da ação portuguesa quanto da holandesa em Pernambuco colonial. Considerando hipoteticamente que a coordenação de contabilidade da autarquia deseja realizar o registro contábil da despesa referente à compra do material permanente utilizado nessa obra de restauração, é correto afirmar que, segundo o Grupo de Natureza de Despesa (GND), essa coordenação deverá identificar tal aquisição como

  • A. outras despesas correntes.
  • B. inversão financeira.
  • C. investimento.
  • D. amortização da dívida.
  • E. juros e encargos da dívida.

De acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 19 DE MAIO DE 2008 - DOU DE 20/05/2008, CAPÍTULO II, DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO. SEÇÃO I PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO. Segundo o Art. 9º A fase de Planejamento da Contratação consiste das seguintes etapas, exceto:

  • A. Plano de Sustentação.
  • B. Análise de Riscos.
  • C. Estratégia de Contratação.
  • D. Análise de Custos.

No âmbito administrativo, as autoridades públicas devem proferir decisões em requerimentos e processos sujeitos a sua apreciação. A forma pela qual o referido ato administrativo se materializa é denominado:

  • A. Parecer.
  • B. Despacho.
  • C. Acórdão.
  • D. Laudo.

Os procedimentos administrativos que serão adotados na administração pública devem visar a celeridade na realização das tarefas sem perder os requisitos legais previstos nas normas brasileiras. No que diz respeito às rotinas do serviço público, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica presente nos procedimentos administrativos realizado nos órgãos públicos:

  • A. Complexidade.
  • B. Padronização.
  • C. Formalidade.
  • D. Embasamento legal.

Em algumas situações, as organizações públicas podem criar grupos de trabalho com o objetivo de abordar um assunto específico ou elaborar um determinado projeto. Para que o grupo de trabalho consiga atingir sua meta, devem ser observadas algumas especificidades quando da criação do grupo. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica para todos os grupos de trabalho:

  • A. Democratização de ideias.
  • B. Funcionamento permanente.
  • C. Objetivo definido previamente.
  • D. Elaboração de relatório final.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...