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A administração de recursos humanos passou a ser chamada de administração de pessoal e, posteriormente de gestão de pessoas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Se uma organização que tenha uma cultura organizacional adequada a suas estratégias competitivas, busque motivar seu quadro de pessoal e necessite recrutar pessoas para determinado posto de trabalho, então o recrutamento externo é o mais adequado para atender aos seus objetivos.
Acerca de processos de gestão de pessoas nas organizações, julgue os seguintes itens
Mapas de carreiras e sistemas de informação que apóiam o planejamento de carreira são organizadores avançados que indicam possíveis direções, trilhas, caminhos e oportunidades de carreira disponíveis na organização.
Acerca de processos de gestão de pessoas nas organizações, julgue os seguintes itens
Até o final da década de 70 do século XX, havia um predomínio de advogados na função de chefes de departamentos de pessoal, devido à natureza cartorial e administrativa das funções de RH nas empresas brasileiras.
A gestão de pessoas pode envolver diversos níveis organizacionais: individual, cargo, seção, departamento, organização, mercado de trabalho, sociedade. Além disso, pode assumir caráter centralizado, descentralizado, assessoria, nível intermediário ou institucional. Considerando as tendências da moderna gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
A gestão de pessoas pode ser definida como o sistema de gestão constituído pelo conjunto integrado de políticas, diretrizes, procedimentos e instrumentos gerenciais que viabilizam a ação administrativa e técnica sobre os recursos humanos no espaço organizacional.
A gestão de pessoas pode envolver diversos níveis organizacionais: individual, cargo, seção, departamento, organização, mercado de trabalho, sociedade. Além disso, pode assumir caráter centralizado, descentralizado, assessoria, nível intermediário ou institucional. Considerando as tendências da moderna gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
A análise dos elementos contextualizados das características organizacionais e de seu ambiente externo acarreta uma gestão de pessoas carregada de modismos e de ações que possuem o foco tradicional, foco em práticas que auxiliam a organização a atingir seus objetivos.
A gestão de pessoas pode envolver diversos níveis organizacionais: individual, cargo, seção, departamento, organização, mercado de trabalho, sociedade. Além disso, pode assumir caráter centralizado, descentralizado, assessoria, nível intermediário ou institucional. Considerando as tendências da moderna gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
A moderna gestão de pessoas rege-se pelo pressuposto de que a força de trabalho altamente habilidosa e altamente motivada é fonte de vantagem competitiva.
A gestão de pessoas pode envolver diversos níveis organizacionais: individual, cargo, seção, departamento, organização, mercado de trabalho, sociedade. Além disso, pode assumir caráter centralizado, descentralizado, assessoria, nível intermediário ou institucional. Considerando as tendências da moderna gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
Angariar informações de vários subsistemas de recursos humanos e orientá-las segundo uma visão sobre o rumo da organização constitui um dos princípios relacionados ao modelo burocrático de gestão de pessoas.
Para se manter competitiva, uma organização deve ter controle rigoroso de seus custos e conhecer o seu mercado, de forma a poder atender às necessidades de seus consumidores. Os produtos que a organização desenvolve e vende são importantes, mas também é muito importante a maneira como ela organiza a prestação de serviços em suas lojas. Essa é a responsabilidade da administração da produção. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
A função recursos humanos, uma das funções principais da organização, não está ligada diretamente à função produção.
No ambiente profissional, as pessoas exercem diferentes papéis: chefe, subordinado, colega. É importante, em cada um dos papéis citados, saber se relacionar, destacando-se a habilidade de dar retorno sobre o comportamento do outro. À luz dessa premissa, julgue os itens a seguir.
O chefe, ao falar sobre o trabalho desempenhado, deve focar-se na personalidade do subordinado, tendo em vista que tal atitude possibilita um comportamento receptivo à crítica.
No ambiente profissional, as pessoas exercem diferentes papéis: chefe, subordinado, colega. É importante, em cada um dos papéis citados, saber se relacionar, destacando-se a habilidade de dar retorno sobre o comportamento do outro. À luz dessa premissa, julgue os itens a seguir.
Em uma relação de trabalho, ao se procurar saber os motivos do outro, pode-se privilegiar a compreensão no lugar do julgamento.
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