Questões de Administração do ano 2004

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Marina, gerente administrativa, trabalha em uma empresa de prestação de serviços odontológicos de grande atuação no mercado de Brasília. A organização é composta de 12 profissionais que atendem 8 horas por dia, nas 5 unidades espalhadas pelo DF. Marina tem observado que, mesmo possuindo unidades distantes entre si, e profissionais específicos em cada unidade, a missão organizacional existente e a imagem de herói do fundador são amplamente respeitadas em todas as unidades. Isto possibilita um clima organizacional harmônico e prazeroso. Marina está muito satisfeita com o seu emprego.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, a respeito de motivação e cultura organizacional.

Quanto mais forte a cultura da empresa, menos a administração precisa se preocupar com o desenvolvimento de regras e regulamentos formais para guiar o comportamento dos seus integrantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a aspectos gerais da administração, julgue os itens a seguir.

Diferentemente da inovação — grau em que os empregados são estimulados a desenvolver novas idéias — e da competitividade — grau em que as pessoas são mais competitivas do que colaboradoras —, a orientação para equipes e a orientação para resultados são consideradas características que podem ilustrar uma cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista determinados aspectos do comportamento organizacional — um campo de estudo que vem sendo cada vez mais investigado no contexto das organizações modernas —, julgue os itens a seguir.

A cultura organizacional pode ser considerada como um cola social que auxilia a organização a permanecer unida, mas não pode ser considerada como um mecanismo de controle do indivíduo na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, um dos principais aspectos analisados na administração refere-se à administração de recursos humanos, tendo em vista algumas dimensões fundamentais, como o treinamento, a avaliação de desempenho e as políticas de remuneração. Considerando que essa é uma das principais funções da administração, julgue os itens que se seguem.

Por meio do processo de socialização organizacional, o indivíduo que chega à empresa aprende sobre os regulamentos internos e os valores da organização, que o fazem obedecer às regras previamente definidas. Entretanto, esse processo não cria maior uniformidade no comportamento dos membros da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma organização pode ser entendida como um grupo de pessoas com diferentes responsabilidades, unindo esforços a fim de se alcançar objetivos comuns, em uma complexidade de relações. Considerando a organização dos serviços de enfermagem, julgue os itens subseqüentes.

A formalização representa o uso de normas na organização, que pode ser feita nos serviços de enfermagem pela descrição de cargos e funções, de normas e rotinas, pela padronização de procedimentos e pelas escalas de distribuição de pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Alguns elementos do comportamento organizacional, como a motivação e a liderança, exercem papel de intensa representatividade e de importância para a busca do melhor desempenho nas organizações. Tendo em vista determinados aspectos relativos à dinâmica das organizações, julgue os itens subseqüentes.

Alguns dos principais programas em termos motivacionais referem-se aos programas de pagamento variável, que pode ser relacionado e analisado de acordo com a teoria de expectativa, em que o maior esforço desprendido para determinado trabalho deve ser visto pelo empregado como passível de recompensa que tenha valor para ele.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em Morgan e suas metáforas, as organizações podem ser vistas como máquinas, ou seja, são burocracias, feitas de partes que se interligam, cada uma desempenhando um papel claramente definido no funcionamento do todo. Nas organizações-máquinas, predominam:

  • A.

    o uso de métodos científicos para determinar o trabalho a ser realizado; manuais que estabelecem padrões e codificam o desempenho nos mínimos detalhes; planos de recrutamento e treinamento bem desenvolvidos; e sistemas abrangentes de avaliação de cargos.

  • B.

    muitos técnicos e consultores especializados, que saibam usar recursos diversificados para lidar com as turbulências enfrentadas pelas unidades organizacionais carentes de ajustes e adaptações às mudanças instrumentais.

  • C.

    o encorajamento de iniciativas e a adoção de práticas flexíveis para corrigir conseqüências disfuncionais e resolver conflitos pessoais, interdepartamentais e grupais.

  • D.

    ferramentas e instrumentos mecânicos utilizados em todas as etapas do trabalho realizado na organização para atingir seus objetivos operacionais.

  • E.

    elevado número de contatos pessoais, comunicações verbais, telefonemas, bate-papos informais e reuniões de avaliação, a fim de minimizar o caráter negativo da organização burocrática.

Suponha que, na organização Felicidade Ltda., a unidade de recursos humanos (RH) conta com 10 empregados. Nesse setor, o clima organizacional vem-se caracterizando por manifestações de inveja, ressentimentos, inimizades pessoais. As ações que o gerente de RH deve adotar para melhorar o clima organizacional dessa empresa incluem

realizar uma análise organizacional revendo o organograma, os fluxogramas, o estatuto e o regimento interno.

  • C. Certo
  • E. Errado

A implementação da função de Método em O&M deve estar alicerçada

  • a.

    no mapeamento de processos, diagnóstico de problemas nos fluxos de informações e propostas de soluções corretivas.

  • b.

    na definição do organograma funcional da empresa.

  • c.

    no controle dos registros das informações, envolvendo formulários, relatórios e meios eletrônicos.

  • d.

    na implantação de rede informatizada de dados, pois o tratamento sistêmico proporciona a regularização dos métodos.

  • e.

    nos requisitos de programas de qualidade, como os definidos pela NBR ISO 9001:2000.

Produtividade, na gestão da qualidade, significa

  • a.

    exercer as funções PDCA de Demming.

  • b.

    fazer mais, melhor e com o menor custo.

  • c.

    produzir produtos e serviços dentro das especificações, em atendimento aos requisitos do cliente.

  • d.

    concentrar esforços às funções de valor agregado, terceirizando as acessórias.

  • e.

    verticalizar as funções produtivas.

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