Questões de Administração do ano 0000

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Entre as metodologias consagradas aplicáveis à gestão/gerenciamento de projetos, se insere a CPM − Critical Path Method (Método do Caminho Crítico), que preconiza, entre outros conceitos, que

  • A. o prazo total do projeto será excedido se alguma das atividades inseridas no caminho crítico for concluída após a data previamente estabelecida.
  • B. o gerenciamento de escopo se sobrepõe ao gerenciamento de tempo, devendo ser dada especial atenção à determinação das tarefas prioritárias.
  • C. todas as atividades inseridas no projeto devem ser monitoradas, salvo aquelas incluídas na sequência lógico-evolutiva denominada caminho crítico.
  • D. o caminho crítico corresponde aos desvios de escopo e riscos de atraso inerentes a cada projeto, devendo, assim, ser objeto de constante monitoramento.
  • E. o gerenciamento de riscos do projeto, no que pertine a custos e qualidade, constitui tarefa da alta Administração, cabendo ao gerente do projeto apenas o controle do prazo de execução.

O denominado Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo da Melhoria Contínua, é um método utilizado, precipuamente, para

  • A. planejamento estratégico da organização, estabelecendo indicadores e metas de curto, médio e longo prazo.
  • B. gestão de pessoas, aplicando dinâmicas de grupo e treinamentos para aprimorar o desempenho de suas funções.
  • C. controlar e melhorar as atividades de um processo, padronizando informações de controle e reduzindo erros.
  • D. avaliação de desempenho, com repercussão direta na remuneração conforme o atingimento de objetivos pré-estabelecidos.
  • E. gerenciamento de projetos, a partir de um escalonamento estabelecido em função do grau de prioridade para a organização.

Entre as diversas teorias que buscam explicar a dinâmica da motivação, algumas são classificadas como de conteúdo, sendo mais estáticas e descritivas, procurando explicar o que motiva o indivíduo. De outro lado, aquelas classificadas como teorias de processo procuram explicar como se dá o processo de motivação, tal como a Teoria

  • A. do Reforço, de Skinner, segundo a qual o reforço negativo é representado pela remoção de um evento punitivo.
  • B. Bifatorial, de Herzberg, segundo a qual existem fatores individuais e ambientais que impulsionam a motivação.
  • C. X e Y, de McGregor, que preconiza a prevalência de características inatas no desencadeamento do processo motivacional.
  • D. ERC, de Clayton Alderfer, de acordo com a qual a recompensa financeira é o fator de maior peso para desencadear a motivação, porém não prevalente na sua manutenção.
  • E. das Necessidades Adquiridas, de David McClelland, que apresenta uma pirâmide das necessidades que geram motivação, na base da qual estão as ligadas à sobrevivência.

Uma empresa hipotética prevê que a demanda por determinado tipo de produto em seu estoque será de 9 mil unidades anuais. Sabe-se que o custo de cada pedido é de R$400,00, a taxa anual de juros é de 10% e que o lote econômico do produto é de 2 mil unidades.

Diante do exposto, o custo unitário do produto, em R$, é:

  • A. 6
  • B. 12
  • C. 18
  • D. 24
  • E. 32

Henri Fayol (1841-1925) foi o primeiro teórico da administração a situar o planejamento como um dos processos da função administrativa, que consistia, segundo ele, em prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Nesse sentido, pode-se afirmar que o planejamento

I. é que estabelece os objetivos para o esforço do grupo de trabalho;

II. deve ser um processo contínuo, permanente e dinâmico;

III. é um processo metódico de abordagem racional e científica;

IV. pressupõe uma seqüência de atos decisórios, ordenados em fases definidas com base em conhecimentos científicos e técnicos;

V. é que possibilita o monitoramento do desempenho e a avaliação de resultados parciais e finais.

Está correto o contido em

  • A. I e V, apenas.
  • B. II e V, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. III, IV e V, apenas.
  • E. I, II, III, IV e V.

Leia com atenção as informações a seguir: 1 - A sua importância se define quando ocorre o rompimento com os enfoques prescritivos ingênuos das escolas de Administração Científica e Relações Humanas. 2 - Analisou as reações de subordinados às lideranças autocrática e democrática em três climas sociais diversos. 3 - Teve uma contribuição importante com a teoria X e Y de Douglas McGregor, que apresenta a Teoria X como uma afirmação de que o ser humano é avesso ao trabalho. Segundo os dados fornecidos, a escola caracterizada é a:

  • A.

    Clássica de Henri Fayol;

  • B.

    Behaviorista de Herbert Simon;

  • C.

    Científica de Frederick Taylor;

  • D.

    Burocracia de Max Weber;

  • E.

    NeoClássica de Peter Drucker.

Em um órgão público, o método de avaliação é focado nos comportamentos associados a desempenhos extremamente positivos ou negativos.

Esse método de avaliação, bastante tradicional, é conhecido como:

  • A. escalas gráficas;
  • B. incidentes críticos;
  • C. ordenação simples;
  • D. distribuição forçada;
  • E. comparação por pares.

Julgue as sentenças abaixo. A crise do modelo burocrático weberiano está associada

I. às limitações intrínsecas do modelo no sentido de promover a integração dos objetivos organizacionais e individuais, conforme demonstrado pelos fundadores da sociologia organizacional.

II. ao esgotamento das condições econômicas que permitiram a emergência do welfare state, a partir de eventos sinalizadores tais como a quebra do padrão ouro do dólar e a flutuação da libra.

III. à emergência de abordagens do campo do neoinstitucionalismo econômico, entre as quais a teoria da escolha pública, que denuncia o caráter de inconfiabilidade e ineficiência da burocracia pública relativamente ao mercado.

IV. ao fortalecimento dos canais de representação de interesses do sistema político institucional.

V. à revitalização da sociedade civil no sentido de buscar autoprover-se de determinados bens públicos de forma relativamente autônoma.

Estão corretos apenas os itens

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, III e IV

  • C.

    II, III e V

  • D.

    II, IV e V

  • E.

    III, IV e V

A estrutura organizacional na qual existem os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados denomina-se

  • A. departamentalizada.
  • B. funcional.
  • C. matricial.
  • D. divisional.
  • E. setorial.

Douglas McGregor preocupou-se em distinguir duas concepções opostas de administração, denominadas Teoria "X" e Teoria "Y". De acordo com a Teoria "Y", supõe-se que

  • A.

    o homem tem uma hierarquia de necessidades que vão das básicas às de auto-realização.

  • B.

    o homem é essencialmente preguiçoso e deve ser estimulado por incentivos externos.

  • C.

    os homens rendem melhor quando devidamente pressionados pelos seus superiores.

  • D.

    o potencial intelectual do ser humano médio está longe de ser totalmente utilizado.

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