Questões de Administração do ano 2004

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O conhecimento tem sido considerado pelas organizações um ativo corporativo que merece tanta atenção quanto os ativos tangíveis, pois este possibilita que a organização evolua continuamente. Indique a opção que corretamente expressa os investimentos de uma organização que aprende.

  • A.

    A organização investe em programas de educação e desenvolvimento.

  • B.

    A organização investe em programas de qualidade total.

  • C.

    A organização investe em programas de treinamento operacional.

  • D.

    A organização investe em programas de saúde e segurança ocupacional.

  • E.

    A organização investe na obtenção do certificado ISO9002.

Políticas são guias para ação e orientação administrativa. As políticas de recursos humanos indicam como a organização pretende lidar com seus membros e atingir, por intermédio deles, os objetivos organizacionais, favorecendo, dessa maneira, o alcance de objetivos individuais. Indique a opção que não expressa uma política de recursos humanos.

  • A.

    Uma política de recursos humanos indica as fontes de recrutamento e critérios relativos às condições físicas do ambiente de trabalho.

  • B.

    Uma política de recursos humanos indica as fontes de pesquisa salarial e aspectos legais de admissão.

  • C.

    Uma política de recursos humanos indica critérios de remuneração e desenvolvimento da carreira.

  • D.

    Uma política de recursos humanos indica o tipo de relacionamento com representações do pessoal e critérios de seleção.

  • E.

    Uma política de recursos humanos indica critérios de remuneração e as fontes de recrutamento.

A Administração de Recursos Humanos é entendida como uma responsabilidade de linha e uma função de staff/assessoria. Indique a opção que interpreta corretamente o pensamento acima.

  • A.

    Quem administra o pessoal é uma unidade organizacional especializada, cabendo a cada gerente prestar serviços especializados, de modo a manter uma relativa uniformidade e consistência na relação gerentes-subordinados.

  • B.

    Quem administra o pessoal é um diretor designado para este fim, cabendo a uma unidade organizacional contratar serviços externos especializados, de modo a manter uma relativa uniformidade e consistência na relação gerentes-subordinados.

  • C.

    Quem administra o pessoal é cada gerente dentro de sua área de atuação, cabendo a uma unidade organizacional contratar serviços externos especializados, de modo a manter uma relativa uniformidade e consistência na relação gerentes-subordinados.

  • D.

    Quem administra o pessoal é cada gerente dentro de sua área de atuação, cabendo a uma unidade organizacional prestar serviços especializados, de modo a manter uma relativa uniformidade e consistência na relação gerentes-subordinados.

  • E.

    Quem administra o pessoal é um diretor designado para este fim, cabendo a uma unidade organizacional prestar serviços especializados, de modo a dar a cada gerente mais flexibilidade de ação com relação aos procedimentos administrativos de pessoal.

Ao planejar seu quadro de recursos humanos, as organizações consideram sua política de negócio, mudanças externas, entre outros e, mais especificamente, dados relativos ao mercado de trabalho, mercado de recursos humanos, rotatividade, absenteísmo. Selecione a opção correta.

  • A.

    O mercado de trabalho é constituído pelo conjunto de pessoas aptas ao trabalho em determinado lugar e época.

  • B.

    A rotatividade é a soma dos períodos em que os empregados da organização se encontram ausentes do trabalho.

  • C.

    Mercado de recursos humanos é constituído pelas vagas a emprego oferecidas pelas organizações em determinado lugar e época.

  • D.

    Índice alto de rotatividade indica que a organização não está sendo capaz de reter seus recursos humanos.

  • E.

    Quando a oferta de vagas for maior que a procura, a organização tem possibilidade de recrutar os melhores profissionais do mercado.

A gestão por competências procura substituir o tradicional foco voltado para o conteúdo do cargo por uma visão voltada para o negócio da organização e para o modo como as pessoas podem aportar valor a esta. A seguir se listam algumas competências exigidas pelas empresas num ambiente de negócios.

I. Ser capaz de aprender continuamente

II. Dominar a operação de programas de computador

 III. Ter habilidades de comunicação e colaboração

 IV. Desenvolver habilidades de liderança

V. Tomar decisões programadas com agilidade

Escolha a opção que indica corretamente essas competências.

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    II, III e V

  • C.

    I, III e IV

  • D.

    III, IV e V

  • E.

    I, II e V

De uma forma geral, as competências gerenciais são classificadas em três categorias: conhecimentos, habilidades e atitudes. Essas são necessárias para ocupar um cargo de gerente e dependem do nível hierárquico do cargo, das tarefas a serem desenvolvidas pelo gerente e do tipo de organização entre outros fatores.

  • A.

    Quanto mais alto o nível hierárquico do cargo a ser ocupado, mais habilidades técnicas serão requeridas.

  • B.

    Habilidades humanas são requeridas mais intensamente dos gerentes que ocupam os cargos de gerência tática e intermediária.

  • C.

    Quanto mais operacional o cargo a ser ocupado, mais habilidades conceituais serão requeridas.

  • D.

    Habilidades conceituais são requeridas na mesma proporção nos três níveis hierárquicos.

  • E.

    Quanto mais operacional o cargo a ser ocupado, mais habilidades técnicas serão requeridas.

Processos de pesquisa conduzidos por associações de idéias em geral incompletas pela complexidade que os problemas tratados envolvem, procurando simular ou substituir os processos de inferência dedutiva do raciocínio humano são processos

  • a.

    periféricos.

  • b.

    heurísticos.

  • c.

    matemáticos.

  • d.

    de redes de comunicações.

  • e.

    de gerenciamentos eletrônicos.

O comportamento é causado por contingências que são relações mais complexas do indivíduo com o seu meio ambiente do que simplesmente a visão do estímulo-resposta.

Este texto refere-se à teoria

  • a.

    da existência, relacionamento e crescimento.

  • b.

    da intencionalidade e expectativas.

  • c.

    das necessidades manifestas.

  • d.

    do aprendizado.

  • e.

    da eqüidade.

No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.

A gestão de pessoas não deve ser considerada como responsabilidade de um único departamento, mas, sim, como uma forma de se pensar a atuação e a interação humana nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.

Alguns dos principais objetivos da administração de recursos humanos referem-se à manutenção de um grupo de pessoas habilidosas e motivadas para se alcançar eficiência, a partir dos trabalhos desenvolvidos pelos indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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