Questões de Administração Pública do ano 2015

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Ao longo das décadas de 1980 e 1990, três visões da Administração pública, com razoável grau de intercâmbio entre elas, surgiram do debate sobre a aplicação da administração gerencial, também conhecida como managerialism, ao setor público: o Gerencialismo Puro, o Consumerism e a Public Service Orientation − PSO. Sobre o tema, é correto afirmar:

  • A. A Public Service Orientation − PSO introduziu a contratualização de resultados no setor público, visando a estimular o controle e avaliação dos serviços públicos.
  • B. A introdução do Gerencialismo Puro na Administração pública teve como principais objetivos reduzir os custos do setor público e assegurar a qualidade dos serviços prestados.
  • C. Os principais instrumentos gerenciais introduzidos pelo Consumerism para alcançar eficiência foram o controle orçamentário e a avaliação de desempenho organizacional.
  • D. O Consumerism introduziu o conceito de qualidade no serviço público, chamando a atenção para a efetividade dos serviços prestados.
  • E. O Gerencialismo Puro substituiu o conceito de consumidor pelo de cidadão e resgatou a participação como mecanismo de transparência.

Considerando os três modelos teóricos de Administração pública, patrimonialista, burocrático e gerencial, é correto afirmar:

  • A. O gerencialismo inclui a interpermeabilidade entre os patrimônios públicos e privados.
  • B. Uma das disfunções da burocracia refere-se à busca excessiva por resultados.
  • C. Em relação à utilização de normas escritas e não escritas, não há uma diferença clara entre os três modelos.
  • D. O patrimonialismo pode ser exercido por meio do nepotismo e da corrupção.
  • E. A divisão do trabalho, na burocracia, é feita por meio de cargos e de pessoas.

Em relação aos diferentes modelos de gestão da Administração pública, é correto afirmar que o modelo

  • A. gerencial tem como foco o desempenho das organizações públicas e das políticas públicas.
  • B. patrimonial é caracterizado pela indistinção entre o patrimônio público e privado e pelo foco nos procedimentos.
  • C. burocrático tem como foco principal os procedimentos, que estão baseados na flexibilidade e na impessoalidade.
  • D. gerencial se diferencia do burocrático em função da maior atenção dada aos resultados e aos procedimentos das organizações públicas e das políticas públicas.
  • E. burocrático é caracterizado por hierarquia, impessoalidade e legalidade, isso resulta em um atendimento efetivo às demandas dos cidadãos.

Analise o trecho a seguir.

“A administração pública brasileira, mesmo quando incipiente, esteve sempre marcada pelo desempenho de funções vicárias e compensatórias, desempenhando um papel de segurar posição e função a significativo contingente de pessoas, colaborando para a formação de parte expressiva das elites nacionais. Este processo acabou por deformá-la, atrelando-a ao cumprimento de encargos não administrativos e vinculando toda a sua sistemática aos mecanismos de trocas políticas e legitimação do Estado.”

A administração pública descrita associa-se à noção de Estado:

  • A. autoritário e burocrático;
  • B. participativo e do bem-estar;
  • C. oligárquico e patrimonial;
  • D. profissional e pós-burocrático;
  • E. empreendedor e regulador.

Os três modelos de gestão pública na história do Brasil são: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A Burocrática apresenta especificidades como a não separação entre o que é público e privado e divisão do trabalho.

( ) A Gerencial preconiza que o governo deve normatizar processos e predominar a vontade unipessoal do dirigente.

( ) A Patrimonialista caracteriza-se pela separação entre propriedade e administração e cargos públicos ocupados por meritocracia.

( ) A Gerencial fundamenta-se pela eficiência, qualidade do serviço público e empreendedorismo.

Assinale sequência correta.

  • A. F, F, F, V
  • B. V, F, F, V
  • C. F, F, V, F
  • D. V, V, F, F

Há diversos condicionantes políticos e sociais que afetam diretamente a qualidade dos processos participativos em Conselhos municipais de políticas públicas.

Um condicionante que afeta negativamente esses processos participativos é aquele relacionado à existência de:

  • A. estrutura institucional não-estatal já consolidada na área de política pública;
  • B. mecanismos centralizados e hierarquizados de decisão para manutenção da dinâmica política estadocêntrica;
  • C. organização prévia do movimento popular e sindical e dos grupos de interesses de usuários no município;
  • D. posições de apoio das autoridades municipais em relação à participação da sociedade civil organizada;
  • E. rede de política setorial que inclui a participação de profissionais da área e lideranças populares.

