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Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que tange às modernas técnicas de administração financeira, julgue os itens seguintes.
O orçamento geral é o resumo dos planos da organização e estabelece metas específicas das atividades de venda, produção, de distribuição e financeira. É, geralmente, representado por um orçamento de caixa, uma demonstração de resultado orçada e um balanço patrimonial orçado.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que tange às modernas técnicas de administração financeira, julgue os itens seguintes.
Quando se emprega o orçamento flexível para avaliação de desempenho, os custos reais são comparados com os custos do orçamento original, o que facilita a interpretação e os ajustes entre os custos orçados e os custos reais.
Administração - Administração Financeira - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
A mais recente norma de administração financeira voltada para as organizações públicas é a Lei de Responsabilidade Fiscal. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a única que não corresponde aos seus objetivos.
Responsabilidade na gestão fiscal, como pressuposto de ação planejada e transparente.
Prevenção de riscos e correção de desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas.
Descumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas.
Obediência a limites e condições no que tange à renúncia de receita.
Obediência a limites e condições no que tange à inscrição de restos a pagar.
Administração - Administração Financeira - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
Para o funcionamento adequado das finanças nas organizações públicas, as receitas e despesas anuais devem ser estabelecidas através dos orçamentos públicos, que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, deve corresponder:
ao orçamento anual.
à lei de diretrizes orçamentárias.
ao plano plurianual.
à lei orçamentária anual.
ao orçamento de investimentos.
Administração - Administração Financeira - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
A abrangência da Lei de Responsabilidade Fiscal inclui os:
Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, inclusive os Tribunais de Contas e o Ministério Público.
Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, excluindo os Tribunais de Contas e o Ministério Público.
Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da União, dos Estados e dos Municípios, inclusive os Tribunais de Contas e o Ministério Público.
Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da União, dos Estados e dos Municípios, excluindo os Tribunais de Contas e o Ministério Público.
Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da União e dos Estados, inclusive os Tribunais de Contas e o Ministério Público.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação a conceitos de administração financeira, especialmente no que se refere a balanço patrimonial, julgue os itens abaixo.
Lucros ou prejuízos acumulados são parte das reservas de lucros que ainda não teve seu destino final determinado.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Para muitas organizações, mais difícil do que integrar seus processos de negócio e gerar informações sobre seu desempenho, é utilizar esses dados para elaborar projeções financeiras que possam demonstrar com adequada assertividade sua visão de futuro. Por outro lado, os acionistas pressionam cada vez mais para verem atendidas as suas expectativas de resultado, estando a ausência ou má-elaboração do acompanhamento do orçamento entre as principais razões para o não-atendimento dessas expectativas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os sintomas de um processo ineficiente de orçamento são usualmente óbvios e incluem: distanciamento entre as ações operacionais e os objetivos estratégicos do negócio; surpresas nas revisões periódicas ou anuais; aumento do envolvimento das áreas operacionais sem trazer melhoria para os resultados; falta de comprometimento das áreas envolvidas; aumento nos níveis de itens a serem analisados; lentidão na coleta e consolidação dos dados, tempo para análise e simulações; e confiança exagerada nos softwares utilizados para sua preparação.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Para muitas organizações, mais difícil do que integrar seus processos de negócio e gerar informações sobre seu desempenho, é utilizar esses dados para elaborar projeções financeiras que possam demonstrar com adequada assertividade sua visão de futuro. Por outro lado, os acionistas pressionam cada vez mais para verem atendidas as suas expectativas de resultado, estando a ausência ou má-elaboração do acompanhamento do orçamento entre as principais razões para o não-atendimento dessas expectativas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
O processo orçamentário envolve inúmeros participantes e abrange grandes e pequenos assuntos. Esse processo não deve ser realizado com objetivos de curto prazo ou sem a devida dedicação das equipes de trabalho.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Para muitas organizações, mais difícil do que integrar seus processos de negócio e gerar informações sobre seu desempenho, é utilizar esses dados para elaborar projeções financeiras que possam demonstrar com adequada assertividade sua visão de futuro. Por outro lado, os acionistas pressionam cada vez mais para verem atendidas as suas expectativas de resultado, estando a ausência ou má-elaboração do acompanhamento do orçamento entre as principais razões para o não-atendimento dessas expectativas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Mesmo que seja mal-estruturado, um processo orçamentário não consegue ocultar variáveis importantes para o negócio.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Para muitas organizações, mais difícil do que integrar seus processos de negócio e gerar informações sobre seu desempenho, é utilizar esses dados para elaborar projeções financeiras que possam demonstrar com adequada assertividade sua visão de futuro. Por outro lado, os acionistas pressionam cada vez mais para verem atendidas as suas expectativas de resultado, estando a ausência ou má-elaboração do acompanhamento do orçamento entre as principais razões para o não-atendimento dessas expectativas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
O monitoramento do desempenho unicamente por meio dos dados financeiros não possibilita um efetivo acompanhamento e revisão das projeções. É necessário cobrir todo o espectro de indicadores, financeiros e não-financeiros, relevantes do negócio, criando visibilidade de todas essas premissas.
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