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O Quadro de Distribuição do Trabalho (QDT) apresenta as características abaixo, À EXCEÇÃO DE:
descrever as atividades executadas pelos funcionários
estabelecer o fluxo da atividade principal.
identificar as atividades executadas pelos funcionários
definir quem faz o quê.
quantificar as atividades executadas pelos funcionários
Sobre avaliação de desempenho, analise as assertivas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. A avaliação de desempenho serve a um propósito administrativo, que consiste em fornecer a informação para decisões relativas a salários, promoções e demissões, além de suprir a documentação que pode justificar essas decisões nos tribunais.
II. A avaliação de desempenho deve estar relacionada com o cargo, e os padrões de desempenho devem ter sido desenvolvidos pela análise de cargo.
III. Os supervisores devem ser treinados para usar o formulário de avaliação corretamente e devem ter recebido instruções sobre como aplicar os padrões de avaliação ao fazer julgamentos.
Avaliação de Desempenho é um instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos por um empregado ou por um grupo, em período e área específicos. O método que consiste em avaliar o desempenho ou a atuação dos indivíduos por meio de frases descritivas de determinado tipo de desempenho do empregado, em relação às tarefas que lhe foram atribuídas, chama-se:
escolha forçada;
incidentes críticos;
escalas gráficas;
360 graus;
comparativo.
Entre os diversos métodos para avaliar o desempenho humano nas organizações encontra-se aquele em que o avaliador concentra-se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, sem analisar especificamente traços de personalidade.
Este é o método
No processo de avaliação de desempenho, efeito halo
I. é o fenômeno que registra atitudes em que o avaliador confunde resultados concretamente realizados com características potenciais que identificam o avaliado.
II. significa avaliar um empregado deixando-se levar por valores ou atitudes que este possui fora do ambiente do trabalho.
III. é a tendência que um avaliador imprime ao processo de avaliação quando se deixa levar por alguma característica do avaliado, que o marcou de forma tão significativa que lhe impede de interpretar as demais características com neutralidade e clareza.
IV. é aquele em que o avaliador força sua avaliação num ponto central da escala para não se comprometer perante o avaliado ou expor os argumentos que subsidiaram sua decisão.
Está correto o que se afirma APENAS em
Na análise e modelagem de processos de negócios, os processos que afetam positiva ou negativamente a relação com os clientes denominam-se processos
A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão muito importante no universo organizacional, pois, através dela, o funcionário tem a oportunidade de conhecer a forma pela qual o seu gestor imediato vem enxergando sua atuação profissional. Existem diversos tipos de avaliação de desempenho. Cada empresa escolhe o tipo que melhor se adequa às suas necessidades. Sobre os tipos de avaliação de desempenho, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) O método escolha forçada é um dos métodos mais completos de avaliação de desempenho. Requer entrevistas e se desenvolve em quatro etapas: entrevista de avaliação inicial, entrevista de análise complementar, planejamento das providências e acompanhamento posterior dos resultados.
( ) O método dos incidentes críticos é um método tradicional de avaliação de desempenho bastante simples e que se baseia nas características extremas que representam desempenhos altamente positivos ou altamente negativos.
( ) O método das escalas gráficas avalia o desempenho através de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento do funcionário avaliado.
( ) Pesquisa de campo é um dos métodos tradicionais mais completos de avaliação de desempenho. Requer entrevistas entre um especialista em avaliação com os gerentes para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
A avaliação de desempenho tem várias aplicações e propósitos para os processos de Gestão de Pessoas. Analise e marque a opção CORRETA relativa ao propósito da avaliação de desempenho como elemento integrador das práticas de RH. Para os processos de
Em uma empresa de médio porte, o método de avaliação de desempenho é do tipo escalas gráficas.
Uma desvantagem desse método é a:
A avaliação de desempenho é um processo complexo e sujeito a várias interferências, tais como subjetividade, diversidade de critérios, preconceitos e outros.
Uma das formas de se estimular um processo de avaliação de desempenho mais objetivo e justo é:
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