Questões de Administração Pública do ano 2015

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Poder centralizado, apego às normas e regulamentos, comunicação formal, concentração no processo e na documentação, atendimento às demandas do cidadão são características da Administração Pública

  • A. Patrimonialista.
  • B. Gerencial.
  • C. Moderna.
  • D. Burocrática.

Determinada Secretaria de Estado transfere um conjunto de competências administrativas específicas para outra pessoa jurídica, sem o estabelecimento de contrato ou ato administrativo. Esse é caso de

  • A. descentralização por delegação.
  • B. descentralização territorial.
  • C. descentralização funcional.
  • D. desconcentração funcional.
  • E. desconcentração territorial.

Sobre as formas de controle, é correto afirmar que o controle

  • A. por resultados objetiva assegurar o cumprimento das regras e procedimentos.
  • B. por resultados enfatiza o cumprimento dos procedimentos visando a assegurar o alcance das metas previstas.
  • C. social incorpora a participação social aos processos decisórios, embora somente de maneira consultiva.
  • D. de procedimentos é um instrumento da Administração pública gerencial, na medida em que garante a legalidade.
  • E. de procedimentos é característica do modelo burocrático, o que pode resultar em morosidade.

Johw Howkins, autor do livro “Economia Criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas”, afirma que “para ser competitivo e crescer de forma sustentável, é preciso usar a criatividade das pessoas de todas as maneiras possíveis, em todos os segmentos da economia privada e do setor público”. Fundamental para viabilizar atitude inovadora nos funcionários, a cultura organizacional NÃO diz respeito

  • A. à percepção de como os empregados avaliam o ambiente organizacional, diante da postura e das práticas de gestão da organização.
  • B. ao entendimento partilhado pelas equipes de trabalho sobre as formas de lidar com determinadas situações-problema.
  • C. à experiência que as equipes de trabalho adquirem à medida que resolvem seus problemas, e que funciona suficientemente bem para ser considerada válida.
  • D. ao conjunto de normas de comportamento e sistemas de valores que determinam o funcionamento de uma organização.
  • E. à maneira como as situações são tratadas e os problemas são enfrentados na organização, considerando as justificativas aceitas pela maiorias dos membros.

Sobre as convergências e diferenças entre a Administração privada e pública, é correto afirmar que

  • A. os contratos de gestão são característicos do modelo de Administração gerencial, na medida em que levam ao estabelecimento de metas e o alcance de resultados.
  • B. a legalidade, a impessoalidade e a hierarquia são pilares principais tanto da Administração privada, quanto da pública.
  • C. a contratualização de resultados exige uma parceria público-privada para se concretizar.
  • D. o controle por resultados não está relacionado a outras formas de controle, como o social.
  • E. a Administração privada é caracterizada por uma gestão gerencial, baseada no cumprimento de procedimentos e normas, o que é semelhante à Administração pública.

Na avaliação de um programa de transferência de renda, é considerado o número de famílias que saíram da pobreza como um indicador de impacto, que se refere a

  • A. accountability.
  • B. eficácia.
  • C. eficiência.
  • D. economicidade.
  • E. efetividade.

Sobre os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, é correto afirmar:

  • A. A eficiência limita-se à avaliação dos recursos empregados, assegurando que eles sejam mínimos.
  • B. A eficácia refere-se à avaliação dos impactos de curto prazo.
  • C. A efetividade compreende a avaliação da implementação das políticas públicas.
  • D. A relação entre os resultados, os impactos e os recursos empregados para alcançá-los diz respeito à eficiência.
  • E. As metas e objetivos estão relacionadas à eficácia.

O modelo do Novo Serviço Público (NSP) tenta se diferenciar do modelo da Nova Administração Pública (NAP) e suas práticas gerenciais, por meio do conceito de coprodução e a parceria entre governo e sociedade.

Nesse sentido, o NSP sustenta-se sobre o pressuposto de que:

  • A. a produção e o consumo do serviço público são separados, ocorrendo em momentos distintos;
  • B. o gerenciamento dos serviços se dá pela aplicação de capacidades, conhecimento e interação com os usuários;
  • C. os agentes públicos são os únicos responsáveis pelo desenho de processos e provisão dos serviços;
  • D. os cidadãos demandam, consomem e avaliam os serviços públicos a eles ofertados pelas organizações públicas;
  • E. o desafio central está em gerenciar as atividades organizacionais de forma a gerar eficiência e resultado.

A conquista da excelência nos serviços públicos decorre de um amplo conjunto de fatores, muitos dos quais associados à incorporação de novas filosofias gerenciais, de novas tecnologias, de princípios e ferramentas da qualidade, do desempenho dos recursos humanos, com a efetiva participação e controle da sociedade, objetivando o atendimento das necessidades do cidadão. O modelo de excelência da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos a partir dos quais são estabelecidos os critérios de excelência, estes que, por seu turno,

  • A. permitem às organizações medirem seus esforços para verificar se estão ou não sendo excelentes ou caminhando rumo à excelência.
  • B. correspondem à visão de futuro da organização.
  • C. contemplam o binômio liderança e constância de propósitos.
  • D. medem as relações de interdependência entre os diversos componentes da organização.
  • E. traduzem o denominado pensamento sistêmico, que é a compreensão dos fatores que afetam a organização e as medidas de aprimoramento necessárias.

Uma retrospectiva da evolução do modelo de excelência na gestão pública no Brasil remonta às iniciativas relacionadas inicialmente ao desenvolvimento de programas de qualidade.

NÃO foi uma dessas iniciativas a implantação do:

  • A. Subprograma da Qualidade e da Produtividade da Administração Pública, com foco na Gestão de Processos;
  • B. Programa Nacional de Otimização na Administração Pública, com foco na busca por competitividade e qualidade;
  • C. Programa da Qualidade e da Produtividade na Administração Pública, com foco na gestão de resultados;
  • D. Programa da Qualidade no Serviço Público, com foco na qualidade do atendimento ao cidadão;
  • E. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, com foco na gestão por resultados orientada ao cidadão.
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