Como evolução das iniciativas do Governo Federal para a implementação da qualidade na gestão pública, em 2005, foi implantado o GesPública, que contempla, entre as ferramentas utilizadas,

  • A. Carta de Serviço, que contém os compromissos e os padrões de atendimento estabelecidos pela entidade perante o cidadão.
  • B. padrões de governança, objetivando o aumento da capacidade de formulação e implementação das po líticas públicas.
  • C. marco referencial, que delimita o alcance e a natureza das mudanças a serem implementadas.
  • D. Prêmio Nacional de Qualidade, que recompensa iniciativas inovadoras que aumentem a eficiência na prestação dos serviços públicos.
  • E. Matriz SWOT, que identifica as forças e fraquezas da instituição, bem como os desafios e oportunidades para atingir a excelência.

O TRE/MT, desejando que nas eleições municipais no estado, em 2016, seja empregada a identificação digital de todos os eleitores, encaminhou a elaboração de projeto aos assessores do tribunal.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta a respeito de gestão de projetos.

  • A. Se, ao final do projeto, for identificada a necessidade de ampliação do escopo e, consequentemente, da inclusão de alguma outra etapa, deverá ser iniciado um novo projeto, pois o ciclo de vida do projeto em tela já está definido.
  • B. A administração do projeto está relacionada às atividades operacionais do processo, sendo, portanto, atribuição da área de capacitação do órgão demandante a capacitação da equipe do projeto.
  • C. A administração do projeto será adequadamente executada por meio de cinco processos interligados que contemplem as fases de iniciação, de planejamento, de execução, de monitoramento e controle e de encerramento.
  • D. Os conhecimentos e as práticas originados da administração do projeto do TRE/MT devem ser aplicados de maneira uniforme a todos os projetos eleitorais no país.
  • E. Por se tratar de um projeto mandatório, o planejamento de custos é irrelevante e o foco do planejamento deve estar centrado no cumprimento do prazo estabelecido para a entrega.

O volume de atividades de um tribunal aumenta significativamente, mas a mão de obra disponível não aumenta na mesma proporção.

A implantação de um programa de qualidade é uma das alternativas para minimizar as dificuldades advindas desse quadro. Tendo como referência essas informações, assinale a opção correta relacionada à gestão da qualidade.

  • A. A finalidade da gestão da qualidade é a busca da excelência mediante a aplicação de esforços para a obtenção de padrões superiores de desempenho das pessoas.
  • B. A ênfase no fazer certo da primeira vez e a aplicação do método just in time estão entre as principais contribuições de Ishikawa para a gestão da qualidade.
  • C. Para o programa de qualidade a ser implementado no tribunal, recomenda-se o modelo de excelência em gestão praticado pela Fundação Nacional de Qualidade, pelo fato de ser esse um modelo prescritivo de práticas de gestão.
  • D. O diagrama de Pareto é a ferramenta adequada para a verificação das relações de causa e efeito dos serviços executados.
  • E. Deming, Ishikawa e Peter Drucker, integrantes da Escola de Qualidade, destacam-se por suas ideias e contribuições relativas à gestão da qualidade total.

Os servidores de um órgão público devem ser adequadamente capacitados para desempenhar suas atribuições com mais qualidade, o que propicia maior satisfação pessoal e melhores resultados. A partir dessa afirmação, assinale a opção correta.

  • A. A capacitação com foco no desenvolvimento das competências corporativas deve ser priorizada em relação às competências individuais, estando os objetivos de ambos os tipos de competência desvinculados.
  • B. A capacitação presencial é a metodologia mais adequada para a capacitação do servidor público, pois a evolução tecnológica mostrou-se insuficiente para viabilizar adequadamente a educação a distância.
  • C. O alinhamento das estratégias e práticas de gestão de pessoas aos objetivos organizacionais é um dos desafios a serem enfrentados pela gestão estratégica de pessoas.
  • D. As ações de capacitação são reconhecidas por serem realizadas por universidades corporativas, instituídas oficialmente com a finalidade de estabelecer um novo paradigma, caracterizado pelo aumento das habilidades individuais.
  • E. Aferir os resultados alcançados por meio de avaliação de desempenho é uma forma de mobilizar as pessoas para a melhoria contínua, pois o processo de avaliação é tipicamente favorável ao empregado.
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