Questões sobre Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais

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Em avaliação de programas e projetos é muito comum, na área pública, a ausência de um sistema estruturado de monitoramento e avaliação (M&A).

Essa ausência é um risco porque:

  • A. projetos diferentes de um mesmo governo perdem a comparabilidade;
  • B. favorece a construção do desenho teórico do projeto desde o início;
  • C. gera a melhoria de projetos com base em desempenho;
  • D. cria mecanismos de difusão e envolvimento com o projeto;
  • E. permite um sistema de transparência para prestação de contas.

Na análise de custo-efetividade de um projeto é necessário levar em consideração aspectos econômicos e financeiros, principalmente para a construção de indicadores de desempenho que podem ser de insumo, de processo, de produto e de impacto.

Nesse sentido, pode ser considerado um indicador de impacto aquele no qual, em um projeto de:

  • A. formação profissional, avalia a variação na renda dos participantes após o curso em relação ao custo da capacitação;
  • B. arte-educação, indica a relação entre o número de oficinas realizadas pelo número de inscritos;
  • C. saúde materna, mede a relação entre o número de gestantes atendidas e o número de gestantes da região;
  • D. nutrição, aponta a disponibilidade de alimentos por pessoa atendida;
  • E. segurança, considera a quantidade de projetos de unidades prisionais aprovados.

Existem diferentes tipos de avaliação de políticas públicas. Um desses tipos diferencia-se dos demais por ser realizado por pessoas de fora da instituição responsável, em geral com experiência nesse tipo de atividade.

Trata-se do seguinte tipo de avaliação:

  • A. somativa;
  • B. interna;
  • C. mista;
  • D. formativa;
  • E. externa.

Sobre a adoção e a trajetória das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no setor público brasileiro, é correto afirmar:

  • A. Os programas de governo eletrônico estão associados exclusivamente à melhoria do desempenho das políticas sociais.
  • B. A adoção do governo eletrônico, na década de 1990, esteve associada à melhoria da prestação dos serviços públicos.
  • C. As TICs foram adotadas a partir da década de 1990 com o movimento de reforma do Estado.
  • D. Na década de 1990, a adoção das TICs ainda não estava relacionada ao aumento e fortalecimento do controle social.
  • E. A adoção mais disseminada das TICs não está associada a um processo de modernização da gestão pública.

Em relação ao fortalecimento do governo eletrônico e à adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação − TICs na Administração pública brasileira, é correto afirmar:

  • A. Na década de 1990, iniciou-se um processo de melhoria da gestão interna e aumento da eficiência dos processos administrativos e financeiros por meio das TICs.
  • B. Nos anos 2000, iniciou-se um processo de uso das TICs para o apoio na prestação de serviços.
  • C. Na década de 1980, a entrega de alguns serviços passou a ser via internet.
  • D. Até a década de 1990, as TICs ainda não tinham sido adotadas.
  • E. No final da década de 1990, a entrega de serviços via internet passou a ser disponibilizada.

A introdução de competição entre fornecedores e a crescente pressão por resultados com grande propensão a substituir organizações públicas de baixa performance por provedores privados em áreas centrais, na redefinição do papel do Estado, estão associadas à introdução de uma lógica de:

  • A. discricionariedade;
  • B. estatização;
  • C. neo-weberianismo;
  • D. neo-weberianismo;
  • E. quase-mercado.

A respeito de uma administração pública que segue o modelo racional-legal, é correto afirmar que:

  • A. define as organizações públicas como voltadas para descobrir os meios mais eficientes para os fins politicamente dados;
  • B. foca nos processos de mudança que buscam lograr os valores societários publicamente definidos;
  • C. opera organizações públicas visando alcançar objetivos políticos internamente definidos;
  • D. possui um entendimento fenomenológico do comportamento humano reconhecendo o caráter de imprevisibilidade;
  • E. reconhece valores humanos, como liberdade, justiça e igualdade como critérios de julgamento para a ação pública.

As escolas de governo têm um papel fundamental a ser desempenhado na oferta de programas de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, de modo que seja obtida a valorização do servidor público e seu reconhecimento como cidadão, contribuindo para que este apresente um desempenho de qualidade e construa uma nova imagem do serviço público. Julgue os itens que se seguem, relativos a escolas de governo e profissionalização dos servidores públicos. O perfil híbrido caracteriza-se como detentor de uma visão estruturada em dois eixos, estreitamente articulados, fundamentada em uma formação generalista dos processos referentes ao Estado e à gestão pública, e confederada a uma formação especializada no campo de ação específico em que se pretende atuar.

  • C. Certo
  • E. Errado

As escolas de governo têm um papel fundamental a ser desempenhado na oferta de programas de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, de modo que seja obtida a valorização do servidor público e seu reconhecimento como cidadão, contribuindo para que este apresente um desempenho de qualidade e construa uma nova imagem do serviço público. Julgue os itens que se seguem, relativos a escolas de governo e profissionalização dos servidores públicos. Os planos de profissionalização da administração pública podem combinar os perfis dos profissionais desde que constituam importantes agentes de mudança, facilitadores dos processos participativos e agentes de fomento de ações empreendedoras.

  • C. Certo
  • E. Errado

As escolas de governo têm um papel fundamental a ser desempenhado na oferta de programas de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, de modo que seja obtida a valorização do servidor público e seu reconhecimento como cidadão, contribuindo para que este apresente um desempenho de qualidade e construa uma nova imagem do serviço público. Julgue os itens que se seguem, relativos a escolas de governo e profissionalização dos servidores públicos. Uma das formas de coibir o uso clientelístico da administração pública é a valorização da seleção por mérito.

  • C. Certo
  • E. Errado
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