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Como assinala Chiavenato (1999), o Research Committee of the American Society of Training and Development relaciona 11 técnicas para o levantamen-to das necessidades de treinamento entre as quais se situam as técnicas relacionadas abaixo, EXCETO:
Avaliação de desempenho.
Planejamento organizacional em longo prazo.
Análise das características dos candidatos aos processos de seleção.
Testes ou exames.
A etapa final do processo de treinamento é a avaliação de seus resultados. Para Chiavenato (1999), um dos problemas mais sérios relacionados à atividade de treinamento refere-se à avaliação de sua eficiência. Para este autor, a avaliação dos resultados do treinamento deve considerar os seguintes aspectos, EXCETO:
Verificar se os procedimentos do treinamento estão em consonância com as modernas metodologias educativas.
Determinar até que ponto o treinamento realizado produziu as modificações de comportamento desejadas.
Determinar se as técnicas de treinamento utilizadas são mais efetivas que outras que poderiam ser consideradas.
Verificar se os resultados do treinamento encontram-se relacionados à consecução das metas da organização.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Os recursos humanos vêm-se tornando um dos principais ativosdas organizações na sociedade moderna. Para alcançar os objetivos almejados, as organizações têm investido continuamente no desenvolvimento de seus empregados,utilizando técnicas relacionadas à administração de recursos humanos. Com relação a esse tema e aos assuntos a ele pertinentes, julgue os itens subseqüentes.
O treinamento — um dos principais instrumentos da administração de recursos humanos — envolve algumas etapas fundamentais, tais como: levantamento de necessidades de treinamento, programação de treinamento, implementação e avaliação dos resultados.
O processo de Treinamento inicia-se quando
as necessidades de treinamento são levantadas.
o cargo tem suas tarefas analisadas.
o funcionário é admitido.
a unidade de linha solicita o início desse processo.
está caracterizado que o funcionário não desenvolve bem suas funções.
O objetivo fundamental da Avaliação de Desempenho do Empregado é
identificar os empregados problemáticos para desligá- los da organização.
melhorar os resultados dos recursos humanos da organização.
identificar os empregados problemáticos e mesclálos nas áreas para não concentrar as ineficiências.
fornecer à Gerência, e exclusivamente a ela, a situação dos empregados na organização.
definir uma base para reajustar salários.
O treinamento, o planejamento de carreira e a promoção constituem o
recrutamento e seleção de pessoal.
desenvolvimento de recursos humanos.
registro e controle de pessoal.
controle da evolução do conhecimento do funcionário.
setor de benefícios da organização.
Um programa de ensino preparado para o treinamento do pessoal interno de uma organização deve ter como principal base
a informatização dos sistemas.
a assistência educacional de colaboradores internos.
a abordagem tradicional por ser a única consolidada.
os profissionais interessados em dar aulas.
o desempenho da empresa e dos funcionários que estão sendo treinados.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Na sociedade atual, o fator humano tornou-se um dos principais diferenciais nas organizações, o que levou a administração de recursos humanos a ser considerada de extrema relevância. Tendo em vista a administração de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.
O levantamento das necessidades de treinamento pode ser feito por meios como a avaliação de desempenho, a observação e a solicitação de supervisores e gerentes; no entanto, não pode ser efetuado por meio de questionários e análise de cargos.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Uma das principais áreas das organizações, a administração de recursos humanos é responsável por questões relativas à avaliação de desempenho, administração de salários, treinamento e tantas outras atividades que se tornam cada dia mais imprescindíveis para as organizações atuais. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes.
O processo de treinamento envolve basicamente sua programação, a fim de que possa atender às necessidades da organização e sua conseqüente implementação, não havendo preocupação com o levantamento de necessidades de treinamento, que pode levar muito tempo.
A motivação é um dos temas mais fascinantes no campo do comportamento organizacional e seu estudo melhora a compreensão da dinâmica organizacional. Além disso, a motivação exerce um papel de grande importância no alcance dos objetivos organizacionais, melhorando o desempenho dos indivíduos no trabalho. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
De acordo com a teoria do reforço, o comportamento humano independe do reforço.
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