Questões de Administração do ano 0000

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Com a introdução da Administração Estratégica de Recursos Humanos, a ênfase do processo seletivo está voltada para:

  • A.

    o interesse;

  • B.

    a escolaridade;

  • C.

    o potencial;

  • D.

    o desempenho;

  • E.

    a flexibilidade.

No processo de seleção de pessoal, o teste utilizado para conhecer o sistema endógeno do indivíduo é denominado teste

  • A. prático.
  • B. de personalidade.
  • C. situacional.
  • D. de aptidão.
  • E. grafológico.

Para preencher uma vaga de enfermeira do Centro Cirúrgico, o Hospital Camargo Saraiva optou pelo processo seletivo interno. Uma das desvantagens deste tipo de seleção é o(a)

  • A. custo elevado para a realização de todas as etapas da seleção.
  • B. bloqueio da entrada de novas ideias, experiências e expectativas.
  • C. enriquecimento do patrimônio humano pelo aporte de novos talentos e habilidades.
  • D. redução da fidelidade dos funcionários com a organização.
  • E. oxigenação do quadro funcional.

Uma indústria precisa implantar um sistema de controle ambiental. A empresa nunca teve esse tipo de controle e precisa contratar um engenheiro ambiental para dar início à implantação do sistema. A gerente de RH precisa selecionar candidatos para o novo cargo da empresa.

A obtenção de informação sobre o cargo a preencher, que servirá de base para a seleção de pessoas, deve vir, nesse caso, de:

  • A. técnica dos incidentes críticos;
  • B. avaliação de desempenho;
  • C. entrevistas de seleção;
  • D. identificação das características pessoais dos candidatos;
  • E. análise do cargo no mercado.

Uma empresa privada do setor de óleo e gás precisa preencher oito vagas de técnico de exploração de petróleo – cargo de nível médio, com requisito de formação específica. Os candidatos não precisam ter experiência prévia, pois as vagas são para início de carreira.

Seriam mais adequadas à situação as seguintes técnicas de recrutamento e de seleção, respectivamente:

  • A. divulgação na intranet da empresa; testes psicológicos;
  • B. contratação de headhunters; provas de conhecimento;
  • C. anúncios em jornais; provas de capacidade;
  • D. contatos com escolas; entrevistas;
  • E. divulgação no site da empresa; testes de personalidade.

Adriana sempre trabalhou no setor privado, mas recentemente foi nomeada chefe da área de gestão de pessoal em determinado órgão público federal. Sem ter grande experiência com o setor público, Adriana se depara com as seguintes situações:

I. O quadro de servidores efetivos está esvaziado e, como consequência, os setores operacionais estão com sobrecarga de atividades, e muitos processos de trabalho estão atrasados ou sendo executados de maneira ineficiente.

II. Em breve será necessário o recrutamento de pessoal para o desenvolvimento de atividades de recenseamento.

Diante dos cenários expostos acima, a decisão mais cabível é:

  • A. para resolver ambas as situações, deve ocorrer a realização de concurso público, compreendendo, obrigatoriamente, análise de curriculum vitae, prova escrita e entrevistas com grupos focais;
  • B. para resolver a situação I, deve ser realizada a contratação direta, e para a resolver a situação II deve ocorrer nomeação de cargos em comissão voltados à especialidade de recenseamento;
  • C. para resolver ambas as situações, deve ocorrer a realização de processo seletivo simplificado, amplamente divulgado, que resultaria em contratação com vínculo temporário por até 3 (três) anos;
  • D. para resolver a situação I, deve ocorrer a realização de concurso público, enquanto a situação II contempla a realização de processo seletivo simplificado, que resultaria em contratação com vínculo temporário;
  • E. para resolver a situação I, deve ocorrer contratação direta, visto que é menos oneroso ao órgão público, enquanto a situação II pode ser resolvida com a designação de servidores efetivos do órgão em funções de confiança.

A avaliação dos resultados do treinamento pode ser feita em três níveis, a saber,

  • A.

    nível organizacional, dos recursos humanos e das tarefas e operações

  • B.

    redução de absenteísmo, elevação de conhecimento das pessoas e mudanças de atitudes das pessoas.

  • C.

    aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos produtos e serviços e aumento de habilidades das pessoas.

  • D.

    aumento da eficácia organizacional, melhoria da imagem da empresa e aumento da eficiência.

  • E.

    facilidade nas mudanças e na inovação, melhor relacionamento entre empresa e empregados e melhoria de qualidade e serviços.

Depois de ter passado cerca de seis anos consolidando e reduzindo custos para seguir seu caminho por meio da recessão, a alta administração do Hospital Saúde Total voltou-se para uma nova estratégia em 2016. Como o próprio CEO disse: “Estamos agora falando de uma mudança cultural [...] tornando-se mais do que uma empresa em crescimento”. No entanto, a alta administração do Hospital Saúde Total sabia que a expansão não ocorreria sem melhoria do serviço ao cliente. Para realizar essa nova estratégia de crescimento, o Hospital implementou um novo programa de treinamento. Em vez de apenas assistir a um vídeo institucional de 90 minutos, como faziam, anteriormente, as recepcionistas, agora tinham três sessões de treinamento de 30 minutos, destinadas a cultivar os mais elevados níveis de serviços ao cliente. A administração do Hospital acredita que o programa de treinamento e, consequentemente, a melhoria no atendimento será o maior fator na consecução das metas de crescimento.

Para a realização do treinamento, é necessário seguir algumas etapas. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA dessas etapas.

  • A. Avaliação de desempenho dos colaboradores para verificar o perfil necessário para o exercício do cargo / planejamento das rotinas a serem desempenhadas / aplicação de treinamento / acompanhamento dos resultados.
  • B. Condução e aplicação do programa de treinamento / análise do custo/benefício / comparação da situação atual com a situação anterior.
  • C. Levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas / aplicação do conteúdo do treinamento / análise dos resultados.
  • D. Diagnóstico das necessidades de treinamento / planejamento das ações de treinamento / implementação ou aplicação do programa de treinamento / avaliação dos resultados.
  • E. Levantamento das necessidades de treinamento / aplicação do programa de treinamento / avaliação de desempenho dando o feedback necessário para a melhoria da atuação profissional.

Atualmente, a forte concorrência, observada nos diversos ramos de atividade, exige mais esforços por parte dos gestores para manter e aumentar a participação da empresa no mercado. Ações relacionadas ao preço, ao produto e aos pontos de venda são adotadas com frequência. Entretanto, essas estratégias são facilmente copiadas pela concorrência. Nesse sentido, cada vez mais, as empresas vêm investindo nos processos de preparação do capital humano denominado como treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. II – I – I – II.
  • B. II – I – II – II.
  • C. II – I – I – I.
  • D. I – II – II – II.
  • E. II – II – I – II.

O comprometimento dos gestores com a área de treinamento é imprescindível, declara José Carlos Ramalho, diretor de RH da empresa Foco S/A. Anualmente, solicito aos gerentes que as necessidades de treinamento sejam a partir de indicadores a priori. Como exemplos de indicadores a priori, ele destaca

  • A. baixa qualidade de produção e elevado número de acidentes de trabalho.
  • B. falta de cooperação e pouco interesse pelo trabalho.
  • C. número excessivo de queixas e mau atendimento ao cliente.
  • D. faltas, licenças e férias de pessoal.
  • E. comunicações deficientes e erros na execução de ordens.
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