Questões de Administração do ano 2005

Lista completa de Questões de Administração do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada e que cria uma saída de valor para o cliente é:

  • A. Serviço.
  • B. Tarefa.
  • C. Processo.
  • D. Estrutura.
  • E. Método.

Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Pontos de venda são apenas as lojas instaladas.

  • B.

    Produto, preço, promoção e ponto de venda são elementos chaves do composto de marketing.

  • C.

    Pontos de venda e distribuição incluem lojas, máquinas de vendas, distribuidores, portais eletrônicos e sistema de reembolso postal.

  • D.

    Os desejos do comprador devem ser descobertos num estágio inicial de desenvolvimento do produto, evitando o eventual fracasso.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    O composto de preço é similar ao de produto.

  • B.

    O objetivo central do marketing não é o de facilitar e concretizar as relações de troca.

  • C.

    Na análise do composto de distribuição e vendas os tipos de canais e as respectivas localizações não devem ser consideradas.

  • D.

    A propaganda, as vendas pessoais, a promoção de vendas e a publicidade são elementos chaves do composto promocional.

A partir da estratégia geral da empresa, os caminhos se dividem: cada área funcional tem a incumbência de desenvolver o seu próprio plano. No caso da área de marketing, é o próprio Plano de Marketing. Numere as proposições abaixo, relacionando-as com os subitens de um Plano de Marketing:

1. Introdução e Sumário Executivo

2. Avaliação da Situação do Momento

3. Apreciação do Cenário

4. Recomendações Estratégicas

5. Formas de Implementação

6. Orçamento

( ) Todas as ações que geram receitas ou despesas devem ser estimadas e comparadas entre si, para que se possa ter uma idéia dos investimentos necessários e dos possíveis retornos deles advindos.

( ) Descreve o ambiente externo da empresa e de seu setor de atividades e aponta as oportunidades e ameaças a ele inerentes.

( ) Apresenta os pontos fortes e fracos da empresa em relação aos principais concorrentes e ao posicionamento de seus produtos.

( ) Descreve ações específi cas e suas medidas, como: Que segmentos de mercado devem ser atingidos? Que produtos devem ser lançados? Com que expectativas de resultados? Quem deve fazê-lo?

( ) Apresenta os objetivos do plano e resume as principais recomendações e etapas de execução.

( ) Aponta os objetivos de novas ações e descreve a maneira de atingi-los e medi-los, mostra que investimentos e pessoal qualificado requer e resume tudo isso em um orçamento condensado.

Assinale a alternativa que indica a seqüência correta das respostas dadas:

  • A.

    4, 1, 6, 3, 2, 5

  • B.

    4, 2, 1, 3, 5, 6

  • C.

    6, 2, 3, 1, 4, 5

  • D.

    6, 3, 2, 5, 1, 4

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Podemos observar que os elementos básicos de um Plano de Marketing estão tão entrelaçados que pouco importa a sua ordem cronológica, uma vez que haja clareza de intuito de exposição do plano.

  • B.

    Toda empresa precisa de um Plano de Marketing que una as pessoas em torno de seus objetivos e estabeleça metas para o presente, somente com base nos dados do passado.

  • C.

    Um Plano de Marketing jamais deve ser uma mera coletânea de informações e dados, mas, ao contrário, deve mostrar as interdependências das ações e dos dados, e também refl etir as ambições da empresa e de sua fé no futuro, ambas colocadas num contexto imaginário, mas de maneira mais tangível possível.

  • D.

    Existem incontáveis modelos de Plano de Marketing, mas nenhum funciona sem o envolvimento e o comprometimento das pessoas que participam da sua execução.

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Marketing é simplesmente a intenção de entender e atender o mercado.

  • B.

    Uma empresa pode até atingir resultados bastante satisfatórios ao montar um esquema de marketing, onde cada uma das suas funções é exercida por um especialista independente. Até porque isso tende a ser extremamente barato para ela e há ganhos em termos de efi ciência e efi cácia.

  • C.

    Todas as funções do marketing remetem a duas fi nalidades primordiais. Uma gira em torno da identifi cação de "nichos" de mercado ou oportunidades de demanda, inadequadamente satisfeitas pelas ofertas existentes, seja da própria empresa seja de seus concorrentes; outra consiste em conquistar e preencher esses nichos com o mínimo de recursos e custos operacionais.

  • D.

    O marketing não pode nem deve ocupar uma posição subordinada no organograma da empresa – à de vendas, por exemplo, ou à diretoria comercial, como costuma ser no Brasil. Ele precisa estar bem próximo à presidência e ao Conselho para poder contribuir e participar da tomada de decisões estratégicas.

O ambiente é extremamente multivariado e complexo: as empresas vivem em um mundo humano, social, político e econômico em constante mudança. Para melhor compreender o que constitui o ambiente de uma empresa, torna-se necessário decompô-lo em dois segmentos: o ambiente geral, comum a todas as empresas, e o ambiente de tarefa, que é o ambiente específi co de cada empresa. Assinale abaixo a alternativa correta que corresponda às variáveis que constituem o ambiente geral:

  • A.

    Variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, humanas, sociais, demográfi cas e ecológicas.

  • B.

    Variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográfi cas e contábeis.

  • C.

    Variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográfi cas e ecológicas.

  • D.

    Variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, fi siológicas e ecológicas.

Em relação à administração de projetos e mercado, julgue os itens que se seguem.

A avaliação de projetos tem como elementos de julgamento, entre outros, os conceitos de custo de oportunidade, aderência dos objetivos aos interesses estratégicos da organização e os aspectos de viabilidade técnica e financeira envolvidos na sua implementação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à administração de projetos e mercado, julgue os itens que se seguem.

A análise criteriosa dos aspectos mercadológicos, técnicos, operacionais, financeiros, jurídicos e estratégicos é um método sistematizado de avaliação de projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à administração de projetos e mercado, julgue os itens que se seguem.

A utilização de cronogramas físico-financeiros, em que são apontados os pontos de execução de um projeto, sua estrutura analítica, suas datas de evolução e seus movimentos financeiros, é considerada de grande importância para o controle da implantação de determinado projeto, podendo até mesmo ser considerado um dos principais instrumentos de acompanhamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...