Questões de Administração do ano 0000

Lista completa de Questões de Administração do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção que indica corretamente as contribuições da Teoria de Sistemas para o estudo das organizações.

  • A.

    As organizações passam a ser vistas como sistemas fechados que interagem unilateralmente com o ambiente. Por outro lado, são visualizadas como compostas por partes interdependentes.

  • B.

    As organizações passam a ser vistas como sistemas abertos que interagem com o ambiente intercambiando matéria-energia-informação. Por outro lado, são visualizadas como compostas por partes especializadas e estanques.

  • C.

    As organizações passam a ser vistas como cérebros que interagem entre si intercambiando matéria-energia-informação. Por outro lado, são visualizadas como um sistema técnico.

  • D.

    As organizações passam a ser vistas como sistemas fechados que interagem unilateralmente com o ambiente. Por outro lado, são visualizadas como um sistema técnico.

  • E.

    As organizações passam a ser vistas como sistemas abertos que interagem com o ambiente intercambiando matéria-energia-informação. Por outro lado, são visualizadas como compostas por partes interdependentes.

O livro de Frederick Taylor, Princípios de Administração Científica, inicia-se com a seguinte frase: "O principal objetivo da administração deve ser assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado". Tendo como base esta afirmação, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O pensamento de Taylor era o de lograr maior eficiência de modo a produzir mais com menor custo, possibilitando dividendos ao empregador e ganhos salariais adicionais ao empregado em função de sua produção.

  • B.

    A maioria acredita que os interesses de empregados e empregadores são antagônicos; ao contrário, a administração científica tem como fundamento que o interesse de ambos é único: prosperidade para o empregador e para o empregado.

  • C.

    O pensamento de Taylor apontava no sentido de aumentar a produção e diminuir o custo de modo a vender mais, possibilitando que o empregador obtivesse mais lucro que seu concorrente e pagasse mais a seu empregado.

  • D.

    O princípio preconizado por Taylor concretizou-se no aumento de produtividade, o que representou ganhos proporcionalmente iguais para o empregador e para os empregados.

  • E.

    O máximo de prosperidade somente pode existir como resultado do máximo de produção, obtida da aplicação do método científico de administração.

Fayol, em sua obra, identifica seis funções inerentes à operação de uma empresa, seja ela simples ou complexa, grande ou pequena. Assinale a opção que descreve corretamente uma dessas funções denominada de função administrativa.

  • A. Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.
  • B. Governar, Remunerar, Coordenar, Controlar e Fiscalizar.
  • C. Planejar, Comunicar, Liderar, Coordenar e Avaliar.
  • D. Prever, Estruturar, Liderar, Negociar e Fiscalizar.
  • E. Organizar, Negociar, Comandar, Coordenar e Avaliar.

A Teoria Clássica da Administração deu ênfase à organização formal enquanto a Teoria de Relações Humanas introduziu o conceito de organização informal. Assinale a opção que caracteriza corretamente tanto a organização formal como a organização informal.

  • A.

    A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho definida por equipe, com pessoal multiespecializado, normas claras e hierarquia de autoridade bem definida. Já a organização informal acentua os elementos racionais e planejados do comportamento na organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da liderança e da comunicação.

  • B.

    A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal especializado, normas e pronunciada hierarquia de autoridade. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento na organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da liderança e da comunicação.

  • C.

    A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal multiespecializado, normas e pronunciada hierarquia de autoridade. Já a organização informal acentua os elementos racionais e planejados do comportamento na organização, estuda as relações hierárquicas de autoridade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação vertical.

  • D.

    A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal especializado, normas flexíveis e autoridade fluida. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento na organização, estuda as relações hierárquicas, as unidades formais dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação.

  • E.

    A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho em equipe, com pessoal especializado, normas claras e hierarquia de autoridade fluida. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento na organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação de cima para baixo.

A Teoria Clássica da Administração deu ênfase ao estudo dos processos, buscando qual a melhor forma de produzir. A partir dos estruturalistas, o foco passa a ser os objetivos da organização. Indique a opção que caracteriza corretamente este foco.

  • A.

    É uma técnica participativa de planejamento e avaliação, através da qual superiores e subordinados, conjuntamente, definem aspectos prioritários e estabelecem objetivos a serem alcançados, num determinado espaço de tempo e em termos quantitativos, dimensionando as respectivas contribuições e acompanham sistematicamente o desempenho procedendo a correções.

  • B.

    É uma técnica participativa de comando e liderança, através da qual superiores e subordinados, conjuntamente, definem aspectos prioritários e estabelecem procedimentos administrativos a serem alcançados, num determinado espaço de tempo e em termos quantitativos, dimensionando os respectivos níveis de subordinação e acompanham sistematicamente o desempenho procedendo a correções.

  • C.

    É uma técnica participativa de estruturação organizacional e avaliação, através da qual os superiores definem aspectos prioritários e comandam os processos a serem alcançados, num determinado espaço de tempo e em termos quantitativos, dimensionando as respectivas contribuições e procedendo a recompensas e punições.

  • D.

    É uma técnica participativa de estruturação organizacional e controle, através da qual superiores definem aspectos prioritários e comandam os processos a serem alcançados, num determinado espaço de tempo e em termos quantitativos, dimensionando os respectivos níveis de subordinação e acompanham sistematicamente o desempenho procedendo a correções.

  • E.

    É uma técnica participativa de comando e coordenação, através da qual subordinados definem procedimentos administrativos prioritários a serem alcançados, num determinado espaço de tempo, dimensionando as respectivas responsabilidades e acompanham sistematicamente o desempenho procedendo a recompensas e punições.

