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Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.
O desenvolvimento de competências serve de pilar para a busca da manutenção de desempenhos e perpetuação, nos mesmos moldes, do modelo organizacional.
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Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.
O desenvolvimento de competências desencadeia um processo de aprendizagem individual, cuja responsabilidade maior deve ser atribuída ao próprio indivíduo.
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Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.
A transferência e a consolidação de competências ocorrem independentemente do relacionamento com outras pessoas.
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Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.
As core competences, ou competências essenciais da organização, são responsáveis pela atuação da empresa no mercado, estimulando a construção de um diferencial competitivo baseado nas especialidades e especificidades de cada organização.
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Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.
A definição das competências essenciais da organização garante que a empresa se torne mais competitiva.
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Acerca do tema abordado, no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.
O modelo de gestão baseado em competências possibilita visão mais clara das possibilidades de ascensão, uma vez que determina um conjunto específico de competências para diferentes níveis de carreira do mesmo eixo, ou mesmo para eixos distintos. Valoriza-se, nesse modelo, o saber fazer.
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As mudanças sociopolíticas e socioeconômicas que se operam no cenário internacional e nacional provocam alterações nas políticas internas das organizações. Para sobreviverem, as organizações tendem a espelhar o tempo e o lugar no qual estão instaladas. Conseqüentemente, constata-se mudanças nas práticas da administração de recursos humanos, em razão da chamada "era do conhecimento" em que é destacado o lado humano no discurso empresarial. A partir dessa perspectiva, julgue os itens subseqüentes.
Gestão de pessoas é uma nova designação dada às ações relacionadas ao gerenciamento das competências dos trabalhadores nas organizações, como uma forma de garantir a produtividade em níveis cada vez mais elevados.
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As mudanças sociopolíticas e socioeconômicas que se operam no cenário internacional e nacional provocam alterações nas políticas internas das organizações. Para sobreviverem, as organizações tendem a espelhar o tempo e o lugar no qual estão instaladas. Conseqüentemente, constata-se mudanças nas práticas da administração de recursos humanos, em razão da chamada "era do conhecimento" em que é destacado o lado humano no discurso empresarial. A partir dessa perspectiva, julgue os itens subseqüentes.
As competências dos trabalhadores são naturalmente adquiridas e há uma integração entre as competências individuais e organizacionais; caso contrário, as organizações não sobreviveriam.
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Tendo em vista o modelo integrado de gestão por competências, julgue os itens que seguem.
Competências funcionais de uma organização são aquelas que a diferenciam de seus concorrentes e clientes. Constituem a razão de sua sobrevivência e devem ser desempenhadas em todas as áreas, por grupos e pessoas da organização, embora em níveis diferenciados.
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Para a implantação de um sistema de gestão de pessoas por competências, é importante considerar alguns conceitos e orientações. Com relação a estes, julgue os itens subseqüentes.
As competências individuais podem ser corretamente classificadas em gerais, que devem ser desempenhadas por todos os colaboradores, e específicas, que são próprias da natureza e da área de atuação do profissional.
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