Questões de Administração do ano 0000

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A linha de autoridade formal de uma organização que define a estrutura hierárquica de relações entre seus membros ou unidades organizacionais é conhecida como:

  • A. organograma;
  • B. linha de responsabilização;
  • C. amplitude de controle;
  • D. especialização vertical;
  • E. cadeia de comando.

Um indicador de eficiência é aquele que:

  • A. Expressa a utilização dos limites da empresa.
  • B. Expressa o aumento da satisfação dos clientes (internos ou externos).
  • C. Expressa o aumento dos resultados em função da utilização dos recursos.
  • D. Expressa a melhor utilização de um recurso.

Uma ONG atendeu, em 2015, 100 refugiados, com um dispêndio total de 100.000 reais. Em 2016, a ONG atendeu 120 refugiados, com um dispêndio total de 120.000 reais.

Pode-se dizer que, de 2015 para 2016, a ONG foi:

  • A. menos eficiente;
  • B. mais eficiente;
  • C. menos eficaz;
  • D. mais eficaz;
  • E. mais produtiva.

Um gerente de sessão de determinado órgão público declarou que sua principal preocupação é que “as atividades da nossa sessão sejam realizadas e que os nossos objetivos sejam atingidos – não importa quanto esforço a equipe tenha que fazer”.

A principal preocupação do gerente é com a:

  • A. produtividade;
  • B. eficácia;
  • C. eficiência;
  • D. estratégia;
  • E. missão organizacional.

O funcionário de um órgão público de fomento à pesquisa tem como atribuição o atendimento a solicitantes de pedidos de bolsas de estudo no exterior. O funcionário é responsável pelo atendimento dos solicitantes, registro e recebimento dos documentos que dão início ao processo de solicitação das bolsas, devendo ser iniciados apenas os processos que se enquadrem nos critérios do órgão para concedê-las. Dessa etapa inicial os processos seguem para as etapas de avaliação e decisão. Em 2015, o funcionário atendeu 150 solicitantes, dando início a 150 processos de pedido de bolsa. Desses processos, 10 foram recusados na etapa de avaliação por não atenderem aos critérios de concessão de bolsas e outros 36 tiveram o pedido negado por falta de verba. Em 2016, o funcionário atendeu 80 solicitantes, dando início a 80 processos de pedido de bolsa. Desses processos, 8 foram recusados na etapa de avaliação das bolsas por não atenderem aos critérios de concessão de bolsas e 36 foram recusados por falta de verbas.

Comparando-se os resultados dos anos de 2015 e de 2016, é correto afirmar que o funcionário:

  • A. foi mais eficiente em 2016;
  • B. foi mais eficaz em 2016;
  • C. foi mais eficaz em 2015;
  • D. manteve a mesma eficiência nos dois anos;
  • E. manteve a mesma eficácia nos dois anos.

Em relação à delegação de autoridade, analise as afirmativas a seguir:

I. a responsabilidade deve ser delegada aos escalões inferiores da hierarquia da empresa;

II. é a transferência de determinado nível de autoridade da chefia para o subordinado, este com a responsabilidade de executar a tarefa delegada;

III. uma das vantagens da delegação é a descentralização da responsabilidade.

Estão corretas

  • A.

    somente I

  • B.

    somente II

  • C.

    somente III

  • D.

    somente I e II

  • E.

    somente II e III

O princípio da classificação que permite a intercambialidade de sobressalentes e demais materiais de consumo é:

  • A. catalogação;
  • B. simplificação;
  • C. normalização;
  • D. padronização;
  • E. codificação.

A obtenção de informações é a fase inicial do sistema administrativo. O método recomendável para obter informações sobre o cumprimento de normas pelos empregados, a disciplina que impera na organização e a utilização de arquivos e formulários é:

  • A.

    a entrevista

  • B.

    a observação direta

  • C.

    o questionário

  • D.

    a análise de documentos

  • E.

    o fichamento

O formulário é um dos instrumentos de grande valia para a organização, pois ele é o veículo que transporta dados e informações nos processos empresariais, tanto em meio físico (papel, por exemplo) quanto em eletrônico (tela de computador, por exemplo). Assinale a alternativa que indica o maior grau de legibilidade do formulário em termos de cor de impressão e de base (tanto papel quanto em tela de computador).

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Leia os itens abaixo, que contêm possíveis objetivos para a análise e o desenho de formulários.

 I – Centralizar controles, evitando dispersões e gasto desnecessário de tempo;

 II- Harmonizar seu uso junto aos demais componentes que colocam a organização em movimento;

 III- Uniformizar procedimentos;

IV- Identificar a utilidade de cada etapa do processo.

Quais estão corretos?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas I, II e III.

  • C.

    Apenas II, III e IV.

  • D.

    Apenas I, II e IV.

  • E.

    Apenas I, III e IV.

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