Questões de Administração Pública do ano 2015

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Uma determinada organização pública está buscando o desenvolvimento da excelência em gestão pública, tendo como base o programa GesPública. Nesse sentido, a direção da organização compreende que um aspecto fundamental é desenvolver junto a todo seu corpo social o entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco na sociedade.

Esse aspecto fundamental refere-se ao/à:

  • A. comprometimento com as pessoas;
  • B. aprendizado organizacional;
  • C. orientação por processos e informações;
  • D. pensamento sistêmico;
  • E. desenvolvimento de parcerias.

O processo de planejamento e formulação de políticas públicas pode ser melhor compreendido pelo modelo do ciclo de políticas públicas e suas diferentes etapas.

No ciclo de políticas públicas, a melhor explicação para sua primeira etapa é aquela na qual:

  • A. o problema emerge, é representado, definido e tenta-se identificar suas possíveis causas;
  • B. a alternativa é definida, pois os principais atores do sistema político-administrativo buscaram soluções para o problema;
  • C. o plano estratégico é definido para delinear os cursos de ação, recursos e competências necessários;
  • D. o arcabouço legal de suporte é apresentado e aprovado em um processo que envolve o legislativo;
  • E. o objetivo é verificar as consequências ou os efeitos da política pública implementada.

A definição de variáveis que compõem um indicador de desempenho é parte fundamental de seu alinhamento estratégico. No Programa GesPública, para cada dimensão ou critério de gestão são construídos os indicadores. Um indicador que calcule “quantidade de entregas de insumos recebidos com atraso/quantidade total de entregas de insumos recebidos” está relacionado à dimensão/ ao critério de:

  • A. resultados;
  • B. processos;
  • C. pessoas;
  • D. sociedade;
  • E. liderança.

Atualmente, as relações prolongadas de parceria com organizações sociais (OS) para a realização de atividades de interesse público nas áreas de prestação de serviços sociais diretamente aos cidadãos, possuem diferentes características, EXCETO aquela na qual:

  • A. a comissão de acompanhamento é instituída para monitorar o desempenho e os resultados;
  • B. a fiscalização pelo poder público se dá por meio de relatório de execução e prestação de contas;
  • C. o contrato de gestão é o instrumento contratual em que governo e OS negociam metas de desempenho e resultados esperados;
  • D. o convênio é o mecanismo contratual adotado visando mútua colaboração sem prever remuneração ou registro no SICONV;
  • E. o instrumento celebrado contemple obrigações, prazos, metas e indicadores de execução relativos aos serviços.

O instrumento de planejamento pelo qual devem ser previstos os objetivos, diretrizes e metas da Administração pública para as despesas relativas aos programas de duração continuada é o

  • A. Plano Plurianual.
  • B. Lei de Diretrizes Orçamentárias.
  • C. Lei Orçamentária Anual.
  • D. Plano Diretor.
  • E. Anexo de Riscos Fiscais.

Sobre Planejamento no Setor Público no Brasil, é correto afirmar:

  • A. O Plano Salte, de 1948, objetivava, dentre outros, o fortalecimento da indústria de base e o desenvolvimento de rodovias e ferrovias.
  • B. O Plano Nacional de Desenvolvimento I, do período 1972-1974, priorizava a agricultura e a sua mecanização.
  • C. O Plano Plurianual, de 1992, tinha como finalidade a redução da dívida externa e o combate à inflação.
  • D. O Plano Trienal, de 1963, se propunha, dentre outras, a corrigir os desníveis regionais existentes, mediante criação de incentivos fiscais, e reduzir a dívida externa.

O planejamento de curto prazo com tarefas e atividades específicas refere-se ao

  • A. planejamento estratégico.
  • B. planejamento setorial.
  • C. mapa estratégico.
  • D. planejamento operacional.
  • E. planejamento global.

Uma Secretaria Municipal de Fazenda elabora o seu planejamento estratégico e define a existência de servidores próprios, concursados e capacitados como sua força. Esse tipo de planejamento estratégico refere-se

  • A. à avaliação 360°.
  • B. à análise SWOT.
  • C. ao quadro lógico.
  • D. ao planejamento tático.
  • E. ao planejamento operacional.

Ao elaborar um planejamento que contemple os diferentes processos e possibilite o alcance da finalidade institucional, é adequado que o departamento administrativo de um órgão público adote

  • A. um planejamento tático unificado que envolva todos os integrantes do órgão, a ser executado em longo prazo e, assim, assegure a perenidade dos resultados estabelecidos.
  • B. um planejamento ancorado em pressupostos da administração por objetivos, com ênfase na definição dos objetivos e no desempenho das pessoas, para obter o resultado institucional almejado.
  • C. um planejamento operacional focado nas diretrizes e estratégias do órgão para viabilizar a gestão dos processos e o alcance dos resultados de médio e longo prazo.
  • D. um mapa estratégico, elaborado com base na metodologia Balanced Scorecard e composto por perspectivas independentes, privilegiando objetivos individuais que levam ao alcance dos resultados esperados.
  • E. um planejamento estratégico com orientações focadas no presente, dando primazia aos fatores ambientais internos ao órgão.

Uma Secretaria Estadual de Saúde elaborou um plano, que definiu as forças e fraquezas da política estadual de saúde. Essa metodologia de planejamento refere-se a:

  • A. Planejamento tático.
  • B. Planejamento setorial.
  • C. Balanced Scorecard.
  • D. Análise SWOT.
  • E. Mapa estratégico.
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