Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre accountability e formas de controle, é correto afirmar:

  • A. O controle social está compreendido na accountability vertical, na medida em que os cidadãos controlam seus governantes.
  • B. O processo eleitoral está compreendido na accountability horizontal, pois não há uma relação hierárquica entre eleitores e eleitos.
  • C. A accountability horizontal é exercida por meio dos controles mútuos entre os Poderes e da atuação de órgãos autônomos.
  • D. Os órgãos responsáveis pelo controle administrativoprocedimental não possuem autonomia no exercício de suas funções.
  • E. O controle exercido entre os três Poderes integra os mecanismos de controle eleitoral, pois é exercido durante o período eleitoral.

Na avaliação de um programa de transferência de renda, é considerado o número de famílias que saíram da pobreza como um indicador de impacto, que se refere a

  • A. accountability.
  • B. eficácia.
  • C. eficiência.
  • D. economicidade.
  • E. efetividade.

O instrumento de planejamento pelo qual devem ser previstos os objetivos, diretrizes e metas da Administração pública para as despesas relativas aos programas de duração continuada é o

  • A. Plano Plurianual.
  • B. Lei de Diretrizes Orçamentárias.
  • C. Lei Orçamentária Anual.
  • D. Plano Diretor.
  • E. Anexo de Riscos Fiscais.

Como componente do processo organizacional da Administração pública, a avaliação é um importante instrumento, pois seu resultado permite aprimorar o desempenho individual e organizacional. Considerando os momentos e os objetivos de uma política, a avaliação

  • A. ex ante é realizada durante a execução para monitoramento de sua efetividade.
  • B. de processo é realizada antes do início da execução, para verificar a sua eficiência.
  • C. ex post é realizada após a execução para propor ações que aprimorem a sua eficiência.
  • D. de resultado é realizada durante a execução para propor ações que melhorem a sua eficiência e eficácia.
  • E. de impacto é realizada durante ou após a execução, para verificar se os objetivos foram atingidos e quais são os seus resultados e efetividade.

A adoção dos princípios da gestão da qualidade total pela Administração pública pode ser considerada como um avanço na melhoria do relacionamento com a sociedade e da prestação de serviços aos usuários. Para as organizações públicas, uma das principais consequências da implantação desse sistema é a

  • A. aceitação de que o setor público possui clientes, considerando-se nessa condição cada usuário específico e direto de um determinado serviço.
  • B. adoção de parcerias público-privadas para a viabilização da qualidade dos serviços públicos.
  • C. adoção de técnicas de downsizing e descentralização na prestação de serviços públicos.
  • D. adoção de técnicas estatísticas para inspecionar os serviços públicos prestados.
  • E. adoção de tecnologia da informação para redução de custos operacionais na execução dos serviços públicos.

O movimento da Nova Gestão Pública − NGP sugere novos paradigmas gerenciais para a Administração pública, um dos quais é a gestão por resultados. É característica desse modelo:

  • A. descentralização, transferindo recursos e atribuições para os governos subnacionais.
  • B. desconcentração administrativa, pela delegação de competência aos administradores públicos, transformando- os em gerentes cada vez mais autônomos.
  • C. centralização das decisões, com confiança limitada e não desconfiança total no servidor.
  • D. desconcentração administrativa, com controle a posteriori, e não controle passo a passo, dos processos administrativos.
  • E. passagem de uma gestão autocentrada para uma abordagem que se orienta pela identificação e atendimento às necessidades e interesses dos cidadãos.

O planejamento de curto prazo com tarefas e atividades específicas refere-se ao

  • A. planejamento estratégico.
  • B. planejamento setorial.
  • C. mapa estratégico.
  • D. planejamento operacional.
  • E. planejamento global.

Uma Secretaria Municipal de Fazenda elabora o seu planejamento estratégico e define a existência de servidores próprios, concursados e capacitados como sua força. Esse tipo de planejamento estratégico refere-se

  • A. à avaliação 360°.
  • B. à análise SWOT.
  • C. ao quadro lógico.
  • D. ao planejamento tático.
  • E. ao planejamento operacional.

Em 2008, a Organização das Nações Unidas publicou um relatório sobre a evolução do governo eletrônico (In: UN e-government survey: from e-government to connected governance. New York: United Nations, 2008). Considere os seguintes estágios da evolução do governo eletrônico:

I. Governos disponibilizam serviços online, como download de formulários, para pagamento de taxas.

II. Governos introduzem mecanismos de interação entre cidadãos e governo, nos quais a transação é online.

III. Lançamento de websites oficiais de órgãos públicos com informações básicas e estáticas.

IV. Governos apresentam informações sobre políticas públicas e governança por meio de links com arquivos acessíveis aos cidadãos, como leis e relatórios.

V. Governos tornam-se entidades conectadas que respondem às demandas dos cidadãos por meio de um escritório de desenvolvimento integrado.

Os estágios estão ordenados de forma crescente, do estágio mais simples ao mais complexo, em

  • A. IV - III - V - II - I
  • B. III - IV - II - I - V
  • C. IV - III - I - II - V
  • D. III - IV - I - II - V
  • E. V - III - IV - I - II

Uma Secretaria Estadual de Saúde elaborou um plano, que definiu as forças e fraquezas da política estadual de saúde. Essa metodologia de planejamento refere-se a:

  • A. Planejamento tático.
  • B. Planejamento setorial.
  • C. Balanced Scorecard.
  • D. Análise SWOT.
  • E. Mapa estratégico.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...