Questões de Administração do ano 2002

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Nos últimos oito anos, os governos federal, estaduais e municipais implementaram mudanças na gestão pública em consonância com os princípios do new public management. Nesse aspecto, as características do movimento recente de reforma do Estado no Brasil incluem a criação de modelos centralizados de gestão a partir da qualificação específica de entes de cooperação no âmbito do terceiro setor, mediante vínculo de parceria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos últimos oito anos, os governos federal, estaduais e municipais implementaram mudanças na gestão pública em consonância com os princípios do new public management. Nesse aspecto, as características do movimento recente de reforma do Estado no Brasil incluem o fortalecimento do núcleo central de governo, a partir da reorganização da macroestrutura governamental, do fortalecimento das carreiras e funções típicas de Estado, principalmente no âmbito da formulação de políticas e programas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos últimos oito anos, os governos federal, estaduais e municipais implementaram mudanças na gestão pública em consonância com os princípios do new public management. Nesse aspecto, as características do movimento recente de reforma do Estado no Brasil incluem a consolidação da criação de um aparato regulatório, mediante a criação de agências reguladoras, como instrumento de enrijecimento da gestão em entidades sem clara função regulatória

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos últimos oito anos, os governos federal, estaduais e municipais implementaram mudanças na gestão pública em consonância com os princípios do new public management. Nesse aspecto, as características do movimento recente de reforma do Estado no Brasil incluem a implementação de iniciativas otimizadoras no âmbito de processos de trabalho, serviços e atendimento ao público em geral, implicando simplificação e ganho de qualidade, em parte impulsionadas pela aplicação de tecnologia da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos últimos oito anos, os governos federal, estaduais e municipais implementaram mudanças na gestão pública em consonância com os princípios do new public management. Nesse aspecto, as características do movimento recente de reforma do Estado no Brasil incluem a privatização de estruturas produtivas voltadas ao mercado e no âmbito do setor financeiro estatal.

  • C. Certo
  • E. Errado

O critério de organização de departamentos que tem como característica a ênfase no desempenho e na realização de objetivos e que apresenta alto nível de especialização é o:

  • A. territorial;
  • B. por produto;
  • C. funcional;
  • D. por cliente;
  • E. por quantidade de trabalho.

Em um trabalho que alcançou grande repercussão, Robert L. Katz dividiu as habilidades gerenciais em três categorias: habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual. De acordo com essa teoria, é correto afirmar que:

  • A. quanto mais o gerente sobe na hierarquia, a importância da habilidade técnica aumenta;
  • B. quanto mais o gerente sobe na hierarquia, a importância da habilidade conceitual torna-se mais necessária;
  • C. para um supervisor de primeira linha, as habilidades humanas são as mais importantes;
  • D. para um executivo da alta administração, as habilidades humanas são as mais importantes;
  • E. em todos os níveis hierárquicos as três habilidades são igualmente importantes.

Para desenvolver planos de contingência, os planejadores devem identificar, dentre as variáveis incontroláveis, a recessão, a inflação, os acidentes e

  • a.

    o desenvolvimento tecnológico.

  • b.

    os benefícios.

  • c.

    os custos fixos.

  • d.

    as rotinas.

  • e.

    as compras de matéria-prima.

Estratégia é

  • A.

    um nível da hierarquia que garante que a organização transforme seus objetivos em ações.

  • B.

    uma forma de planejamento com vistas a garantir que a organização torne seus objetivos adequados às decisões do nível tático.

  • C.

    um curso de ação com vistas a garantir que a organização formalize os objetivos estabelecidos no nível operacional.

  • D.

    um curso de ação com vistas a garantir que a organização alcance seus objetivos.

  • E.

    um curso de ação com vistas a garantir que a organização funcione sem a formalização de objetivos.

Administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreendem quatro processos principais interligados: planejamento, organização, direção e controle. Pode-se afirmar que:

  • A.

    direção é definir as tarefas a serem realizadas e as responsabilidades pelas realizações;

  • B.

    organização é assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los;

  • C.

    planejamento é definir objetivos, atividades e recursos;

  • D.

    controle é distribuir recursos disponíveis segundo algum critério;

  • E.

    organização é definir objetivos, atividades e recursos.

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