Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC.101/2000) teve um impacto significativo nos padrões da gestão fiscal da administração pública nos três níveis de governo. Entre outros aspectos, a LRF

  • a.

    estabeleceu um limite para as despesas de pessoal, como percentual da Receita Corrente Líquida, para cada nível de governo, além de estabelecer subtetos específicos para cada um poderes.

  • b.

    além de proibir que a despesa com pessoal ultrapasse 50% da Receita Corrente Líquida, independentemente do nível de governo, estabeleceu um teto de remuneração específico para presidentes, governadores e prefeitos.

  • c.

    reforçou a proibição de despesas com pessoal acima de 60% da Receita Tributária Disponível para cada governo, além de estabelecer um teto máximo para os poderes executivos de 50% da RTD.

  • d.

    reforçou a proibição de despesas com pessoal acima de 60% da Receita Tributária Disponível para cada governo, além de estabelecer um teto máximo para os poderes executivos de 50% da RTD.

  • e.

    limitou as despesas com pessoal a 60% da Receita Corrente Líquida para todos os níveis de governo, estabelecendo, ainda, subtetos específicos para cada um dos poderes.

O resultado fiscal do setor público é medido pelas necessidades de financiamento do setor público (NFSP). Para se conhecer as NFSP é preciso calcular a dívida líquida do setor público. Dívida líquida do setor público

  • a.

    corresponde à soma dos valores da dívida bruta do governo central, BC e empresas estatais junto ao setor financeiro privado, nacional e internacional, descontados os ativos financeiros em poder do setor público.

  • b.

    é o resultado da soma consolidada da dívida bruta do governo central, BC, empresas estatais, estados e municípios, junto ao sistema financeiro público e privado, ao sistema privado não financeiro e ao resto do mundo, descontados os ativos financeiros em poder do setor público.

  • c.

    corresponde ao endividamento total do setor público federal e estadual com o sistema financeiro nacional e internacional, descontados os ativos financeiros em poder do setor público.

  • d.

    compreende a dívida bruta do governo central, BC e empresas estatais, junto ao sistema financeiro público e privado, ao sistema privado não financeiro e ao resto do mundo, descontados os ativos financeiros e não financeiros em poder do setor público.

  • e.

    compreende a dívida líquida do governo central, BC, empresas estatais, estados e municípios junto ao sistema financeiro público e privado, ao sistema privado não financeiro e ao resto do mundo, descontados os ativos não financeiros em poder do setor público.

A criação de uma série de agências reguladoras nos últimos anos foi justificada pelos agentes públicos em razão da tendência de formação de "monopólios naturais" nos setores privatizados. O "monopólio natural" ocorre

  • a.

    quando um determinado bem ou serviço (não facilmente substituível) pode ser fornecido por uma única firma para um mercado a menor custo que duas ou mais.

  • b.

    quando o custo médio mínimo de produção de um bem ou serviço ocorre a uma taxa de produção insuficiente para abastecer todo o mercado a um preço que cobre todos os custos.

  • c.

    quando uma única firma detém tecnologia adequada à exploração de determinado bem ou serviço.

  • d.

    sempre que o custo de produção de um bem ou serviço é superior ao preço mínimo aceito pelo mercado.

  • e.

    quando as empresas de um setor encontram facilidade para estabelecer um preço superior ao custo médio de produção de um bem ou serviço.

As parcerias público-privadas são um recurso para garantir a continuidade do investimento em setores de infra-estrutura ou serviços essenciais nos quais os governos, por restrições orçamentárias, não têm mais capacidade de atuar isoladamente. No entanto, existem diversas modalidades de parceria entre os setores público e privado, comumente identificadas pelas suas siglas em inglês. Considere as afirmações abaixo.

I. BOT (Build-Operate-Transfer), corresponde ao mecanismo clássico de concessão para exploração de um serviço, quando o agente privado é responsável pela construção e operação, mas, ao final do contrato, ele retorna ao controle do estado.

II. BTO (Build-Transfer-Operate), trata-se de modalidade na qual a construção é separada juridicamente da operação, podendo o estado conceder a construção e a exploração do serviço a duas firmas diferentes.

