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Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre a gestão de pessoas e sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União.
Nas políticas de gestão do conhecimento de uma organização, deve-se desconsiderar a influência de qualquer tipo de transmissão de conhecimento informal entre os membros dessa organização.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação à gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
A gestão estratégica da informação e do conhecimento tem por objetivo restringir a divulgação do conhecimento produzido aos níveis de gerência estratégica da organização.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação à gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
A gestão do conhecimento organizacional resume-se à criação de um sistema de tecnologia da informação que possa armazenar todo o conhecimento produzido.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação à gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
Na organização, a criação de uma cultura de aprendizado contínuo é um dos objetivos da política de gestão do conhecimento.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação à gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
A teoria da espiral do conhecimento apresenta quatro modos de conversão, que interagem entre si na criação do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização.
Com relação às abordagens que tratam da gestão do conhecimento, assinale como falsas (F) ou verdadeiras (V) as alternativas abaixo.
− Segundo a abordagem de Leonard-Barton, competências essenciais são aquelas que constituem uma fonte de vantagem competitiva para a empresa e que foram construídas ao longo do tempo e dificilmente são imitadas.
− De acordo com Nonaka e Takeuchi, o ciclo criativo do conhecimento compreende quatro dimensões: conhecimentos e habilidades individuais, sistemas físicos, sistemas gerenciais, valores e normas da organização.
− A abordagem de Sveiby trata o conhecimento como um ativo intangível, baseado em dois conceitos centrais: conhecimento tácito e conhecimento explícito.
− Para Nonaka e Takeuchi, o conhecimento é gerado na organização a partir da interação de quatro processos de transmissão de conhecimento: combinação, internalização, socialização e externalização.
− Beckman e Liebowitz propõem que a gestão do conhecimento pode ser conduzida de forma estratégica nas organizações por meio de oito estágios: identificar, capturar, selecionar, armazenar, compartilhar, aplicar, criar e vender conhecimento.
V; F; F; V; V.
V; F; V; F; V.
F; F; V; V; V.
V; V; F; F; V.
F; V; F; V; F.
A habilidade para criar e utilizar conhecimento é uma importante fonte de sustentabilidade de vantagens competitivas para as organizações. O problema é como tornar as organizações capazes de produzir e utilizar tais recursos. Segundo Nonaka e Takeuchi, o processo pelo qual as organizações criam conhecimento é
a Autopoiesi, que se desdobra em Extroversão, Sistematização e Socialização.
a Conversão de Conhecimento, através do qual o conhecimento tácito e explícito é expandido qualitativa e quantitativamente.
a Geração de Conhecimento, que compreende a circulação, a apropriação e o compartilhamento.
o Brainstorming, seguido do Empowerment, do Benchmarking e do Job Enrichment.
a Iniciativa Criadora, complementada pela Catalização, Cristalização e Conversão.
Administração - Gestão por Competência - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
O domínio de determinadas competências faz com que profissionais e organizações façam a diferença no mercado. Com base nessas informações, é INCORRETO afirmar que
os indicadores de competências gerenciais relacionados à experiência adquirida devem primar pelo respeito aos objetivos organizacionais.
os indicadores de competências gerenciais relativos às qualidades de fundo dizem respeito à formação e valorização dos colaboradores.
os indicadores de competências gerenciais associados à experiência adquirida enfatizam a qualidade nos contatos internos e externos.
os indicadores de competências gerenciais relacionados às qualidades de fundo consideram aspectos relativos a criatividade e à ambição.
Administração - Gestão por Competência - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Para alguns autores estudiosos das competências organizacionais existem recursos e competências importantes para as empresas, uma vez que constituem fontes para sustentar atuais ou potenciais vantagens competitivas.
as essenciais são fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia.
as distintivas são aquelas reconhecidas pelos clientes como diferenciais em relação aos competidores.
as de unidades de negócio constituem um grande número de atividades-chave esperadas pela organização das unidades de negócio.
as de suporte constituem atividades que servem de alicerce para outras atividades da organização.
Um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando pontos de excelência e pontos de carências, suprindo lacunas e agregando conhecimento e, tendo por base certos critérios mensuráveis objetivamente é denominado:
gestão social.
gestão do conhecimento.
educação corporativa.
desenvolvimento organizacional.
gestão por competências.
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