Questões de Administração Pública do ano 2015

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Na elaboração de seu planejamento estratégico, uma organização pública analisou as seguintes perspectivas:

1. Financeira;

2. Clientes;

3. Processos internos;

4. Aprendizado e crescimento.

Essas perspectivas fazem parte do tipo de planejamento denominado:

  • A. Análise SWOT.
  • B. Ciclo PDCA.
  • C. Balanced Scorecard.
  • D. Administração por objetivos.
  • E. Planejamento tático.

Uma organização pública realizou um planejamento que teve como objetivo a elaboração de planos, programas e projetos para a implementação da sua estratégia. Esse tipo de Planejamento é o

  • A. global.
  • B. tático.
  • C. estratégico.
  • D. operacional
  • E. tradicional.

Com relação à evolução da administração pública e à reforma do Estado, julgue o item a seguir. Inspirada no gerencialismo inglês, a reforma do Estado brasileiro deflagrada em 1995 teve como principal objetivo manter as contas públicas equilibradas e reduzir o poder da ação gerencial do Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A reforma do aparelho do Estado introduzida pelo Decreto-Lei nº 200 de 1967 trouxe algumas iniciativas no sentido de romper com o modelo burocrático estabelecido por Getúlio Vargas.

A reforma proposta centrava-se em diversos conceitos, EXCETO no de:

  • A. delegação de competência como instrumento de descentralização administrativa para assegurar rapidez e objetividade;
  • B. planejamento de ação governamental com base em plano geral e plurianual, programas gerais, setoriais e regionais;
  • C. execução descentralizada mediante convênio, contratos ou concessões com entes federados e organizações privadas;
  • D. publicização de serviços públicos para organizações de direito privado como forma de ampliação do atendimento em áreas fundamentais de políticas públicas;
  • E. controle imediato pela chefia competente para execução e observância de normas, bem como por meio da especificação do TCU como órgão de controle externo.

Mudanças no aparelho do Estado, desejadas especialmente em tempos de crise, demandam um corpo de funcionários públicos preparados. O trabalho em equipe tende a facilitar a consolidação de um quadro de pessoal identificado com a organização. Sobre os diferentes tipos de equipe, é correto afirmar que equipes

  • A. permanentes têm término definido, a exemplo de uma equipe de projetos.
  • B. informais surgem espontaneamente, com objetivos explícitos, para atender as metas da empresa.
  • C. globais envolvem funcionários com múltiplas qualificações e diferentes áreas da empresa.
  • D. de afinidade reúnem-se voluntariamente e trabalham mediante consenso, sem hierarquia.
  • E. autodirigidas são as que reúnem-se espontaneamente através da tecnologia da informação.

A reforma do Estado no Brasil na implantação do modelo gerencial, durante a década de 90, envidou esforços no sentido de:

  • A. definir racionalmente funções e responsabilidades por leis ou regulamentos;
  • B. aumentar os custos da máquina administrativa contratando novos servidores civis;
  • C. estabelecer rotinas e procedimentos padronizados, visando previsibilidade e formalismo;
  • D. instituir um novo desenho de estruturas descentralizadas, buscando eficiência e profissionalização;
  • E. organizar o trabalho de forma estável e duradoura em funções especializadas.

Políticas Públicas consistem em:

  • A. Outputs resultantes da atividade política, em áreas como emprego, educação, segurança e saúde.
  • B. Procedimentos formais e informais que expressam relações de poder na solução de conflitos.
  • C. Centros de competências instituídos para o desempenho de funções estatais, por meio de seus agentes.
  • D. Procedimentos que permitem aos gestores públicos tornar públicas suas ações, garantindo-lhes transparência.

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) compreende o conjunto de iniciativas do Governo Federal para promover a gestão pública de excelência. Sobre a excelência nos serviços públicos, é INCORRETO afirmar:

  • A. As normas ISO definem padrões de um sistema de qualidade e baseiam-se na noção de que determinadas características genéricas relacionadas às práticas gerenciais podem ser padronizadas e melhoradas continuamente.
  • B. O Modelo de Excelência em Gestão Pública foi criado para suprir a carência de padrões de excelência e de certificações para os órgãos públicos à semelhança da Certificação ISO 9001, que estabelece modelos de gestão da qualidade específicos para organizações privadas.
  • C. Modelos de Excelência em Gestão são próprios para a avaliação da gestão de organizações públicas ou privadas. Por meio deles, é possível medir os níveis de gestão das organizações em relação ao estado da arte preconizado.
  • D. A excelência nos serviços públicos envolve a auto avaliação e a melhoria contínua do sistema de gestão.
  • E. O Modelo de Excelência em Gestão Pública adota práticas e tecnologias gerenciais visando a ampliar a capacidade de governança e governabilidade dos órgãos públicos e está alicerçado em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea, dentre os quais, orientação por processos, aprendizado organizacional e geração de valor.

Os primeiros anos da reforma do Estado que visou a implementação do modelo gerencial no Brasil foram marcados por diversos pontos positivos e negativos.

Dentre os pontos abaixo, destaca-se como ponto positivo aquele no qual reconhece-se que:

  • A. ocorreu centrali ação do processo decisório, sem o estímulo a elaboração de instituições políticas mais abertas à participação social;
  • B. observou-se maior ênfase nas dimensões estruturais em detrimento das dimensões sociais e políticas da gestão;
  • C. centrou-se na implementação de modelo de reforma e gestão pública criados em outros países e, em grande parte, estranhos ao contexto nacional;
  • D. realizou-se a reforma a despeito do cenário socioeconômico e dos acontecimentos políticos, tendo impacto limitado no campo substantivo e social;
  • E. apresentou-se com maior clareza a organização do aparelho do Estado e dos objetivos e métodos de gestão.

Acerca de modelos e conceitos relacionados à administração pública, julgue os itens que se seguem. A participação social está entre as formas de se promover centralização do processo decisório, pois cada ator social toma decisão a respeito do que lhe cabe.

  • C. Certo
  • E. Errado
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