Questões de Administração do ano 0000

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A necessidade é uma força dinâmica e persistente que provoca comportamentos. Maslow arranja as necessidades humanas em uma pirâmide de importância e de influenciação do comportamento humano. A força que leva cada pessoa a tentar realizar seu próprio potencial e se desenvolver continuadamente como ser humano classifica-se como uma necessidade:

  • A.

    de estima

  • B.

    fisiológica

  • C.

    social

  • D.

    de auto-realização

  • E.

    de segurança

Um excelente gestor precisa desenvolver bem as habilidades conceituais, técnicas e humanas para conduzir as organizações para seus objetivos. Neste sentido, as habilidades humanas dizem respeito a:

I. Exercer o papel de chefe e dominar grupos e equipes de pessoas e os seus comportamentos.

II. Persuadir as pessoas e exercer sobre elas um controle efetivo.

III. Utilizar as pessoas para atender e satisfazer objetivos próprios, independentemente do que elas desejam alcançar.

Podemos afirmar corretamente que:

  • A. Apenas o item I está correto.
  • B. Apenas o item II está correto.
  • C. Apenas os itens I e III estão corretos.
  • D. Nenhum dos itens está correto.

De acordo com Matos, o fluxo de comunicação mais presente nas empresas de pequeno porte e extremamente informais é o:

  • A. ascendente.
  • B. descendente.
  • C. circular.
  • D. horizontal.
  • E. transversal.

De acordo com Matos, para as empresas sobreviverem precisam se comunicar com:

  • A. seus clientes externos, seus clientes internos e clientes potenciais.
  • B. seus clientes externos, seus clientes internos e mídia.
  • C. clientes potenciais, clientes indiretos e sociedade civil.
  • D. clientes potenciais, seus clientes internos e mídia.
  • E. seus clientes externos, seus clientes internos e clientes indiretos.

Conforme apontado por Matos, pesquisas realizadas nos Estados Unidos, demonstram que, em média, o tempo de trabalho de um profissional em uma empresa de médio a grande porte é dividido da seguinte forma:

  • A. 35% para escutar; 50% para falar; 6% para ler; e 9% para escrever.
  • B. 45% para escutar; 30% para falar; 16% para ler; e 9% para escrever.
  • C. 25% para escutar; 50% para falar; 16% para ler; e 9% para escrever.
  • D. 45% para escutar; 10% para falar; 16% para ler; e 29% para escrever.
  • E. 9% para escutar; 30% para falar; 16% para ler; e 45% para escrever.

Segundo Matos, favorecem a comunicação:

  • A. aprender a escutar automaticamente.
  • B. pensar que se pode escutar bem e ler ao mesmo tempo.
  • C. acreditar que a personalidade tem um efeito pequeno na capacidade de escutar.
  • D. ouvir atentamente usando o corpo todo.
  • E. acreditar que a habilidade de escutar depende da inteligência.

Um gerente responsável por uma equipe de dez pessoas é constantemente consultado por seus subordinados sobre os procedimentos para reembolso de pequenas despesas de deslocamento e lanches. Ele gostaria de comunicar aos seus subordinados, de uma maneira eficiente, as regras de reembolso. Nessa situação, o canal de comunicação mais adequado seria:

  • A. reunião com os subordinados;
  • B. telefone;
  • C. videoconferência;
  • D. e-mail;
  • E. palestra.

À medida que os administradores vão ocupando cargos nos diferentes níveis organizacionais, a importância relativa das habilidades necessárias ao desempenho adequado dos seus papéis vai mudando.

Assim, no nível tático, são mais relevantes as habilidades:

  • A. conceituais;
  • B. humanas;
  • C. técnicas;
  • D. decisórias;
  • E. de planejamento.

Os membros de uma determinada equipe de trabalho evitam informar o chefe sobre os problemas do dia a dia. Alegando que o chefe é autoritário, afirmam que “preferimos não levar más notícias a ele e escolhemos mostrar sempre o lado melhor da realidade”.

A situação ilustra um tipo de barreira à comunicação conhecida como:

  • A. sobrecarga de informação;
  • B. percepção seletiva;
  • C. codificação da mensagem;
  • D. viés da disponibilidade;
  • E. filtragem.

Uma gerente enviou uma mensagem pelo e-mail da empresa informando os membros de sua equipe sobre a data e o horário de uma reunião para discussão das novas metas da equipe.

Esse tipo de comunicação pode ser caracterizada como:

  • A. formal e descendente;
  • B. formal e lateral;
  • C. formal e ascendente;
  • D. informal e ascendente;
  • E. informal e descendente.
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