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A administração de recursos humanos (RH) pode ser definida como a função da organização relacionada às atividades de provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos recursos humanos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Considerando-se o conceito de líder — alguém que influencia outras pessoas para alcançarem determinados resultados —, é correto afirmar que todo administrador é um líder.
Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.
Para equipes cujos membros apresentam alto nível de maturidade, a delegação é a forma de liderança mais adequada, pois estimula os componentes da equipe a buscar formas mais eficientes de realização de seus trabalhos.
Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.
Em equipes lideradas de forma participativa, as decisões são compartilhadas entre o líder e os demais membros da equipe.
Julgue os itens seguintes, que versam acerca da dinâmica das organizações.
O exercício pleno da liderança depende da ocupação de cargo de chefia pelo líder.
Considerando que os estilos de liderança podem-se desenvolver de forma autocrática, democrática ou liberal (laissez-faire), assinale, entre as opções a seguir, aquela que aponta uma característica correta na aplicação de uma dessas formas.
Liberal: o líder determina as providências e as técnicas para execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
Autocrática: a divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros.
Democrática: o próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando conselho técnico ao líder, a quem cabe sugerir, se necessário, duas ou mais alternativas para o grupo escolher.
Democrática: há liberdade completa para as decisões individuais ou grupais, sendo mínima a ação do líder.
Autocrática: tanto a divisão das tarefas quanto a escolha dos companheiros fi ca totalmente a cargo do grupo, em decorrência de uma absoluta falta de participação do líder.
Liderança é a forma de se influenciar pessoas, interagindo no seu comportamento por meio de processo de comunicação, visando alcançar objetivos comuns. Portanto, liderar é conhecer a motivação humana e saber conduzir pessoas. O subordinado, ao aceitar as ordens de um líder, por se basear na percepção ou na crença de que quem o influencia tem alguma especialização importante ou algum conhecimento especial que ele, o subordinado, não possui, corrobora que tipo de poder do líder?
Poder da recompensa.
Poder coercitivo.
Poder legítimo.
Poder da especialização.
Poder da referência.
Considerando a importância dos gestores para o alcance dos resultados de uma organização, julgue os seguintes itens, a respeito das teorias de liderança.
O pior estilo de liderança é o que se baseia na eficiência para o alcance dos resultados esperados.
Considerando a importância dos gestores para o alcance dos resultados de uma organização, julgue os seguintes itens, a respeito das teorias de liderança.
O líder atua como um elo entre a visão estratégica da alta direção da organização e a operacionalização dos planos, que deve ocorrer nas equipes de trabalho.
Considerando a importância dos gestores para o alcance dos resultados de uma organização, julgue os seguintes itens, a respeito das teorias de liderança.
A liderança situacional caracteriza-se como aquela em que se observam as características dos liderados.
Considerando a importância dos gestores para o alcance dos resultados de uma organização, julgue os seguintes itens, a respeito das teorias de liderança.
Líder pode ser conceituado como aquele que tem a capacidade de influenciar pessoas a atingir metas.
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