Questões de Administração Pública do ano 2016

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Acerca da administração pública contemporânea, julgue os itens subsecutivos. Em relação ao aspecto organizacional, enquanto na administração privada há risco para o gestor em caso de insucesso no emprego de capital, na administração pública esse risco não é assumido pelos gerentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A conquista da excelência na prestação de serviços públicos decorre de um amplo conjunto de fatores, muitos dos quais associados à incorporação de novas filosofias gerenciais, de avanços tecnológicos, princípios e ferramentas da qualidade, com a efetiva participação da sociedade. Nesse contexto, o modelo de excelência reconhecido e aplicado pela Administração é o prescrito pela FNQ − Fundação Nacional da Qualidade, que aponta fundamentos e critérios de excelência. Entre os critérios elencados pela FNQ, que objetivam medir o estágio em que determinada organização se situa em seu esforço rumo à excelência inclui-se

  • A. o pensamento sistêmico, que busca o entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização.
  • B. a responsabilidade social, definida como a ética e a transparência da organização com todos os públicos com os quais se relaciona.
  • C. a geração de valor, correspondente ao alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização.
  • D. a visão de futuro, que consiste na compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo.
  • E. a liderança, examinando o comprometimento dos membros da cúpula da organização no estabelecimento, disseminação e atualização de valores e princípios organizacionais que promovam a cultura da excelência.

Um gestor de uma organização da administração direta, durante seu período de férias, inspirou-se em uma obra de arte que observou em um museu para criar uma nova estratégia para gerenciar suas equipes de trabalho e, sem saber se irá funcionar, ainda não a implementou totalmente.

Essa pode ser definida como uma estratégia:

  • A. deliberada;
  • B. emergente;
  • C. planejada;
  • D. pretendida;
  • E. realizada.

Uma organização pública pretende implementar uma técnica de gestão de resultados, mas sabe que, para tal, é necessário um planejamento prévio. Essa organização apresenta como sua finalidade “assegurar acesso à justiça aos cidadãos, com independência, ética e eficiência, visando à paz social”.

A declaração acima descreve, para a organização, como é operacionalizado o conceito de:

  • A. missão;
  • B. objetivo;
  • C. princípio;
  • D. valor;
  • E. visão.

Dentre as metodologias de gestão no setor público brasileiro, o GESPUBLICA apresenta um conjunto de proposições a respeito da gestão de resultados. O desempenho da organização é explicitado no modelo por meio de resultados que refletem o atendimento às necessidades das partes interessadas da organização.

Nesse caso, o desempenho é explicitado em função das partes interessadas, dentre as quais NÃO estão previstos os:

  • A. usuários;
  • B. governos;
  • C. fornecedores;
  • D. empregados;
  • E. concorrentes.

Sobre o processo decisório na administração pública, que envolve técnicas de análise de problemas, solução de problemas e tipos de decisão, é correto afirmar que:

  • A. problemas públicos cíclicos são aqueles que ocorrem de repente, sem uma periodicidade prevista e que recebem um pico de atenção da opinião pública e dos governantes
  • B. a análise política dos problemas públicos trata, sobretudo, da descrição dos atores envolvidos com o problema, suas relações com o problema, suas perspectivas, seus interesses e seu senso de urgência.
  • C. a análise custo-benefício é um método de auxílio à tomada de decisão sobre alguma política (programa, projeto, atividade) que tem como objetivo maximizar a equidade. É também conhecida como análise social de problemas públicos.
  • D. a análise custo-efetividade é um método de auxílio à tomada de decisão sobre alguma política (programa, projeto, atividade) que tem como objetivo maximizar a eficiência integrada com a eficácia. É também conhecida como análise econômica de problemas públicos.
  • E. o tipo de decisão incremental considera que os administradores públicos usam métodos abrangentes, com forte embasamento científico, em suas escolhas. Isto é, decidem de modo racional por sucessivas comparações ilimitadas entre situações.

Em resposta a tais questões, governos de diferentes países empreenderam reformas nos últimos 30 anos e essas medidas foram agrupadas sob a marca da New Public Management. A agenda do modelo da Nova Gestão Pública abriga vários conteúdos e orientações, com exceção:

  • A. de mudanças na forma de avaliação no setor público, com valorização do controle procedimental.
  • B. da introdução de mecanismos de gestão baseados em desempenho.
  • C. de alterações na macroestrutura, com a criação de novos formatos organizacionais.
  • D. da adoção de princípios de governança pública, incluindo a participação cidadã no ciclo de gestão.
  • E. do uso de algumas técnicas de gerenciamento comumente utilizadas no setor privado.

A respeito do processo organizacional, julgue os itens a seguir. Na administração pública, os cidadãos elegem os agentes responsáveis pela direção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que apresenta um dos princípios básicos da Governança Corporativa.

  • A. sigilo de informações.
  • B. acúmulo de funções.
  • C. responsabilidade de governança pública.
  • D. segregação de pessoal.
  • E. prestação de contas (accountability).

O conceito de governança é bastante amplo e utilizado de diferentes formas, a depender da perspectiva e do foco de análise. Nesse sentido, há um conjunto de práticas de governança que está estruturado em torno de dimensões fundamentais. Considere, entre essas práticas, aquela na qual deve-se “garantir que sejam apurados, de ofício, indícios de irregularidades, promovendo a responsabilização em caso de comprovação”.

Essa prática faz referência ao desenvolvimento da dimensão de governança associada:

  • A. à accountability e transparência;
  • B. ao alinhamento transorganizacional;
  • C. à gestão de riscos e hazard control;
  • D. à liderança organizacional;
  • E. ao relacionamento com stakeholders.
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