III. BBO (Buy-Build-Operate), nesta modalidade ocorre a venda de um ativo já em operação onde o agente privado é obrigado não apenas a operar, mas, eventualmente, expandir o serviço prestado.

IV. BOO (Build-Own-Operate), neste caso o governo concede o direito de construção e operação do serviço a uma firma privada, mas não há prazo final para a devolução.

V. BBT (Buy-Build-Transfer) neste caso, o agente privado compra um ativo já existente, realiza os investimentos estipulados em contrato e o devolve ao estado mediante remuneração previamente definida.

Está correto o que se afirma

  • a.

    somente em I, III e IV.

  • b.

    somente em II, IV e V.

  • c.

    somente em I, II, III e IV.

  • d.

    somente em I, II, III e V.

  • e.

    em I, II, III, IV e V.

A empresa de eventos Coelhos & Cartolas, necessitando expandir suas atividades, aluga um terreno pelo prazo de 5 anos e constrói, no mesmo, uma arena de eventos. Os gastos efetuados na construção são registrados contabilmente no grupo de

  • a.

    Despesas Operacionais.

  • b.

    Resultado de Exercício Futuro.

  • c.

    Despesas Não Operacionais.

  • d.

    Despesas Antecipadas.

  • e.

    Ativo Permanente Imobilizado.

Restos a Pagar são

  • a.

    resíduos ativos, pendentes ou não de implemento de condição.

  • b.

    compromissos assumidos durante um mandato e não atendidos.

  • c.

    valores empenhados e não pagos até o final do exercício.

  • d.

    valores empenhados e não processados exclusivamente.

  • e.

    valores não liquidados.

No inventário analítico do Estado, NÃO deverão ser confrontados com seus registros contábeis:

  • a.

    bens móveis e imóveis.

  • b.

    obrigações passivas.

  • c.

    imóveis sob comodato.

  • d.

    despesas de material de consumo.

  • e.

    ações de empresas públicas ou privadas.

As modernas propostas no campo da administração de serviços, sobretudo no setor público, têm exigido dos seus gestores

  • A.

    exercício de liderança democrática e formação valorativa.

  • B.

    postura à margem do exercício valorativo.

  • C.

    liderança orientada para a eficiência micro.

  • D.

    organização e condução voltadas para a prática, de acordo com sua visão.

  • E.

    exercício da liderança democrática e formação neutra.

Diante do impacto da crise fiscal do Estado, cada vez mais os governos têm sido pressionados pela comunidade nacional e internacional, pela sociedade civil organizada e pelos usuários dos serviços sociais a apresentar maior efetividade no gasto público e maior eficácia e eficiência nos programas ofertados. A avaliação de políticas públicas constitui-se em procedimento estratégico e imprescindível para

  • A.

    verificar se o Estado tem pautado suas ações nos princípios da universalização.

  • B.

    modificar o quadro de pessoal que atua nessas políticas, criando novos espaços para a ampla participação dos voluntários.

  • C.

    analisar o cumprimento dos dispositivos jurídicos que regem a administração pública.

  • D.

    possibilitar aos usuários a expressão de dificuldades em relação ao desempenho do profissional, que é fator primordial no acesso às políticas.

  • E.

    melhorar as políticas e a ação do Estado, recomendando e sugerindo modificações na formulação, na implementação e nos resultados.

Ficou demonstrado que "X", servidor público federal, em razão do exercício irregular de suas atribuições, causou danos a "Y", proprietário de um estabelecimento comercial, que sofreu prejuízos patrimoniais e morais. Nesse caso, é certo que "X"

  • A. não deve responder perante a Fazenda Pública, em ação regressiva ou direta.
  • B. responderá, também, perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.
  • C. estará sujeito à responsabilidade administrativa, excluída a civil, porque absorvida pela primeira.
  • D. não responderá por qualquer falta, ou ação regressiva, visto que a responsabilidade é sempre do Estado.
  • E. está sujeito à responsabilidade civil, mas as sanções não poderão cumular-se com as administrativas ou penais.
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