Questões de Administração do ano 2004

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No que se refere à reengenharia e à qualidade, julgue os itens a seguir.

De acordo com a nova visão da qualidade, qualidade é medida pelo grau de não-conformidade e não pela satisfação dos clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à reengenharia e à qualidade, julgue os itens a seguir.

Um dos principais critérios para se avaliar a qualidade de uma organização é a gestão de processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à reengenharia e à qualidade, julgue os itens a seguir.

O círculo da qualidade é um pequeno grupo formado para conscientizar e treinar os trabalhadores no desenvolvimento da qualidade total na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Defeito pode ser entendido como falta de conformidade de um produto, quando determinada característica de qualidade é comparada às suas especificações. As características da qualidade do produto são os aspectos primários que constituem os elementos de decisão dos clientes ao adquirir um produto. Considerando que um produto é classificado como defeituoso em relação a uma ou mais características de qualidade, julgue os itens a seguir, referentes a defeitos.

O conceito de defeito independe da definição de um padrão para as características de qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Defeito pode ser entendido como falta de conformidade de um produto, quando determinada característica de qualidade é comparada às suas especificações. As características da qualidade do produto são os aspectos primários que constituem os elementos de decisão dos clientes ao adquirir um produto. Considerando que um produto é classificado como defeituoso em relação a uma ou mais características de qualidade, julgue os itens a seguir, referentes a defeitos.

Como qualquer defeito é um defeito, não há justificativa para uma classificação de defeitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A matriz da qualidade trata das correlações entre as necessidades dos clientes e as características da qualidade. Julgue os itens que se seguem, a respeito desse assunto.

Determinar a correlação na matriz da qualidade consiste em identificar o grau de influência ou interferência entre dois itens: um proveniente da tabela de necessidades do cliente e outro da tabela de características da qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A matriz da qualidade trata das correlações entre as necessidades dos clientes e as características da qualidade. Julgue os itens que se seguem, a respeito desse assunto.

Por meio da extração, são identificadas as características da qualidade mensuráveis do produto que são responsáveis pela satisfação das necessidades dos clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a assertiva que identifica o método básico de gerenciamento utilizado pela qualidade.

  • A.

    O ciclo PDCA (planejamento, execução, controle e ação corretiva).

  • B.

    A matriz de ameaças e oportunidade e de pontos fortes e oportunidades de melhoria.

  • C.

    O planejamento estratégico.

  • D.

    O monitoramento de resultados por processos.

  • E.

    O planejamento estratégico situacional.

Os centros práticos das ações de melhoria na gestão pela qualidade são:

  • A.

    as unidades organizacionais.

  • B.

    as pessoas.

  • C.

    os sistemas.

  • D.

    os processos.

  • E.

    as normas.

Características da qualidade são conceituadas como os aspectos primários da qualidade do produto, constituindo-se nos elementos de decisão dos clientes ao adquirir um produto. Defeito pode ser entendido como falta de conformidade de um produto quando determinada característica de qualidade é comparada a suas especificações. Considerando que, na avaliação da qualidade por atributos, procede-se a uma análise qualitativa das características da qualidade, enquanto, na avaliação da qualidade por variáveis, tem-se uma análise quantitativa das características, julgue os itens que se seguem.

Mesmo na avaliação da qualidade por atributos, que é essencialmente uma análise qualitativa, o conceito de defeito exige que uma característica da qualidade tenha um padrão mensurável.

  • C. Certo
  • E. Errado
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