Questões de Administração do ano 2002

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Nas organizações, usualmente os gerentes são agrupados em três níveis hierárquicos principais: supervisores, gerentes intermediários e executivos. Os supervisores e os gerentes intermediários:

  • A.

    são usualmente denominados superintendentes e diretores, respectivamente;

  • B.

    coordenam as atividades dos departamentos e chefiam grupos de funcionários operacionais, respectivamente;

  • C.

    chefiam grupos de funcionários operacionais e coordenam as atividades dos departamentos, respectivamente;

  • D.

    são os ocupantes dos cargos mais elevados da hierarquia e são os responsáveis diretos pelo fornecimento de produtos ou serviços aos clientes, respectivamente;

  • E.

    têm autoridade sobre todos os demais gerentes e avaliam o desempenho da organização, respectivamente.

Relacione as colunas e selecione a opção que representa a seqüência encontrada.

  • A.

    IV-V-I-II-III

  • B.

    II-III-I-IV-V

  • C.

    IV-II-V-III-I

  • D.

    IV-III-II-V-I

  • E.

    II-V-I-IV-III

Nas questões 46 a 49, indique C para certo e E para errado. A seguir marque a opção que representa a seqüência correta.

Sobre a terceirização: 
( ) Um dos objetivos da terceirização de mão-deobra é a realização das principais tarefas por uma empresa externa e a realização das tarefas secundárias e auxiliares pelos membros da contratante. 
( ) Uma desvantagem da terceirização é que com a incorporação de membros não identificados culturalmente com a empresa, surge possibilidade da perda da identidade cultural da organização. 
( ) Os pressupostos básicos para a decisão de terceirização são: a diluição dos custos diretos e indiretos, a elevação do nível da eficiência e a manutenção de um nível mínimo aceitável de lealdade à empresa. 
( ) A terceirização é uma estratégia de concentrar a atuação dos membros da empresa terceirizada no produto estratégico da terceirizadora, ou seja, concentrar naquilo que a empresa faz melhor.

  • A.

    C-C-E-E

  • B.

    C-E-E-C

  • C.

    E-C-C-E

  • D.

    C-E-C-E

  • E.

    E-C-E-C

Nas questões 46 a 49, indique C para certo e E para errado. A seguir marque a opção que representa a seqüência correta.

Sobre o planejamento estratégico:

( ) Os objetivos são considerados operacionais, táticos e estratégicos quando se relacionam com o plano institucional, com a gerência média e com resultados específicos, respectivamente. 
( ) As políticas refletem um objetivo e têm a função de aumentar as chances de acerto quando a situação requer julgamento. Podem ser explícitas ? quando escritas ou orais e fornecem informações para a tomada de decisões ? ou implícitas ? quando subentendidas e consideradas de conhecimento geral. 
( ) No planejamento estratégico, a análise ambiental tem o propósito de identificar os modos pelos quais as mudanças no ambiente externo podem influenciar a organização direta ou indiretamente identificando seus pontos fortes e fracos. 
( ) A análise organizacional é um exame das condições internas das organizações e auxilia na identificação de seus pontos fortes e fracos.

  • A.

    E-C-C-E

  • B.

    E-C-E-C

  • C.

    C-C-E-E

  • D.

    C-E-C-E

  • E.

    C-E-E-C

Cadeia formal de comando composta por um gerente e seus subordinados representa uma equipe

  • a.

    de resolução de problemas.

  • b.

    com propósito especial.

  • c.

    horizontal.

  • d.

    vertical.

  • e.

    autodirigida.

O marketing moderno exige que as empresas se comuniquem com as partes envolvidas (atuais, potenciais e com o público em geral). Assinale a alternativa que corresponde a uma correta elaboração de uma plataforma de comunicação.

A. Propaganda.

B. Promoção de Vendas.

C. Relações Públicas.

D. Vendas Pessoais.

E. Marketing Direto.

I. Anúncios impressos e eletrônicos, manuais e brochuras, painéis e outdoors, fitas de vídeo.

II. Kits para imprensa, seminários, relatórios anuais, patrocínios.

III. Catálogos, malas diretas, telemarketing, e-mail, correio de voz.

IV. Reuniões de vendas, amostras, feiras e exposições.

V. Programas de fidelização, diversão, demonstrações, cupons, exposições, financiamentos e juros baixo

  • A.

    A-I, B-V, C-II, D-IV, E-III.

  • B.

    A-I, B-V, C-IV, D-II, E-III.

  • C.

    A-III, B-II, C-IV, D-I, E-V.

  • D.

    A-V, B-III, C-II, D-I, E-IV.

  • E.

    A-V, B-III, C-IV, D-II, E-I.

Santos Inn pertence a uma rede de hotéis cujo perfil de seus clientes é de pessoas que viajam a negócios. Santos Inn tem procurado estreitar seu relacionamento com os clientes por meio da formação do "clube de hóspedes", onde algumas informações sobre suas preferências são arquivadas. Esta postura visa colocar a marca do hotel em todos os aspectos de seus relacionamentos com os clientes, o que deverá resultar na sua fidelidade. Assim,

  • A.

    a meta aconselhável para este hotel é a maximização da satisfação do cliente, através do aumento de serviços e redução do seu preço.

  • B.

    a fim de não comprometer a lucratividade do hotel, a empresa deve se contentar em ter clientes meramente satisfeitos, atendendo apenas às necessidades que não comprometem o dia-a-dia do hotel.

  • C.

    hotel deve encontrar formas de divulgar a satisfação de seus clientes para seu mercado-alvo, utilizando esta "satisfação" como ferramenta de marketing.

  • D.

    este hotel deve preocupar-se em aumentar a oferta básica com serviços adicionais somente quando solicitado.

  • E.

    Santos Inn deve preocupar-se apenas com as áreas de marketing, sem influenciar as outras áreas da empresa, a fim de evitar a dispersão do objetivo principal que é a "satisfação do cliente".

Texto I – questões 14 e 15

Diante da situação apresentada no texto I, julgue os itens a seguir.

O caso da venda da Eastern Airlines a Frank Lorenzo pode servir de exemplo de uma boa negociação, pois Lorenzo soube aproveitar-se do impasse surgido entre Borman e Bryan para realizar um bom negócio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto I – questões 14 e 15

Diante da situação apresentada no texto I, julgue os itens a seguir.

Borman e Bryan cometeram um erro comum de negociação: negociaram como se o único jeito de ganhar fosse derrotando o outro. Não consideraram seriamente qualquer estratégia de negociação capaz de gerar vantagens recíprocas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto I – questões 14 e 15

Diante da situação apresentada no texto I, julgue os itens a seguir.

A probabilidade de Borman e Bryan obterem sucesso em sua negociação teria sido maior se ambos tivessem avaliado a questão sob o ponto de vista do outro.

  • C. Certo
  • E. Errado
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