Questões de Administração do ano 2005

Lista completa de Questões de Administração do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma organização produz e distribui, para uma grande rede varejista no Brasil, alimentos em conserva como milho, ervilha, ameixa e pêssego. Na sede da empresa, além da unidade produtiva, existem dois depósitos de grande capacidade separados, um para a guarda de insumos ao processo produtivo e o outro para estocar os produtos prontos.

A partir da situação hipotética acima e acerca de noções de administração de materiais, julgue os itens a seguir.

Considere que, após grande aumento de demanda de ameixa em conserva no mercado brasileiro, a organização tenha decidido ampliar o lote de matéria-prima de uma tonelada para 1.500 quilos de ameixa ao mês. Nesse caso, é correto afirmar que a capacidade máxima necessária de armazenamento do estoque desse produto deve ser de 1.500 quilos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma organização produz e distribui, para uma grande rede varejista no Brasil, alimentos em conserva como milho, ervilha, ameixa e pêssego. Na sede da empresa, além da unidade produtiva, existem dois depósitos de grande capacidade separados, um para a guarda de insumos ao processo produtivo e o outro para estocar os produtos prontos.

A partir da situação hipotética acima e acerca de noções de administração de materiais, julgue os itens a seguir.

O custo de armazenagem é proporcional ao estoque médio, pois, quando a quantidade em estoque é máxima, o custo de armazenagem é máximo e, quando o estoque é zero, o custo de armazenagem é também zero.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma organização produz e distribui, para uma grande rede varejista no Brasil, alimentos em conserva como milho, ervilha, ameixa e pêssego. Na sede da empresa, além da unidade produtiva, existem dois depósitos de grande capacidade separados, um para a guarda de insumos ao processo produtivo e o outro para estocar os produtos prontos.

A partir da situação hipotética acima e acerca de noções de administração de materiais, julgue os itens a seguir.

Considere que, durante a estruturação inicial do setor de controle de estoques, a organização tenha verificado que, devido à demanda, determinado produto teria seu lote consumido em 20 dias. Nesse caso, é correto afirmar que a determinação da periodicidade de estoque do referido produto é um dos princípios do controle de seu estoque.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma organização produz e distribui, para uma grande rede varejista no Brasil, alimentos em conserva como milho, ervilha, ameixa e pêssego. Na sede da empresa, além da unidade produtiva, existem dois depósitos de grande capacidade separados, um para a guarda de insumos ao processo produtivo e o outro para estocar os produtos prontos.

A partir da situação hipotética acima e acerca de noções de administração de materiais, julgue os itens a seguir.

Quando a ervilha estiver enlatada, etiquetada e encaixotada, é considerada produto acabado, pois trata-se de itens que já foram produzidos, mas ainda não foram vendidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma organização produz e distribui, para uma grande rede varejista no Brasil, alimentos em conserva como milho, ervilha, ameixa e pêssego. Na sede da empresa, além da unidade produtiva, existem dois depósitos de grande capacidade separados, um para a guarda de insumos ao processo produtivo e o outro para estocar os produtos prontos.

A partir da situação hipotética acima e acerca de noções de administração de materiais, julgue os itens a seguir.

Considere que, durante 2 meses, a organização tenha tido seu estoque de ameixa em conserva totalmente vendido. Nesse caso, é correto afirmar que pode ter havido nesse período uma ruptura do estoque.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa mantém em níveis muito baixos, quase zero, o estoque de produtos acabados. A característica dessa empresa é:

  • A.

    produzir a custos baixos.

  • B.

    satisfazer as vendas.

  • C.

    atender ao consumidor.

  • D.

    produzir por encomenda

  • E.

    conter a obsolescência.

As empresas necessitam ter estocadas peças de reposição, matérias-primas, produtos em processos, produtos acabados. Sem estoque é impossível trabalhar e atender ao mercado comprador, pois nele está o suprimento de todas as atividades produtivas. Altos estoques de qualquer natureza geram conflitos internos na organização, pois implicam perdas financeiras. A conciliação dos conflitos inclui uma política de estoque que deve focalizar o(a):

  • A.

    aumento do custo de armazenagem.

  • B.

    cancelamento elevado de pedidos.

  • C.

    definição da rotatividade dos estoques.

  • D.

    variação da quantidade produzida.

  • E.

    falta de espaço de armazenagem.

Um plano de marketing de produto deve ser estruturado em alguns componentes. Assinale o item que NÃO descreve corretamente uma dessas partes:

  • A.

    a componente situação atual de mercado deve incluir uma descrição do mercado, o tamanho do mercado, no total e por segmentos, em série histórica, análise das necessidades do consumidor e revisão de produtos, entre outros;

  • B.

    a componente ameaças e oportunidades requer que o administrador preveja possíveis ameaças ao produto bem como estabeleça as principais oportunidades de conquista de novos mercados; devem ser relacionadas basicamente as ameaças mais imediatas, numa estratégia de focalização;

  • C.

    as estratégias de marketing consistem em estabelecer estratégias específicas para mercados-alvo, mix de marketing e níveis de gastos com marketing, detalhando os segmentos de mercado em que a empresa pretende se concentrar;

  • D.

    os programas de ação estabelecem as táticas para alcançar os objetivos. Eles devem mostrar, entre outras ações, quando as atividades serão iniciadas, revisadas e completadas; as perguntas básicas são: O que será feito?; Quando?; Quem é o responsável?; Quanto custará?;

  • E.

    o orçamento de marketing deve prever receitas e despesas; da receita devem constar número previsto de unidades que devem ser vendidas e preço líquido médio; nas despesas, custos de produção, distribuição física e marketing.

O Planejamento de Marketing apresenta dois objetivos, um da empresa e outro de marketing. Assinale OE para os itens que dizem respeito aos objetivos da empresa e OM para os itens que dizem respeito aos objetivos de marketing:

( ) Retorno sobre investimentos

( ) Aumentar a participação de mercado

( ) Fortalecer a imagem da marca

( ) Concentrar em segmentos

( ) Satisfação dos empregados

( ) Responsabilidade perante os acionistas

( ) Responsabilidades sociais

A seqüência assinalada acima é:

  • A.

    OE, OM, OM, OM, OE, OE, OE

  • B.

    OE, OM, OM, OM, OE, OE, OM

  • C.

    OE, OM, OM, OM, OE, OM, OE

  • D.

    OE, OM, OE, OE, OM, OE, OE

Assinale a alternativa incorreta sobre os elementos de um Plano de Marketing:

  • A.

    Avaliação da Situação do Momento: apresenta os pontos fortes e fracos da empresa em relação aos principais concorrentes e ao posicionamento de seus produtos.

  • B.

    Apreciação do Cenário: descreve o ambiente externo da empresa e de seu setor de atividades e aponta as oportunidades e ameaças a ele inerentes.

  • C.

    Introdução e Sumário Executivo: aponta os objetivos de novas ações e descreve a maneira de atingi-los e medi-los, aponta que investimentos e pessoal qualifi cado requer e resume tudo isso em um orçamento condensado.

  • D.

    Formas de Implementação: descreve ações específi cas e suas medidas, como: Que segmentos de mercado devem ser atingidos? Que produtos devem ser lançados? Com que expectativas de resultados? Quem deve fazê-lo?

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...