Questões de Administração do ano 2004

Lista completa de Questões de Administração do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A administração de materiais pode ser entendida como a coordenação das atividades de aquisição, guarda e distribuição de material. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Na compra, o preço está entre os fatores que influenciam a escolha dos fornecedores. Isso significa que se deve escolher o fornecedor que apresentar o menor preço entre os concorrentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos conceitos utilizados na administração de material no âmbito do governo federal, julgue os itens seguintes.

Material de consumo é aquele que, em razão de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade física ou tem sua utilização limitada em quatro anos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma clínica médica de um determinado hospital vem apresentando gastos elevados com luvas, seringas e soluções de limpeza. Ao analisar a situação, o administrador percebeu que os profissionais utilizavam seringas de 20 mL para preparar medicações que poderiam ser preparadas com seringas menores, alegando que o setor recebia muito mais seringas de 20 mL do que de 5 mL e 10 mL. Utilizavam luvas esterilizadas para executar procedimentos que não requeriam o uso de equipamento estéril, pois o setor não oferecia luvas de procedimento em quantidade suficiente para suprir todos os procedimentos esperados para o setor. O pessoal da limpeza estava fazendo estoque das soluções sob o argumento de risco de desabastecimento.

Acerca da situação hipotética relatada acima e do sistema de custos hospitalares, julgue os itens seguintes.

Uma das ações que devem ser implementadas para mudar o quadro identificado é a revisão das requisições de material, retirando do setor a responsabilidade de elaboração da requisição e centralizando-a no setor de compras, de modo a aproximar a real necessidade de consumo ao processo de compra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os sistemas de informação desempenham papéis no apoio às operações da organização, no apoio à tomada de decisão gerencial e no apoio à vantagem estratégica. São classificados em Sistemas de Processamento de Transações (SPT), Sistemas de Informação Gerencial (SIG) e Sistemas de Suporte a Decisão (SSD), respectivamente. Sobre as funções desses sistemas descritas abaixo, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Um SIG fornece aos gerentes detalhes sobre as operações regulares da organização, de forma que possam controlar, organizar e planejar com mais efetividade e com maior eficiência.

  • B.

    Os SPT representam a aplicação dos conceitos de informação e tecnologia para as transações rotineiras, repetitivas, e, geralmente, transações empresariais comuns, mas críticas para as funções diárias da empresa.

  • C.

    Os SIG foram, historicamente, os primeiros sistemas a serem implantados nas organizações.

  • D.

    Os SIG são usados para resolver problemas estruturados, já os SSD, para problemas não estruturados.

  • E.

    São exemplos de SPT: Folhas de pagamentos, Faturamento, Controle de contas a receber, Controle de estoques, Contabilidade geral e fiscal, Administração de pedidos de clientes, entre outros.

No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.

Tendo em vista as redes formais de comunicação, pode-se dizer que o padrão roda, por ser descentralizado, é muito eficiente em tarefas simples e rotineiras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos quesitos mais relevantes para área de sistemas de informações é a chamada tipologia de sistemas. Nela, funções como armazenamento, coleta e processamento da informação aderem ao modelo organizacional, especializando o uso de computadores e sistemas de forma consistente com os negócios da organização. Se se mergulha neste contexto de estudo, atentando para a clássica pirâmide estrutural da organização, não se espera encontrar:

  • A. Sistema de Processamento Transacional.
  • B. Sistemas Especialistas.
  • C. Sistemas de Informação Gerencial.
  • D. Sistemas de Apoio à Decisão.
  • E. Sistemas Automáticos de Processamento.

Janaína trabalha em um posto de atendimento e está sujeita a grande quantidade e variedade de informações no seu dia-a-dia de trabalho. Ela tem de atender simultaneamente ao público e aos supervisores do setor.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, no tocante às barreiras da comunicação eficaz.

A sobrecarga de informações a que Janaína está sujeita constitui uma barreira à comunicação eficaz, porque as pessoas têm uma capacidade finita de processar informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Janaína trabalha em um posto de atendimento e está sujeita a grande quantidade e variedade de informações no seu dia-a-dia de trabalho. Ela tem de atender simultaneamente ao público e aos supervisores do setor.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, no tocante às barreiras da comunicação eficaz.

Janaína tem grande possibilidade de ignorar ou esquecer informações devido ao excesso de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

No artigo "Como a informação proporciona vantagem

competitiva" Michael E. Porter e Victor E. Millar descrevem

como os avanços trazidos pela larga utilização da

tecnologia da informação pelas empresas, o que eles

chamam de "Revolução da Informação ", causam transformações

drásticas na economia e o que os gestores

podem fazer para responder aos novos desafios.

Hoje, pode-se dizer que para as organizações a Tecnologia

da Informação

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    II, III e IV.

As tecnologias da informação vêm sendo cada vez mais utilizadas no contexto de técnicas e práticas que visam maior produtividade e qualidade, além de mecanismos de aperfeiçoamento contínuo. Algumas dessas práticas encontram-se sistematizadas por instituições reconhecidas na área de gestão das tecnologias da informação, o que levou à publicação de modelos como o capability maturity model (CMM), o control objectives for information and related technology (COBIT) e o information technology infrastructure library (ITIL). Acerca desses modelos, julgue os seguintes itens.

A classificação CMM nível 3 define o nível de maturidade em que se encontra o processo de desenvolvimento de software cujas atividades de gerência de projeto e de engenharia de software estejam documentadas, padronizadas e integradas em um processo de gestão de software global da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...