Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Sobre os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, é correto afirmar:

  • A. A eficiência limita-se à avaliação dos recursos empregados, assegurando que eles sejam mínimos.
  • B. A eficácia refere-se à avaliação dos impactos de curto prazo.
  • C. A efetividade compreende a avaliação da implementação das políticas públicas.
  • D. A relação entre os resultados, os impactos e os recursos empregados para alcançá-los diz respeito à eficiência.
  • E. As metas e objetivos estão relacionadas à eficácia.

Sobre a adoção e a trajetória das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no setor público brasileiro, é correto afirmar:

  • A. Os programas de governo eletrônico estão associados exclusivamente à melhoria do desempenho das políticas sociais.
  • B. A adoção do governo eletrônico, na década de 1990, esteve associada à melhoria da prestação dos serviços públicos.
  • C. As TICs foram adotadas a partir da década de 1990 com o movimento de reforma do Estado.
  • D. Na década de 1990, a adoção das TICs ainda não estava relacionada ao aumento e fortalecimento do controle social.
  • E. A adoção mais disseminada das TICs não está associada a um processo de modernização da gestão pública.

Em relação ao fortalecimento do governo eletrônico e à adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação − TICs na Administração pública brasileira, é correto afirmar:

  • A. Na década de 1990, iniciou-se um processo de melhoria da gestão interna e aumento da eficiência dos processos administrativos e financeiros por meio das TICs.
  • B. Nos anos 2000, iniciou-se um processo de uso das TICs para o apoio na prestação de serviços.
  • C. Na década de 1980, a entrega de alguns serviços passou a ser via internet.
  • D. Até a década de 1990, as TICs ainda não tinham sido adotadas.
  • E. No final da década de 1990, a entrega de serviços via internet passou a ser disponibilizada.

No processo de avaliação, diversos indicadores são utilizados. São exemplos de indicadores simples e compostos, respectivamente,

  • A. número de leitos hospitalares e relação entre o número de matrículas no 9º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio.
  • B. número de leitos hospitalares e Índice de Desenvolvimento Humano.
  • C. Índice de Qualidade de Vida do Município e número de domicílios com coleta de lixo.
  • D. Índice de Qualidade de Vida do Município e Índice de Desenvolvimento Humano.
  • E. relação entre o número de matrículas no 9º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio e número de domicílios com coleta de lixo.

A Administração pública burocrática

  • A. caracteriza-se pelo controle rígido, exercido prioritariamente por indicadores de gestão.
  • B. baseia-se no princípio do mérito profissional e enfatiza a definição de metas para a atuação dos servidores públicos e, consequentemente, a sua progressão na carreira.
  • C. baseia-se no princípio do mérito profissional e enfatiza a importância do cumprimento de regras e procedimentos rígidos.
  • D. baseia-se no princípio do mérito profissional e atribui grau limitado de confiança aos servidores e políticos, recomendando, para isso, o contrato de gestão.
  • E. foi baseia-se no princípio do mérito profissional e atribui grau limitado de confiança aos servidores e políticos, recomendando, para isso, o contrato de gestão.

São características do modelo burocrático de administração:

  • A. hierarquia, impessoalidade, legalidade e participação social.
  • B. hierarquia, legalidade, especialização e meritocracia.
  • C. universalidade de procedimentos, meritocracia, orientação por resultados e hierarquia.
  • D. universalidade de procedimentos, legalidade, especialização e participação social.
  • E. hierarquia, orientação por resultados, meritocracia e universalidade de procedimentos.

Ao longo das décadas de 1980 e 1990, três visões da Administração pública, com razoável grau de intercâmbio entre elas, surgiram do debate sobre a aplicação da administração gerencial, também conhecida como managerialism, ao setor público: o Gerencialismo Puro, o Consumerism e a Public Service Orientation − PSO. Sobre o tema, é correto afirmar:

  • A. A Public Service Orientation − PSO introduziu a contratualização de resultados no setor público, visando a estimular o controle e avaliação dos serviços públicos.
  • B. A introdução do Gerencialismo Puro na Administração pública teve como principais objetivos reduzir os custos do setor público e assegurar a qualidade dos serviços prestados.
  • C. Os principais instrumentos gerenciais introduzidos pelo Consumerism para alcançar eficiência foram o controle orçamentário e a avaliação de desempenho organizacional.
  • D. O Consumerism introduziu o conceito de qualidade no serviço público, chamando a atenção para a efetividade dos serviços prestados.
  • E. O Gerencialismo Puro substituiu o conceito de consumidor pelo de cidadão e resgatou a participação como mecanismo de transparência.

Considerando os três modelos teóricos de Administração pública, patrimonialista, burocrático e gerencial, é correto afirmar:

  • A. O gerencialismo inclui a interpermeabilidade entre os patrimônios públicos e privados.
  • B. Uma das disfunções da burocracia refere-se à busca excessiva por resultados.
  • C. Em relação à utilização de normas escritas e não escritas, não há uma diferença clara entre os três modelos.
  • D. O patrimonialismo pode ser exercido por meio do nepotismo e da corrupção.
  • E. A divisão do trabalho, na burocracia, é feita por meio de cargos e de pessoas.

Em relação aos diferentes modelos de gestão da Administração pública, é correto afirmar que o modelo

  • A. gerencial tem como foco o desempenho das organizações públicas e das políticas públicas.
  • B. patrimonial é caracterizado pela indistinção entre o patrimônio público e privado e pelo foco nos procedimentos.
  • C. burocrático tem como foco principal os procedimentos, que estão baseados na flexibilidade e na impessoalidade.
  • D. gerencial se diferencia do burocrático em função da maior atenção dada aos resultados e aos procedimentos das organizações públicas e das políticas públicas.
  • E. burocrático é caracterizado por hierarquia, impessoalidade e legalidade, isso resulta em um atendimento efetivo às demandas dos cidadãos.

Na elaboração de seu planejamento estratégico, uma organização pública analisou as seguintes perspectivas:

1. Financeira;

2. Clientes;

3. Processos internos;

4. Aprendizado e crescimento.

Essas perspectivas fazem parte do tipo de planejamento denominado:

  • A. Análise SWOT.
  • B. Ciclo PDCA.
  • C. Balanced Scorecard.
  • D. Administração por objetivos.
  • E. Planejamento tático.
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