Questões de Administração do ano 2003

Lista completa de Questões de Administração do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O planejamento estratégico ocupa, entre outros, papel importante na definição dos cursos de ação a serem seguidos por uma empresa. Com relação ao planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.

O planejamento estratégico tem início com a elaboração do diagnóstico estratégico, e posteriormente a organização estabelece sua missão, seus valores, seus objetivos, suas estratégias e metas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento estratégico ocupa, entre outros, papel importante na definição dos cursos de ação a serem seguidos por uma empresa. Com relação ao planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.

É fundamental a definição dos objetivos da organização no planejamento estratégico, os quais devem ser, sempre que possível, hierárquicos bem como realistas, consistentes e motivadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento estratégico ocupa, entre outros, papel importante na definição dos cursos de ação a serem seguidos por uma empresa. Com relação ao planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.

No planejamento estratégico, são definidos apenas dois mecanismos de controle e de avaliação, a serem empregados em momentos específicos: o controle preliminar, efetuado antes da ocorrência do evento que se pretende controlar, e o controle corrente, efetuado ao mesmo tempo da ocorrência do evento que se pretende controlar.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento estratégico ocupa, entre outros, papel importante na definição dos cursos de ação a serem seguidos por uma empresa. Com relação ao planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.

A missão, a razão de ser da empresa, exerce função orientadora e delimitadora da ação empresarial, devendo sempre ser realista, motivadora e quantitativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

As atividades organizacionais dependem de algumas funções essenciais para se chegar à eficácia, ou seja, a resultados desejados pela organização. O planejamento e o controle são funções gerenciais que auxiliam intensamente no crescimento da organização. Nesse sentido, julgue os itens abaixo.

As principais etapas do processo de planejamento consistem em estabelecer um objetivo ou um conjunto de objetivos, definir a situação atual, identificar o que pode ajudar e o que pode atrapalhar a consecução dos objetivos e elaborar um plano para atingir os objetivos definidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As atividades organizacionais dependem de algumas funções essenciais para se chegar à eficácia, ou seja, a resultados desejados pela organização. O planejamento e o controle são funções gerenciais que auxiliam intensamente no crescimento da organização. Nesse sentido, julgue os itens abaixo.

Em vez de hierárquicos ou quantitativos, os objetivos definidos no processo de planejamento devem ser realistas, claros e consistentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

São condicionantes da estrutura organizacional, EXCETO:

  • A.

    O fator estratégico.

  • B.

    O fator humano.

  • C.

    O fator ambiente externo.

  • D.

    O fator tecnologia.

As funções administrativas são

  • A.

    direção, controle, investigação e liderança.

  • B.

    previsão, investigação, liderança e motivação.

  • C.

    coordenação, previsão, planejamento e controle.

  • D.

    planejamento, organização, direção e controle.

  • E.

    organização, coordenação, investigação e previsão.

São objetivos da descrição e análise de cargos segundo Chiavenato (1999), EXCETO:

  • A.

    Determinar o perfil psicológico e profissional do ocupante que servirá de base para o recrutamento e seleção de candidatos.

  • B.

    Fornecer material para estudos comparativos sobre cargos semelhantes existentes em outras organizações do mesmo ramo.

  • C.

    Fornecer material básico para compor o programa de treinamento do ocupante.

  • D.

    Servir de base comparativa para a avaliação de desempenho do ocupante em relação às tarefas atribuídas.

Os recursos humanos vêm-se tornando um dos principais ativosdas organizações na sociedade moderna. Para alcançar os objetivos almejados, as organizações têm investido continuamente no desenvolvimento de seus empregados,utilizando técnicas relacionadas à administração de recursos humanos. Com relação a esse tema e aos assuntos a ele pertinentes, julgue os itens subseqüentes.

Entre os vários métodos de avaliação de cargos — procedimento que ressalta o conteúdo dos cargos e as características das pessoas que os ocupam —, destaca-se o método da comparação de fatores, por meio do qual, com base no princípio do escalonamento, analisa-se determinado cargo a partir de fatores como habilidades demandadas e requisitos mentais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...