Questões de Administração do ano 2004

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Características da qualidade são conceituadas como os aspectos primários da qualidade do produto, constituindo-se nos elementos de decisão dos clientes ao adquirir um produto. Defeito pode ser entendido como falta de conformidade de um produto quando determinada característica de qualidade é comparada a suas especificações. Considerando que, na avaliação da qualidade por atributos, procede-se a uma análise qualitativa das características da qualidade, enquanto, na avaliação da qualidade por variáveis, tem-se uma análise quantitativa das características, julgue os itens que se seguem.

Testes com calibradores do tipo passa/não passa são controles típicos de avaliação da qualidade por variáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, inerentes à relação entre cliente e fornecedor.

A gestão da qualidade de empresas de fabricação de bens centrada no processo produtivo não é uma prática comum nesse segmento de empresas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue o item seguinte, relativo ao controle estatístico de processo.

A partir de medidas de centralização e dispersão de amostras representativas de uma população, podem ser feitas inferências sobre a própria população. Nesse sentido, uma das principais medidas de centralização utilizadas no controle estatístico de processos é o desvio-padrão dos dados da amostra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir.

O sistema da qualidade, conforme apresentado nas normas NBR ISO série 9000, estabelece que, ao longo da cadeia de produção de uma empresa, devem ser definidos procedimentos e responsabilidades para processos e atividades que afetam a qualidade do produto, bem como devem ser mantidos registros que evidenciem que o processo foi executado conforme estabelecido na documentação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um programa de qualidade, são ações básicas de gerenciamento dos processos:

  • a.

    missão, objetivos, metas e estratégias.

  • b.

    missão, objetivos, metas e políticas.

  • c.

    pessoas, tecnologias, sistema de informações e estrutura organizacional.

  • d.

    planejamento, desenvolvimento, controle e ação corretiva.

  • e.

    tecnologias, estruturas, fatores de produção e processos.

Na execução de um programa de qualidade, melhorias em um processo significa

  • a.

    manter um controle rígido nos padrões de qualidade já estabelecidos, consolidando-se o atual desempenho do processo.

  • b.

    agregar novos valores aos padrões estabelecidos nas rotinas, buscando-se um melhor desempenho e inovações no processo.

  • c.

    definir o conjunto de padrões que irão parametrizar as ações da instituição já consolidadas.

  • d.

    criar mecanismos que impeçam distorções no fluxo das ações já consolidadas e de bom desempenho.

  • e.

    formalizar as rotinas de modo que sejam conservadas as práticas já consagradas na instituição.

Os programas de qualidade se consolidaram no Japão visando basicamente produzir ganhos de competitividade para as indústrias; no entanto, as idéias e métodos da qualidade se espandiram para outras realidades. Assinale a opção que não corrresponde ao enfoque dado por um programa de qualidade.

  • A.

    A implantação de um programa de qualidade tem como foco garantir a qualidade do produto, promover melhorias contínuas por meio de estímulo à inovação, atender às expectativas dos clientes, mantendo-os satisfeitos.

  • B.

    A implantação de um programa de qualidade tem como foco padronizar a produção, promover melhorias por meio de um processo de especialização e criar unidades de atendimento ao cliente.

  • C.

    A implantação de um programa de qualidade tem como foco produzir um único produto padronizado, promover melhorias por meio de um processo de especialização e crer na fidelização do mercado.

  • D.

    A implantação de um programa de qualidade tem como foco garantir a qualidade do produto, promover melhorias contínuas por meio da diminuição de desperdícios, atender às expectativas dos clientes, mantendo-os satisfeitos.

  • E.

    A implantação de um programa de qualidade tem como foco produzir certo na primeira vez, promover melhorias contínuas por meio de estímulo à inovação, criar unidades de atendimento ao cliente.

Quanto à reengenharia e a qualidade nas organizações, julgue os itens que se seguem.

A qualidade total focaliza o cliente e é um processo de melhoria contínua.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de avaliação e processos institucionais, julgue os itens seguintes.

Programas de qualidade, como o Programa de Qualidade no Serviço Público, atuam prioritariamente na melhoria de processos de trabalho, dando menos ênfase à estruturação e reestruturação organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de avaliação e processos institucionais, julgue os itens seguintes.

A instituição de treinamentos on the job é um dos 14 passos que devem fazer parte de qualquer programa de qualidade total, segundo H. Edwards Deming.

  • C. Certo
  • E. Errado
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