Questões de Administração Pública do ano 2015

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Entre as diversas teorias acerca da liderança nas organizações destaca-se a desenvolvida por Robert Blake e Mouton, conhecida por grid (ou grade) gerencial. Segundo os autores, o gestor orienta sua ação para dois aspectos fundamentais:

  • A. o organizacional, também denominado interpessoal, e o intrapessoal.
  • B. a estrutura de iniciação e a consideração.
  • C. o comprometimento e o gerenciamento.
  • D. a ênfase na produção e a ênfase nas pessoas.
  • E. a maturidade no trabalho e a maturidade psicológica.

Instituída nos anos 1990, a Fundação Nacional da Qualidade − FNQ é um importante centro de estudos, debate e irradiação de conhecimentos sobre excelência em gestão. O modelo de excelência preconizado pela FNQ

  • A. adota, entre seus fundamentos, o pensamento sistêmico, que corresponde ao entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização e entre a organização e o ambiente externo.
  • B. apresenta critérios de excelência que permitem às organizações medirem seus esforços rumo à excelência, entre os quais se insere a visão de futuro, voltada à perenização da organização.
  • C. não comporta adaptação à Administração pública, não obstante os esforços realizados, em face da incompatibilidade com os princípios constitucionais a esta aplicáveis.
  • D. mostrou-se ineficaz, em face da dificuldade de estabelecimento de uma métrica consistente de avaliação e na fixação de critérios objetivos.
  • E. constitui um sistema de avaliação de processos e de desempenho organizacional, que pressupõe a fixação de indicadores e metas.

No processo de evolução da Administração pública, o paradigma pós-burocrático que conduziu ao modelo gerencial introduziu, como inovação em relação ao modelo anterior,

  • A. a meritocracia.
  • B. a impessoalidade.
  • C. a racionalidade.
  • D. a hierarquia.
  • E. o controle de resultados.

São exemplos de instrumentos ou órgãos de controle e/ou de avaliação característicos do setor público, EXCETO:

  • A. Consulta Pública.
  • B. Controladoria Geral do Estado.
  • C. Plano de Metas.
  • D. Corregedoria Geral do Município.
  • E. Terceirização.

No modelo burocrático de Administração pública, NÃO é uma disfunção

  • A. a busca excessiva por resultados.
  • B. a excessiva especialização.
  • C. o grande controle de atividades-meio.
  • D. o excesso de procedimentos.
  • E. a pouca coordenação.

Considerando as formas de controle dos modelos burocrático e gerencial de Administração pública, é INCORRETO afirmar:

  • A. O controle por procedimentos, característico do modelo burocrático, padroniza as ações dos servidores públicos.
  • B. O controle por resultados, característico do modelo gerencial, compreende a busca por resultados.
  • C. O controle social, presente nos modelos burocrático e gerencial, se baseia no aumento da participação social.
  • D. O controle por procedimentos, característico do modelo burocrático, compreende o cumprimento de normas e regulamentações.
  • E. O controle por resultados, característico do modelo gerencial, pode aumentar o controle social.

A transição de um modelo burocrático de gestão para um modelo gerencial pode gerar um hibridismo de práticas de gestão que vão desde o excesso até a escassez de burocratização, trazendo consequências capazes de levar à desordem.

É um exemplo de escassez de burocratização:

  • A. formalização das comunicações em documentos.
  • B. superespecialização e responsabilização;
  • C. destaque aos cargos e às exigências;
  • D. foco nas disciplinas com base em regras;
  • E. ênfase nas pessoas e na liberdade de ação;

A Administração pública burocrática

  • A. caracteriza-se pelo controle rígido, exercido prioritariamente por indicadores de gestão.
  • B. baseia-se no princípio do mérito profissional e enfatiza a definição de metas para a atuação dos servidores públicos e, consequentemente, a sua progressão na carreira.
  • C. baseia-se no princípio do mérito profissional e enfatiza a importância do cumprimento de regras e procedimentos rígidos.
  • D. baseia-se no princípio do mérito profissional e atribui grau limitado de confiança aos servidores e políticos, recomendando, para isso, o contrato de gestão.
  • E. foi baseia-se no princípio do mérito profissional e atribui grau limitado de confiança aos servidores e políticos, recomendando, para isso, o contrato de gestão.

São características do modelo burocrático de administração:

  • A. hierarquia, impessoalidade, legalidade e participação social.
  • B. hierarquia, legalidade, especialização e meritocracia.
  • C. universalidade de procedimentos, meritocracia, orientação por resultados e hierarquia.
  • D. universalidade de procedimentos, legalidade, especialização e participação social.
  • E. hierarquia, orientação por resultados, meritocracia e universalidade de procedimentos.

As transformações nas práticas da administração pública brasileira estão em grande parte relacionadas aos novos modelos de gestão desenvolvidos ao longo de sua história e os pressupostos de ação de cada modelo.

Nesse sentido, é possível afirmar que o primeiro plano de classificação de cargos e o órgão central de pessoal e material foram instituídos quando da implementação do modelo:

  • A. burocrático;
  • B. gerencial;
  • C. patrimonialista;
  • D. pós-burocrático;
  • E. societal.
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