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Ao reconhecer a despesa pública pela incorrência e a receita pela arrecadação, elege-se, na administração pública, o regime orçamentário público
de Caixa.
da Competência.
Misto.
do valor original.
da Prudência.
Na administração pública, a conformidade diária e contábil são procedimentos de controle
concomitante.
subseqüente.
prévio.
posterior.
independente.
A Administração Pública tem assumido ao longo do tempo diferentes modelos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial. Assinale a opção que apresenta corretamente as características de um desses modelos.
O modelo patrimonialista caracteriza-se pela preponderância do formalismo e lealdade à autoridade. Há uma clara distinção entre res publica e bens privados.
O modelo gerencial caracteriza-se pela preponderância da hierarquia, da impessoalidade e busca de resultados, não havendo distinção entre res publica e bens privados.
O modelo burocrático caracteriza-se pela preponderância da autoridade racional e legal, formalismo e controle hierárquico. O controle é sobre os processos administrativos.
O modelo gerencial caracteriza-se pela preponderância do nepotismo, descentralização administrativa e lealdade à autoridade. O controle é sobre os resultados.
O modelo burocrático caracteriza-se pela preponderância das relações pessoais, busca de eficiência no uso dos recursos e controle hierárquico. Não há clara distinção entre res publica e bens privados.
As agências reguladoras foram criadas como conseqüência do processo de reforma do Estado e estão presentes em vários setores de serviços públicos e da economia. Marque com V as características verdadeiras e com F as falsas, assinalando em seguida a opção correspondente.
( ) A forma jurídica prevalecente das agências reguladoras é a associação.
( ) As agências reguladoras estão presentes nos três níveis do governo: federal, estadual e municipal.
( ) A autonomia técnica, administrativa e financeira é uma das premissas básicas do funcionamento das agências reguladoras.
( ) As agências reguladoras criadas no nível federal são multisetoriais.
V, F, F, V
F, V, V, F
V, V, F, V
F, F, V, F
V, F, F, F
A Constituição Brasileira de 1988 prevê a licitação como processo administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. Com base na legislação vigente é correto afirmar que
o processo de licitação pode assumir como modalidades o menor preço, a melhor técnica, tomada de preço e concurso.
compete privativamente à Administração Pública direta e indireta ditar normas gerais relativas à licitação e contratos.
a licitação deverá obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
a licitação visa propiciar iguais oportunidades aos contratantes, dentro de padrões previamente estabelecidos.
os objetos de licitação são: concorrências, serviços, compras, alienações, obras e leilões.
A máquina administrativa brasileira passou por algumas reformas a partir dos anos 30. A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei nº 200 torna possível a
racionalização da Administração Pública pelo surgimento do sistema de carreiras e a tentativa de adoção do concurso como forma de acesso ao serviço público.
implantação do Programa Nacional de Desburocratização, dando origem, posteriormente, aos processos de terceirização e de privatização.
transferência de servidores celetistas para o regime jurídico único, perdendo a estabilidade no emprego.
transferência de atividades do Estado para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.
formação da burocracia nos moldes weberianos, com base no mérito profissional e impessoalidade das ações.
As compras, na Administração Pública, sempre que possível deverão
ser precedidas de licitação, na modalidade de convite, independentemente do valor estimado da contratação.
ser precedidas de licitação, sem subdivisão de parcelas ou itens, objetivando o melhor preço.
ser precedidas de adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para o seu pagamento.
atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas.
atender à quantificação e marca previamente estabelecidas.
Considerando as idéias de Max Weber sobre poder e dominação (in Economia e Sociedade, vol. 1, Ed. Universidade de Brasília, 1991) é incorreto afirmar que este autor:
Define poder como a probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade.
Define dominação como a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis.
Identifica três tipos puros de dominação: a legítima, a tradicional e a carismática.
Afirma que na dominação tradicional é decisiva a fidelidade pessoal de servidor para as relações entre o quadro administrativo e o senhor.
Fundamenta o poder carismático na dedicação afetiva a líderes com qualidades pessoais consideradas extracotidianas.
A concepção de Estado vem sofrendo alterações ao longo do tempo, sendo alvo de controvérsias entre diferentes matrizes ideológicas. Assinale a opção que melhor define as características do Estado numa democracia liberal.
O Estado nas democracias liberais caracteriza-se pela ausência de demarcação entre estado e não-estado.
O Estado nas democracias liberais caracteriza-se por deter o monopólio do poder econômico.
O Estado nas democracias liberais caracteriza-se por prover a todos os cidadãos o acesso à saúde, educação, previdência social e aposentadoria.
O Estado, nas democracias liberais, caracteriza-se por defender a burocratização do aparelho estatal.
O Estado, nas democracias liberais, caracteriza-se por reivindicar a superioridade do mercado.
O tratamento da questão social pelo estado brasileiro inicia-se na década de 30 e convive com estruturas assistenciais da fase anterior. Entre as opções abaixo, indique aquela em que instituições são representativas do tratamento da questão social no Brasil antes e depois da década de 30, respectivamente.
sociedade de auxílio mútuo e Institutos de Aposentados e Pensões
associações religiosas e organizações internacionais
Legião Brasileira de Assistência e Caixas de Aposentados e Pensões
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