Questões de Administração do ano 2003

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Como assinala Chiavenato (1999), o Research Committee of the American Society of Training and Development relaciona 11 técnicas para o levantamen-to das necessidades de treinamento entre as quais se situam as técnicas relacionadas abaixo, EXCETO:

  • A.

    Avaliação de desempenho.

  • B.

    Planejamento organizacional em longo prazo.

  • C.

    Análise das características dos candidatos aos processos de seleção.

  • D.

    Testes ou exames.

A etapa final do processo de treinamento é a avaliação de seus resultados. Para Chiavenato (1999), um dos problemas mais sérios relacionados à atividade de treinamento refere-se à avaliação de sua eficiência. Para este autor, a avaliação dos resultados do treinamento deve considerar os seguintes aspectos, EXCETO:

  • A.

    Verificar se os procedimentos do treinamento estão em consonância com as modernas metodologias educativas.

  • B.

    Determinar até que ponto o treinamento realizado produziu as modificações de comportamento desejadas.

  • C.

    Determinar se as técnicas de treinamento utilizadas são mais efetivas que outras que poderiam ser consideradas.

  • D.

    Verificar se os resultados do treinamento encontram-se relacionados à consecução das metas da organização.

Os recursos humanos vêm-se tornando um dos principais ativosdas organizações na sociedade moderna. Para alcançar os objetivos almejados, as organizações têm investido continuamente no desenvolvimento de seus empregados,utilizando técnicas relacionadas à administração de recursos humanos. Com relação a esse tema e aos assuntos a ele pertinentes, julgue os itens subseqüentes.

O treinamento — um dos principais instrumentos da administração de recursos humanos — envolve algumas etapas fundamentais, tais como: levantamento de necessidades de treinamento, programação de treinamento, implementação e avaliação dos resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de Treinamento inicia-se quando

  • A.

    as necessidades de treinamento são levantadas.

  • B.

    o cargo tem suas tarefas analisadas.

  • C.

    o funcionário é admitido.

  • D.

    a unidade de linha solicita o início desse processo.

  • E.

    está caracterizado que o funcionário não desenvolve bem suas funções.

O objetivo fundamental da Avaliação de Desempenho do Empregado é

  • A.

    identificar os empregados problemáticos para desligá- los da organização.

  • B.

    melhorar os resultados dos recursos humanos da organização.

  • C.

    identificar os empregados problemáticos e mesclálos nas áreas para não concentrar as ineficiências.

  • D.

    fornecer à Gerência, e exclusivamente a ela, a situação dos empregados na organização.

  • E.

    definir uma base para reajustar salários.

O treinamento, o planejamento de carreira e a promoção constituem o

  • A.

    recrutamento e seleção de pessoal.

  • B.

    desenvolvimento de recursos humanos.

  • C.

    registro e controle de pessoal.

  • D.

    controle da evolução do conhecimento do funcionário.

  • E.

    setor de benefícios da organização.

Um programa de ensino preparado para o treinamento do pessoal interno de uma organização deve ter como principal base

  • A.

    a informatização dos sistemas.

  • B.

    a assistência educacional de colaboradores internos.

  • C.

    a abordagem tradicional por ser a única consolidada.

  • D.

    os profissionais interessados em dar aulas.

  • E.

    o desempenho da empresa e dos funcionários que estão sendo treinados.

Na sociedade atual, o fator humano tornou-se um dos principais diferenciais nas organizações, o que levou a administração de recursos humanos a ser considerada de extrema relevância. Tendo em vista a administração de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

O levantamento das necessidades de treinamento pode ser feito por meios como a avaliação de desempenho, a observação e a solicitação de supervisores e gerentes; no entanto, não pode ser efetuado por meio de questionários e análise de cargos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das principais áreas das organizações, a administração de recursos humanos é responsável por questões relativas à avaliação de desempenho, administração de salários, treinamento e tantas outras atividades que se tornam cada dia mais imprescindíveis para as organizações atuais. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes.

O processo de treinamento envolve basicamente sua programação, a fim de que possa atender às necessidades da organização e sua conseqüente implementação, não havendo preocupação com o levantamento de necessidades de treinamento, que pode levar muito tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A motivação é um dos temas mais fascinantes no campo do comportamento organizacional e seu estudo melhora a compreensão da dinâmica organizacional. Além disso, a motivação exerce um papel de grande importância no alcance dos objetivos organizacionais, melhorando o desempenho dos indivíduos no trabalho. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com a teoria do reforço, o comportamento humano independe do reforço.

  • C. Certo
  • E. Errado
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