Questões de Administração do ano 0000

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A garantia de uma alocação equânime de trabalho para cada estágio da linha de produção, na definição de um projeto de arranjo físico, constitui um processo de:

  • A.

    equilíbrio de produto;

  • B.

    ajuste de cadeia de produção;

  • C.

    balanceamento de linha;

  • D.

    balança de cadeia produtiva;

  • E.

    fluxo ao longo da linha.

A qualidade é definida por JURAN como adequação ao uso. Esse conceito prioriza elementos como

  • A.

    características de um produto ou serviço que atendem às necessidades do consumidor/usuário.

  • B.

    padronização do produto e da embalagem do produto e normas de processamento.

  • C.

    manuseio cuidadoso do produto e atendimento respeitoso.

  • D.

    controle das não-conformidades dos processos para a melhoria contínua.

O planejamento para a qualidade envolve a adoção de estratégias básicas, tais como tomar decisões sobre

  • A.

    ações preventivas, eliminando as improvisações e intuições surgidas no dia-a-dia da organização

  • B.

    interferências de agentes externos no processo de produção.

  • C.

    o elevado índice de reclamação dos clientes que estão insatisfeitos.

  • D.

    avaliação de desempenho dos colaboradores externos.

A idéia de aprimoramento contínuo está ligada ao conceito de:

  • A.

    Kanban;

  • B.

    Kaizen;

  • C.

    Jidoka;

  • D.

    Just in Time;

  • E.

    Heijunka.

O "guru" da Administração da Qualidade Total que preconizou 14 pontos para a melhoria da qualidade foi:

  • A.

    Feigenbaum;

  • B.

    Taguchi;

  • C.

    Ishikawa;

  • D.

    Juran;

  • E.

    Deming.

O primeiro passo para implantação de um sistema da Qualidade é a formalização, pela alta direção, de sua política da qualidade que deve

  • A. transmitir a identidade da organização e ser amplamente difundida e debatida com todos os colaboradores.
  • B. ser elaborada por profissionais do escritório da Qualidade por tratar-se de uma referência permanente para os clientes.
  • C. nortear as recomendações para melhor conhecer as rotinas operacionais e gerenciais, visando ao cumprimento das ações corretivas.
  • D. registrar todos os processos para garantir que as informações e procedimentos necessários estejam alinhados aos objetivos organizacionais.
  • E. apresentar soluções para os problemas com produtos e processos para o tratamento de não conformidades potenciais e não conformidades já ocorridas.

Para a análise da qualidade, pode-se lançar mão de algumas ferramentas difundidas pelo movimento da Qualidade Total. Uma destas ferramentas é o Benchmarking, que consiste em um(a)

  • A. abordagem estratégica que visa, através da análise do ambiente interno, à identificação de ameaças e oportunidades e de pontos fortes e fracos da organização.
  • B. método que favorece a avaliação e o controle do sistema da qualidade com os padrões especificados pelas normas.
  • C. agrupamento sequencial de passos ou atividades com um ou vários inputs e que termina por agregar algum valor ao consumidor direto e à organização.
  • D. abordagem de gestão empresarial que conduz à tão desejada excelência, utilizando-se de procedimentos de investigação que pretendem reunir e adaptar as respostas encontradas por outras organizações.
  • E. técnica de gestão para o controle de processos de melhoria contínua, evitando erros lógicos a partir de parcerias estabelecidas com outras empresas que também adotam a gestão da qualidade total.

Um sistema de Qualidade Total deve utilizar-se de ferramentas de apoio. Uma delas é o “Just-in-time” que tem como propósito

  • A. prevenir os erros de estoque por meio da identificação e padronização de etiquetas dos produtos.
  • B. estabelecer padrões de estoque com base na não existência de erros e deficiências.
  • C. produzir e manter plenamente os estoques para atender às possíveis demandas do mercado.
  • D. eliminar totalmente os estoques, equilibrando a produção de acordo com o consumo e em níveis superiores de qualidade.
  • E. definir qualidade conforme as necessidades do cliente e sua completa satisfação.

O hospital BETA deseja implementar o sistema de classificação ABC para diminuir o custo de estoque da empresa. O sistema permite

  • A.

    identificar o nível médio de estoque em torno do qual as operações de compra e consumo se realizaram.

  • B.

    identificar os itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração.

  • C.

    calcular a quantidade mínima que deve existir em estoque.

  • D.

    calcular o giro do estoque, ou seja, a relação entre o consumo anual e o estoque médio do produto.

Assinale a opção incorreta.

  • A.

    Em procedimentos de armazenagem, a classificação de materiais independe da sua forma, dimensão, peso e tipo.

  • B.

    A armazenagem compreende a guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, a fim de suprir adequadamente as necessidades operacionais do órgão ou entidade.

  • C.

    Os materiais jamais devem ser estocados em contato direto com o piso.

  • D.

    Os materiais estocados há mais tempo devem ser fornecidos em primeiro lugar, com a finalidade de evitar o envelhecimento do estoque.

  • E.

    As caixas, prateleiras, racks e empilhamento constituem as maneiras mais comuns de estocagem de materiais.

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