Questões de Administração Pública do ano 2015

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A gestão por projetos tem sido utilizada na Administração pública como um importante instrumento de aperfeiçoamento. Um projeto

  • A. decorre da transformação de um processo de trabalho já existente na organização em ação específica.
  • B. corresponde a uma atividade rotineira da organização, porém atribuída à alta administração.
  • C. constitui uma atividade de execução única, com tempo de execução determinada, que tem como características, entre outras, a singularidade.
  • D. envolve as fases de concepção, planejamento, execução e monitoramento, cabendo ao gerente de projeto a atuação em todas essas etapas.
  • E. insere-se no planejamento estratégico da organização, sendo que o conjunto de projetos definidos como estratégicos correspondem à missão da organização.

A modernização da Administração pública no Brasil demanda mudanças em aspectos culturais associados à gestão, inclusive em relação à temática da liderança e suas implicações sobre o desempenho das instituições públicas. Sobre os estilos de liderança, é correto afirmar:

  • A. Centradas nas pessoas, definem claramente os padrões de trabalho de cada colaborador.
  • B. Visionárias dão total liberdade e participam minimamente na motivação e na tomada de decisão dos colaboradores.
  • C. Centradas nas tarefas tendem a produzir melhores resultados em termos de eficiência e produtividade, principalmente no médio e longo prazo.
  • D. Democráticas tendem a gerar desorganização e insatisfação no grupo, levando a menor produtividade e resultados de menor qualidade.
  • E. Transacionais são baseadas na autoridade, recompensando esforços e desempenho dos colaboradores.

Um conselho de gestão é uma forma de organização administrativa que possibilita a participação da população na gestão das políticas públicas - como saúde, educação e assistência social -, possuindo funções distintas.

Quando um conselho realiza controle e acompanhamento das ações de gestão dos governantes, entende-se que está desenvolvendo a função:

  • A. fiscalizadora;
  • B. mobilizadora;
  • C. deliberativa;
  • D. consultiva;
  • E. estabilizadora;

As transformações recentes na administração pública no mundo vêm apontando para a retomada, em alguns contextos, de uma orientação neo-weberiana em contraposição ao modelo gerencial pós-burocrático.

O avanço do neo-weberianismo encontra sustentação em aspectos relacionados ao fato de:

  • A. buscar a responsabilidade dos dirigentes pelo cumprimento de resultados previstos em contratos de gestão previamente pactuados;
  • B. primar pelos valores da descentralização, da liberdade de decisão e da desregulação, em busca de formas de atuação em rede de organizações;
  • C. colocar foco em centralização, coordenação e controle pela administração e pelo poder político, sendo a autoridade baseada em competência e profissionalismo;
  • D. avançar o desenvolvimento do controle social como forma de garantir o cumprimento de resultados públicos;
  • E. garantir a autonomia de estruturas flexíveis por meio da atuação integrada de organizações da sociedade civil, cooperativas e empresas.

Em avaliação de programas e projetos é muito comum, na área pública, a ausência de um sistema estruturado de monitoramento e avaliação (M&A).

Essa ausência é um risco porque:

  • A. projetos diferentes de um mesmo governo perdem a comparabilidade;
  • B. favorece a construção do desenho teórico do projeto desde o início;
  • C. gera a melhoria de projetos com base em desempenho;
  • D. cria mecanismos de difusão e envolvimento com o projeto;
  • E. permite um sistema de transparência para prestação de contas.

Na análise de custo-efetividade de um projeto é necessário levar em consideração aspectos econômicos e financeiros, principalmente para a construção de indicadores de desempenho que podem ser de insumo, de processo, de produto e de impacto.

Nesse sentido, pode ser considerado um indicador de impacto aquele no qual, em um projeto de:

  • A. formação profissional, avalia a variação na renda dos participantes após o curso em relação ao custo da capacitação;
  • B. arte-educação, indica a relação entre o número de oficinas realizadas pelo número de inscritos;
  • C. saúde materna, mede a relação entre o número de gestantes atendidas e o número de gestantes da região;
  • D. nutrição, aponta a disponibilidade de alimentos por pessoa atendida;
  • E. segurança, considera a quantidade de projetos de unidades prisionais aprovados.

Existem diferentes tipos de avaliação de políticas públicas. Um desses tipos diferencia-se dos demais por ser realizado por pessoas de fora da instituição responsável, em geral com experiência nesse tipo de atividade.

Trata-se do seguinte tipo de avaliação:

  • A. somativa;
  • B. interna;
  • C. mista;
  • D. formativa;
  • E. externa.

Sobre a adoção e a trajetória das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no setor público brasileiro, é correto afirmar:

  • A. Os programas de governo eletrônico estão associados exclusivamente à melhoria do desempenho das políticas sociais.
  • B. A adoção do governo eletrônico, na década de 1990, esteve associada à melhoria da prestação dos serviços públicos.
  • C. As TICs foram adotadas a partir da década de 1990 com o movimento de reforma do Estado.
  • D. Na década de 1990, a adoção das TICs ainda não estava relacionada ao aumento e fortalecimento do controle social.
  • E. A adoção mais disseminada das TICs não está associada a um processo de modernização da gestão pública.

Em relação ao fortalecimento do governo eletrônico e à adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação − TICs na Administração pública brasileira, é correto afirmar:

  • A. Na década de 1990, iniciou-se um processo de melhoria da gestão interna e aumento da eficiência dos processos administrativos e financeiros por meio das TICs.
  • B. Nos anos 2000, iniciou-se um processo de uso das TICs para o apoio na prestação de serviços.
  • C. Na década de 1980, a entrega de alguns serviços passou a ser via internet.
  • D. Até a década de 1990, as TICs ainda não tinham sido adotadas.
  • E. No final da década de 1990, a entrega de serviços via internet passou a ser disponibilizada.

A introdução de competição entre fornecedores e a crescente pressão por resultados com grande propensão a substituir organizações públicas de baixa performance por provedores privados em áreas centrais, na redefinição do papel do Estado, estão associadas à introdução de uma lógica de:

  • A. discricionariedade;
  • B. estatização;
  • C. neo-weberianismo;
  • D. neo-weberianismo;
  • E. quase-mercado.
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