Lista completa de Questões de Administração do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A implantação do processo de gestão do conhecimento em uma organização pode desencadear
ansiedade de informação e diminuição da burocracia.
excesso de conhecimento e aumento da amplitude de controle.
conflitos de interesse e disputas de território.
aumento de custos e desentendimentos com os clientes.
comportamentos anti-naturais e novas correlações funcionais.
A concepção atual de aprendizagem organizacional pressupõe a competência para criar e utilizar conhecimento, tornando-o uma importante fonte de vantagens competitivas para as organizações. Segundo Nonaka e Takeuchi, o processo pelo qual as organizações criam conhecimento é:
a Autopoiesi, que se desdobra em Extroversão, Sistematização e Socialização.
a Iniciativa Criadora, complementada pela Catalização, Cristalização e Conversão.
a Geração de Conhecimento, que compreende a circulação, a apropriação e o compartilhamento.
o Brainstorming, seguido do Empowerment, do Benchmarking e do Job Enrichment.
a Conversão de Conhecimento, através do qual o conhecimento tácito e explícito é expandido qualitativa e quantitativamente.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Aprendizagem organizacional é um fenômeno que deve ser trabalhado nas organizações. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
Deve-se valorizar os velhos métodos para assegurar a continuidade das experiências.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Aprendizagem organizacional é um fenômeno que deve ser trabalhado nas organizações. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
Deve-se incentivar o agir, para experimentar; o refletir, para avaliar a experiência; e o disseminar, que possibilita o intercâmbio.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Aprendizagem organizacional é um fenômeno que deve ser trabalhado nas organizações. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
A falta de canais de comunicação que possibilitem a troca e a negociação entre os diversos atores envolvidos na organização pode constituir um fator restritivo à aprendizagem organizacional.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Aprendizagem organizacional é um fenômeno que deve ser trabalhado nas organizações. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
A aprendizagem é um processo da organização, não envolvendo questões dos individúos que a compõem.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Aprendizagem organizacional é um fenômeno que deve ser trabalhado nas organizações. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
Deve-se buscar o comprometimento dos colaboradores com os resultados da organização.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que tange à aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir.
Os processos de conversão de conhecimento tácito em explícito estão relacionados com a aprendizagem nas organizações. Um desses processos, denominado combinação, possibilita a combinação de conhecimentos distintos nas organizações.
Na disseminação do conhecimento, as interações que ocorrem entre o conhecimento tácito e explícito são classificadas em: socialização, externalização, combinação e internalização.
Analise as opções que se seguem e assinale a correta.
Na socialização e na combinação, acontece a conversão do conhecimento explícito para tácito.
Na internalização, assim como na externalização, o conhecimento se converte de tácito para explícito.
Na socialização e na internalização, não acontece conversão de conhecimento por interações tácitas.
Na internalização e na combinação, o conhecimento convertido é o explícito.
Na combinação e na externalização, acontece a conversão do conhecimento explícito para tácito.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne à gestão do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.
Processos de aquisição, desenvolvimento e disseminação são fundamentais na criação de estratégias efetivas de gestão do conhecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...