A organização é o agrupamento de pessoas, fer-ramentas e informação necessários à contínua transformação de insumos em produtos e/ou serviços que constituem a finalidade organizacional. Encontrar a melhor forma de estruturar esses elementos de modo a garantir a sobrevivência da organização tem sido o desafio da administração. Frente à dinâmica do ambiente, as organizações são impulsionadas a mudar e seus dirigentes se vêem diante de problemas para os quais não há uma solução estruturada. Para fazer face a este desafio e obter o máximo de desempenho, os dirigentes e as organizações devem aprender a aprender. Assinale qual o agrupamento de opções que expressa corretamente as idéias de learning organizations.

I. Aprendizado organizacional é o aprendizado cumulativo individual que pressupõe inovações pontuais e não compartilhadas.

II. O desenvolvimento de habilidades individuais não se constitui em aprendizado organizacional se não for traduzido em práticas organizacionais.

III. O aprendizado organizacional ocorre quando a organização é capaz de alterar seus padrões de desempenho, inovar e compartilhar as experiências.

IV. O aprendizado organizacional pressupõe, entre outros, autoconhecimento, visão compartilhada e aprendizagem em equipe.

V. O aprendizado organizacional pressupõe, entre outros, conhecimento do ambiente, visão especializada da organização e inovações pontuais.

  • A. I, II e III
  • B. II, III e V
  • C. II, III e IV
  • D. I, III e V
  • E. I, II e IV

Mintzberg identifica sete configurações da organização, contribuindo para uma nova forma de pensar, de ver os problemas, as situações e as mudanças organizacionais.

Assinale a resposta que caracteriza corretamente algumas das configurações propostas pelo autor.

  • A.

    A organização empresarial está centrada na figura de um executivo ou empreendedor, é o tipo mais simples de organização com hierarquia mínima, própria de organizações que iniciam seu trabalho. Já a organização política não tem partes importantes e é caracterizada pelo conflito. O conflito é visto como uma possibilidade de mudança mas, se generalizado, pode comprometer o funcionamento da organização.

  • B.

    A organização missionária está centrada na figura de um grupo de pessoas que exerce o poder, a ênfase é na busca do conhecimento para lidar com ambientes dinâmicos. Já a organização política não tem partes importantes e é caracterizada pelo conflito. O conflito é visto como uma possibilidade de mudança mas, se generalizado, pode comprometer o funcionamento da organização.

  • C.

    A organização empresarial está centrada na figura de um executivo ou empreendedor, é o tipo mais simples de organização com hierarquia mínima, própria de organizações que iniciam seu trabalho. Já a organização inovadora tem como objetivo o controle das pessoas por meio de crenças e símbolos de modo a garantir a manutenção da ideologia organizacional.

  • D.

    A organização missionária está centrada na figura de um grupo de pessoas que exerce o poder, a ênfase é na busca do conhecimento para lidar com ambientes dinâmicos. Já a organização inovadora tem como objetivo o controle das pessoas por meio de crenças e símbolos de modo a garantir a manutenção da ideologia organizacional.

  • E.

    A organização empresarial está centrada na tecnoestrutura onde o controle é exercido por técnicos e especialistas através da padronização e rotinização de tarefas. Já a organização política está centrada na figura de um executivo que exerce o poder. Os conflitos são pouco percebidos e resolvidos pelo apelo à hierarquia superior .

A Teoria Contingencial prevê adaptação da tarefa da organização ao seu ambiente. Neste sentido foi possível pensar num modelo mecanicista e num modelo orgânico. Com relação a esses modelos é correto afirmar que:

  • A.

    Tarefas programadas e rotineiras exigem um modelo orgânico de funcionamento para que tenham maior sucesso e se adaptem às condições do ambiente.

  • B.

    As organizações devem escolher um dos modelos de forma a garantir sua sobrevivência.

  • C.

    O modelo orgânico é aplicado a ambientes de certeza, enquanto que o modelo mecanicista se adapta à incerteza.

  • D.

    As organizações devem escolher o modelo orgânico porque este garante o sucesso.

  • E.

    As organizações podem oscilar entre um modelo e outro, procurando para cada tipo de tarefa aquele que melhor se adapta ao ambiente.

"A teoria da contingência nasce de uma série de pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias" (Chiavenato). Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as frases que indicam os resultados dessa pesquisa:

( ) A estrutura depende da cultura organizacional.

( ) As características ambientais condicionam as estruturas organizacionais.

( ) A estrutura varia de acordo com a tecnologia de produção utilizada.

( ) As características comportamentais dos membros da organização condicionam as estruturas organizacionais.

( ) Não há uma única e melhor maneira de se estruturar uma organização.

  • A. V, F, V, V, V
  • B. F, V, F, V, V
  • C. F, V, V, F, V
  • D. V, F, V, F, F
  • E. F, V, F, V, F

A Teoria das Organizações clássica caracteriza- va-se por possuir uma visão mecanicista das or- ganizações, tendo como principais representantes Taylor e Fayol. Assinale a seguir se as afirmativas são (V) verdadeiras ou (F) falsas.

( ) A principal preocupação de Taylor era produ- zir mais com menos recursos, buscando re- duzir os desperdícios.
( ) Fayol estudou a organização de cima para baixo, dando ênfase à estrutura organizacio- nal.
( ) Taylor definiu as funções da organização identificando a administração como função comum às demais.
( ) Fayol empreendeu o estudo de tempos e movimentos de modo a evitar desperdício e fadiga dos operários.

  • A. V, V, F, F
  • B. V, F, V, F
  • C. F, V, F, V
  • D. F, F, V, V
  • E. V, F, F, F
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...