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Administração - Administração da Carreira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda com relação à dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Em determinada organização, do ramo comercial, Milena e Valéria ocupam cargo de vendedoras. Nessa situação, é correto afirmar que Milena e Valéria possuem deveres e responsabilidades semelhantes entre si, mas distintas das dos demais cargos.
Administração - Administração da Carreira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens que se seguem, relativos à dinâmica das organizações e à administração de pessoal e de recursos humanos.
A determinação do salário dos empregados em uma organização deve ser baseada, apenas, em fatores internos, tais como a política salarial da organização, o tipo de atividades desempenhadas e as habilidades exigidas para o cargo.
Em relação ao poder nas organizações, indique a opção incorreta.
Poder legítimo é o poder que determinada pessoa recebe como resultado da sua posição hierárquica formal na organização e que tem a aceitação dos seus membros.
Poder de talento é o poder baseado na influência, em competências, em conhecimento ou em habilidades exercidas sobre determinado indivíduo ou grupo.
Poder coercitivo é o poder baseado no medo, que emana de possibilidades de aplicações de punições ou frustrações causadas por impedimentos e controles.
Poder de recompensa é o poder com base na submissão obtida com a distribuição de benefícios tidos como valiosos.
Poder de manipulação é o poder com base na posse de características pessoais ou recursos desejáveis por aqueles que são influenciados.
Em empresas avançadas, as práticas de certificação de competências são conduzidas por comitês, com a participação de pares e subordinados. Esse instrumento possibilita à empresa o aperfeiçoamento da alocação das pessoas segundo as necessidades dos processos organizacionais. Como resultado dessa prática, espera-se a(o):
melhoria da visualização da carreira e seu planejamento.
garantia da transparência do processo de avaliação funcional
composição da matriz de competências organizacionais e funcionais.
redução dos custos das práticas de treinamento e desenvolvimento.
estabelecimento de métricas adequadas de aferição de desempenho.
Plano de carreira é o processo pelo qual:
a organização seleciona e avalia os empregados para obter um grupo de pessoas qualificadas a atender às demandas futuras.
a organização identifica os passos necessários para atingir as metas da carreira.
a organização identifica e implementa os passos necessários para atingir as metas da carreira.
o empregado decide sobre os passos necessários para atingir as metas da carreira.
o empregado decide e implementa os passos necessários para atingir as metas da carreira.
No desenvolvimento de carreiras, a situação em que, por razões pessoais ou organizacionais, a probabilidade de ascender na carreira profissional é baixa denomina-se
aconselhamento.
mentoreação.
carreira em "Y".
platô de carreira.
parceria de carreira dupla.
Administração - Administração da Carreira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As pessoas que compõem uma organização constituem sua fonte primária de vantagem competitiva. Nesse contexto, a gestão de recursos humanos deve atrair, desenvolver e manter motivada a força de trabalho que contribuirá para o sucesso da organização. Acerca de conceitos e ferramentas da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
O planejamento de carreira permite que a organização conduza os funcionários com mais tempo de serviço aos cargos de chefia, por meio de critérios de antiguidade e indicação pessoal.
Administração - Administração da Produção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o assunto abordado no texto acima, assinale a opção incorreta.
O problema da conduta ética apresenta uma dimensão bastante relevante na área de compras das organizações. Para minimizar a ocorrência desse problema, os códigos de conduta ética em compras devem contemplar as atitudes do pessoal das áreas técnicas responsáveis pelas especificações dos bens a serem comprados.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos, um método moderno de controle da produção e distribuição, tem como objetivo principal obter a satisfação do cliente quanto a tempo, qualidade e quantidade.
Sistema just in time é um método de produção que busca manter baixos os custos de estoque.
Para obtenção dos melhores resultados, em uma negociação com fornecedores para aquisição de diversos itens, é importante que os compradores apresentem claramente todas as informações acerca de seus interesses, necessidades e pressões em relação à compra.
A função de produção de uma empresa tem como objetivo básico fornecer o produto ou serviço da organização, transformando recursos ou fatores de produção em bens e serviços. Neste contexto, são considerados processos produtivos:
Em massa, sazonal e por encomenda.
Produção unitária, em lotes pequenos e por demanda reprimida.
Em massa, por processo contínuo e em lotes pequenos.
Por demanda agregada, por demanda reprimida e por demanda de expectativa.
Sazonal, por demanda agregada e por lotes de pedidos.
Administração - Administração da Produção - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
São componentes de um produto:
marca, embalagem, qualidade e serviços e garantias.
serviços e garantias e embalagem.
serviços e garantias, embalagem e qualidade.
marca, qualidade e serviços e garantias.
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