Questões de Administração do ano 2006

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No processo de administração estratégica, as organizações, após a definição da sua missão e dos seus objetivos, deve buscar o estabelecimento das suas diretrizes organizacionais. Nesse sentido, é correto afirmar:

1. A análise do ambiente deve fornecer aos administradores informações adequadas para a reflexão em todos os níveis organizacionais.

2. A missão organizacional deve estar baseada nos objetivos organizacionais previamente definidos.

 3. O desenvolvimento das diretrizes organizacionais refere-se aos objetivos para a organização como um todo.

4. A finalidade de se estabelecer uma hierarquia de objetivos é garantir que cada segmento significativo da organização saiba que papel executar.

 Assinale a alternativa correta

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

A formulação de estratégias organizacionais envolve a tomada de decisões em nível micro e macro do negócio. Essas estratégicas devem ser consistentes com a estratégia global da organização. Sobre esse tema, numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda.

Assinale a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    2 - 3 - 1 - 5 - 4.

  • B.

    4 - 2 - 3 - 5 - 1.

  • C.

    4 - 3 - 5 - 2 - 1.

  • D.

    3 - 5 - 1 - 4 - 2.

  • E.

    1 - 3 - 2 - 4 - 5.

O ambiente externo condiciona de forma decisiva os processos de gerenciamento organizacional. Nesse sentido, é correto afirmar:

1. Quando o ambiente externo é estável, a organização interna caracteriza-se por normas, procedimentos e clara hierarquia de autoridade.

2. Quanto ao ambiente externo torna-se mais incerto, as organizações necessitam de uma estrutura de sistema mecanístico de organização.

3. A estrutura de sistema orgânico de organização caracteriza-se pela capacidade de tomada de decisão de forma centralizada, de forma a manter a coesão organizacional.

4. A organização que é capaz de tornar-se mais fluida é definida como uma organização orgânica.

 Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

As mudanças no ambiente organizacional requerem das organizações novas formas de análise referentes ao relacionamento interorganizacional. Os modelos e perspectivas para conhecer os relacionamentos interorganizacionais ajudam os administradores a mudar suas funções de gerenciamento de cima para baixo para um gerenciamento horizontal através da organização. Richard Daft identifica quatro abordagens ou perspectivas para o estudo dos relacionamentos interorganizacionais. Em relação a tais abordagens, considere as seguintes afirmativas:

1. Abordagem da dependência de recursos argumenta que as organizações tentam minimizar sua dependência em relação a outras organizações quanto ao suprimento de recursos importantes e tentam influenciar o ambiente para tornar os recursos disponíveis.

2. A perspectiva da ecologia populacional difere das outras perspectivas porque focaliza como as organizações sobrevivem e são bem-sucedidas por meio da congruência entre a organização e as expectativas do ambiente.

3. A perspectiva da rede cooperativa é uma alternativa que surgiu para a teoria da dependência de recursos. O interesse em cooperação interorganizacional surgiu para o compartilhamento de riscos de novos mercado, pois a cooperação é um pré-requisito para maior inovação, solução de problemas e desempenho.

4. A perspectiva institucional focaliza a diversidade e a adaptação organizacional dentro de uma população de organizações.

A inovação e a mudança numa população de organizações acontecem com o surgimento de novos modelos e tipos de organizações, mais do que pela reforma e mudança das organizações existentes.

Assinale a alternativa correta

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras

O desempenho de qualquer papel gerencial, na alta administração, na gerência intermediária ou em grupo autogerido de trabalho depende de habilidades gerenciais que podem ser conceituadas como:

  • A.

    habilidades mentais necessárias para se obter, analisar e interpretar informações de várias fontes

  • B.

    aptidões ou comportamentos que são fundamentais ao sucesso em um cargo

  • C.

    competências que determinam o grau de sucesso ou eficácia do gerente no cargo e na organização.

  • D.

    capacidade de entender, liderar e trabalhar com as pessoas, avaliando suas competências.

  • E.

    habilidades técnicas necessárias a realizações inerentes ao cargo.

Robert L. Katz retomando e aprofundando idéias adiantadas por Henri Fayol, estudou as habilidades gerenciais e as dividiu três categorias:

  • A.

    Habilidade de liderança, habilidade de resolução de conflitos e habilidades de empreendedores.

  • B.

    Habilidades de Processamento de Informação, habilidades de relacionamento com colegas e habilidades de introspecção

  • C.

    Habilidades de alocação de recursos, habilidade de tomada de decisão e habilidade de liderança

  • D.

    Habilidade de introspecção, habilidade humana e habilidade de liderança.

  • E.

    Habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual.

Um dos temas centrais no estudo da administração é o trabalho dos gerentes, que são funcionários responsáveis pelo trabalho de outros funcionários. Na coluna da esquerda estão os autores que estudaram a figura dos gerentes e na coluna direita os seus estudos. Relacione-as.

1. Andrew Grove            ( ) Princípio de Administração de alta performance.

 2. Chester Barnard         ( ) Desempenho dos gerentes

3. Hebert Simon              ( ) Papéis de gerentes

 4. Henry Mintzberg        ( ) Processo decisório

5. Fred Luthans              ( ) Funções do executivo Assinale a alternativa que apresenta a

 

seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    2 - 5 - 4 - 3 - 1.

  • B.

    1 - 5 - 4 - 3 - 2.

  • C.

    1 - 4 - 5 - 2 - 3.

  • D.

    3 - 4 -–1 - 2 - 5.

  • E.

    5 - 4 - 3 - 1 - 2.

Trinta anos atrás, a decisão de empresas como Volvo, Toyota e General Foods de introduzir equipes nos seus processos de produção viraram notícia porque era uma prática que ninguém adotava. Atualmente, as organizações que não usam essa abordagem é que chamam a atenção. Nesse contexto, considere as seguintes afirmativas:

 1. As equipes podem ser classificadas de acordo com o objetivo pelo qual foram constituídas.

2. Um grupo de trabalho interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro com seu desempenho em sua área de responsabilidade.

3. Coesão grupal é o sentimento de empatia mútua entre os membros de um grupo e sua motivação para continuarem no grupo.

 4. Vadiagem social é a tendência dos indivíduos de dedicarem menos esforço quando trabalham individualmente do que quando trabalham coletivamente.

 Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

A estratégia administrativa de motivação sofre modificações segundo a visão do ser humano e sua relação com a organização. A Escola de Relações Humanas tem como instrumento central de estímulo de comportamento:

  • A.

    o controle de produtividade individual, utilizando-se de recompensas e punições.

  • B.

    recompensas coletivas que valorizam a aceitação e a utilidade pessoal na equipe.

  • C.

    a adequação ao cargo e o significado do trabalho para a pessoa.

  • D.

    a seleção de funcionários portadores da motivação como qualidade pessoal permanente.

  • E.

    o uso de procedimentos estimuladores de acordo com a personalidade, a liberdade criativa e os conflitos do indivíduo

Um dos pressupostos da Administração Científica está assentado no planejamento da execução da tarefa, visando padrões de produtividade. Em relação a esse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. A fadiga, um dos fatores considerados no estudo da produtividade, foi estudado por Taylor nos aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais do trabalhador.

 

2. Uma importante contribuição da Administração Científica nos estudos da produtividade foram os apontamentos de Taylor quanto aos incentivos não-monetários.

3. A função do administrador centra-se no planejamento preciso da execução de cada operação e de cada movimento, cabendo aos operários executar as operações planejadas.

4. A produção-padrão era obtida a partir do desempenho de trabalhadores considerados por Taylor como "homens de primeira classe", que serviam de base para o estudo de tempos e movimentos.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

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