Questões de Administração Pública do ano 2015

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A adoção de um modelo de excelência específico para os serviços públicos deve considerar os aspectos que diferenciam organizações públicas e privadas.

A esse respeito, é correto afirmar que:

  • A. equidade e tratamento de qualidade a todos pela administração pública afastam-se dos critérios diferenciais de tratamento das empresas privadas;
  • B. legalidade dos atos da administração pública dita os parâmetros de controle nos quais o administrador pode fazer tudo o que não estiver proibido por lei;
  • C. controle social implica garantia de transparência e participação social nas empresas privadas e a preservação de interesses corporativos nas organizações públicas;
  • D. financiamento com recursos públicos das atividades públicas tem legítimos interesses capitalistas e os destinatários das ações são os clientes atuais e potenciais;
  • E. lucro financeiro é fundamental para a sustentabilidade do negócio público enquanto a busca de gerar valor para a sociedade é típica das organizações privadas.

Sobre os modelos de Administração, é correto afirmar:

  • A. A administração por objetivos consiste na definição das responsabilidades das agências governamentais, sendo um dos instrumentos característicos da administração burocrática voltado para a avaliação de desempenho organizacional.
  • B. A descentralização ou desconcentração administrativas visam dar maior autonomia às agências e departamentos públicos.
  • C. A administração gerencial direciona o foco para o cumprimento de regulamentos (normas e códigos de éticas) e para a definição clara de objetivos organizacionais e responsabilidades de cada servidor.
  • D. A administração gerencial fundamenta-se em princípios voltados para a centralização e para a observância de procedimentos administrativos detalhados, exercendo controle sobre a atividade dos servidores mediante indicadores de gestão.
  • E. A administração gerencial aumenta os controles financeiros e reduz autonomia à administração empreendedora.

As opções a seguir apresentam pontos fundamentais do modelo de administração pública gerencial, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Foco nos cidadãos, como beneficiários da administração.
  • B. Avaliação do desempenho, como instrumento efetivo de gestão.
  • C. Ênfase na inovação, como característica básica de gestão.
  • D. Foco em processos, como instrumento de controle.
  • E. Busca de resultados, como fator determinante de gestão.

A administração pública gerencial surgida no final do século passado tem como fundamento o pressuposto de que:

  • A. atividades regulares necessárias aos objetivos da estrutura governada são distribuídas de forma fixa como deveres oficiais;
  • B. princípios da hierarquia dos postos e dos níveis de autoridade significam um sistema ordenado de subordinação, com supervisão dos postos inferiores pelos superiores;
  • C. autonomia na gestão de recursos humanos, materiais e financeiros é necessária para colocar foco na qualidade e produtividade do serviço público;
  • D. autoridade se distribui de forma estável, sendo delimitada pelas normas relacionadas com os meios de coerção;
  • E. pessoas que atuam na administração pública têm qualificações previstas por um regulamento geral, e são empregadas somente por meio de concurso público.

O modelo de administração pública gerencial pressupõe que o Estado é dividido em quatro setores: núcleo estratégico, atividades exclusivas, atividades não exclusivas e produção de bens e serviços.

Assinale a opção que indica uma atividade não exclusiva do Estado.

  • A. As atividades de arrecadação de impostos.
  • B. A elaboração e a fiscalização do cumprimento de leis.
  • C. A garantia da segurança pública
  • D. A promoção da seguridade social básica.
  • E. A prestação de serviços de educação.

Os seguintes modelos gerenciais têm como principais características:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Assinale a afirmativa que NÃO se refere à Administração Pública Gerencial.

  • A. Procura obter resultados valorizados pelos cidadãos.
  • B. Define indicadores de desempenho e utiliza contratos de gestão.
  • C. Compreende e aplica normas, identifica e resolve problemas.
  • D. Define procedimentos para contratação de pessoal, compras de bens e serviços.

Na Administração pública,

  • A. o Gerencialismo Puro é um dos modelos gerenciais, que busca o aumento da participação social a partir da utilização de instrumentos de transparência.
  • B. a burocracia é caracterizada pelo controle de procedimentos, que alinha os objetivos da organização aos resultados a serem alcançados.
  • C. o Public Service Orientation é um dos modelos burocráticos, que busca o fortalecimento do controle de procedimentos e da meritocracia.
  • D. o patrimonialismo é caracterizado pela interpermeabilidade entre os patrimônios público e privados de líderes carismáticos.
  • E. o Consumerism é um dos modelos gerenciais, que busca a qualidade e a efetividade dos serviços públicos.

Tanto em instituições privadas quanto nas públicas, é essencial a liderança, consistente no poder de influenciar as pessoas para a consecução dos objetivos institucionais. A partir dessa afirmação, assinale a opção correta.

  • A. Conforme define a teoria das necessidades adquiridas, o estímulo à motivação cabe ao líder, pois a necessidade de afiliação é centrada na importância da interação entre ele e o liderado.
  • B. Ao aprovar o comportamento de um liderado, o líder toma uma atitude aderente ao reforço positivo, pelo fato de salientar um comportamento desejável.
  • C. A habilidade de comunicação é importante para o exercício da liderança e os melhores canais para que a comunicação se estabeleça entre os interlocutores são os canais interativos.
  • D. O processo de comunicação entre líderes de um mesmo nível hierárquico para tratamento de assuntos interdepartamentais é considerado uma forma de comunicação ascendente.
  • E. É determinante para o exercício da liderança inspiradora que o poder do servidor que a exerce seja legitimado em decorrência do cargo por ele ocupado.

As redes organizacionais envolvem a agregação de múltiplos atores e interação para compartilhamento de ideias e recursos de forma ágil e eficiente. O Estado-rede combina vários princípios da atuação Administrativa, incluindo:

I. Subsidiariedade: o Estado deve ser substituído pela sociedade quando sua atuação não seja essencial.

II. Flexibilidade: estrutura administrativa flexível para adaptação às mutações internas e externas.

III. Centralização: existência de um canal exclusivo de comunicação, com vistas a evitar a dispersão de esforços.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III.
  • B. II e III.
  • C. II.
  • D. I e II.
  • E. I.
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