Questões de Administração do ano 2008

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No ambiente profissional, as pessoas exercem diferentes papéis: chefe, subordinado, colega. É importante, em cada um dos papéis citados, saber se relacionar, destacando-se a habilidade de dar retorno sobre o comportamento do outro. À luz dessa premissa, julgue os itens a seguir.

As características positivas das pessoas devem ser ressaltadas em uma situação de aperfeiçoamento do serviço prestado, o que evitaria sentimentos de desqualificação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ambiente profissional, as pessoas exercem diferentes papéis: chefe, subordinado, colega. É importante, em cada um dos papéis citados, saber se relacionar, destacando-se a habilidade de dar retorno sobre o comportamento do outro. À luz dessa premissa, julgue os itens a seguir.

Colegas de trabalho devem evitar dar retorno negativo sobre os respectivos comportamentos, evitando-se problemas de ordem pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ambiente profissional, as pessoas exercem diferentes papéis: chefe, subordinado, colega. É importante, em cada um dos papéis citados, saber se relacionar, destacando-se a habilidade de dar retorno sobre o comportamento do outro. À luz dessa premissa, julgue os itens a seguir.

As críticas em contextos de erros no exercício das funções, mesmo quando feitas de maneira inapropriada, não comprometem a produtividade no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca de educação nas empresas.

Um servidor público que faz curso de capacitação, buscando sua preparação para a carreira, recebe uma forma de treinamento com o foco em resultados de médio e longo prazos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O “dirigente como professor” não trata de “ensinar” as pessoas a atingirem seus objetivos, mas de promover a aprendizagem, ajudando as pessoas a desenvolver conhecimentos sistêmicos. A aceitação dessa responsabilidade é o antídoto para um dos males mais comuns que podem atingir um dirigente talentoso. Segundo Peter M. Senge, esse mal seria a perda de compromisso com:

  • A.

    a gestão.

  • B.

    a verdade.

  • C.

    os interesses do cliente.

  • D.

    os corretos meios para se chegar aos fins.

  • E.

    os acionistas.

No final da década de 1990, as organizações aderiram ao sistema de terceirização de certos serviços, sob o argumento de que, nessas condições, há um menor custo e uma maior especialização nos serviços executados.

Terceirização é o ato de repassar a execução de uma ou mais tarefas a um profissional ou empresa sem vínculo empregatício com a tomadora desse serviço, estabelecendose condições contratuais de custo, prazo e resultados esperados, entre outras.

Especificamente na ARH (Administração de Recursos Humanos) algumas áreas são mais comumente terceirizadas do que outras. Uma atividade que costuma ser menos terceirizada é:

  • A.

    restaurante.

  • B.

    limpeza.

  • C.

    segurança e medicina do trabalho.

  • D.

    treinamento.

  • E.

    avaliação de desempenho.

O primeiro passo na administração bem-sucedida da complexidade é sondar o leque de talento disponível. É um erro grave permitir desequilíbrios históricos na nacionalidade ou no background funcional do grupo administrativo para restringir a contratação ou a promoção subseqüente. No atual mercado global, o recrutamento voltado para o mercado doméstico limita a habilidade de uma empresa em capitalizar o pool mundial de habilidades gerenciais e influencia negativamente os processos de tomada de decisões. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. As empresas precisam não apenas ampliar o pool de pessoas disponíveis para posições-chave, como precisam também desenvolver novos critérios para escolher os que têm maiores possibilidades de sucesso.

II. Em virtude de o sucesso passado não ser mais uma qualificação para tarefas cada vez mais sutis, sensíveis e imprevisíveis em nível superior de gerenciamento, a direção precisa envolver-se em um processo de seleção mais discriminatório.

III. As empresas necessitam reduzir o grupamento de pessoas disponíveis para posições-chave e preservar antigos critérios para escolher pessoas com chances maiores de sucesso.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • B.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • E.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

Acerca do tema abordado, no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.

Há dois tipos de remuneração: direta e indireta, sendo a primeira constituída pelo salário propriamente dito e a segunda, pelos benefícios agregados como vale-refeição, bolsa de estudos e participação nos lucros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do tema abordado, no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.

A administração de recursos humanos pode ser dividida em cinco grandes funções, a saber: suprimento — recrutamento e seleção; aplicação — alocação e socialização; manutenção — remuneração, carreira, condições de trabalho; desenvolvimento — treinamento, desenvolvimento de recursos humanos, desenvolvimento organizacional; avaliação — do recurso humano, da administração de recursos humanos e da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do tema abordado, no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.

O sucesso dos gerentes depende do conjunto das seguintes competências pessoais: conhecimento técnico, habilidades interpessoais, visão sistêmica, compreensão do processo gerencial, gestão por resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado
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