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Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do modelo de gestão de pessoas embasado em competências, julgue os itens seguintes.
Ao definir a estratégia competitiva, a empresa identifica suas competências organizacionais e, conseqüentemente, as competências individuais de cada função.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do modelo de gestão de pessoas embasado em competências, julgue os itens seguintes.
O desempenho no trabalho pode ser considerado a manifestação do que o indivíduo aprendeu e envolve o processo básico de expressão da competência profissional.
Entre as opções abaixo, selecione aquela que melhor explicita os conceitos de competências humanas e organizacionais, respectivamente.
Competências humanas são aquelas relacionadas ao indivíduo, enquanto as organizacionais são aquelas que dizem respeito à organização ou à equipe de trabalho.
Competências humanas são aquelas relacionadas ao indivíduo ou à equipe de trabalho, enquanto as organizacionais são aquelas que dizem respeito à organização como um todo ou a uma de suas unidades.
Competências humanas são aquelas relacionadas aos indivíduos, enquanto as organizacionais são aquelas que dizem respeito às equipes de trabalho.
Competências humanas são aquelas relacionadas ao indivíduo ou à equipe de trabalho, enquanto as organizacionais são aquelas que dizem respeito a todas as unidades organizacionais como um todo.
Competências humanas são aquelas relacionadas somente às equipes, enquanto as organizacionais são aquelas que dizem respeito ao conjunto das unidades organizacionais.
O modelo integrado de Gestão de Pessoas por Competências – GPC pode ser descrito como o conjunto dos processos de gestão relativo à movimentação, desenvolvimento e valorização. Analise as afirmações que se seguem e assinale a opção correta.
I. Os processos de movimentação têm como objetivo básico gerenciar a movimentação de todas as pessoas que circulam dentro da empresa, subsidiando, assim, o sistema de segurança interno.
II. Os processos de desenvolvimento congregam as pessoas que estão sendo desenvolvidas para ocupação de cargos superiores.
III. Os processos de valorização relacionam-se com os procedimentos de reconhecimento dos esforços dos membros da organização entre eles os processos de capacitação e promoções.
I e III estão corretas, II está incorreta.
I e II estão incorretas, III está correta.
II e III estão corretas e I incorreta.
I, II e III estão corretas.
I, II e III estão incorretas.
Considerando o sistema de gestão de pessoas por competências, assinale a opção que melhor caracteriza os procedimentos relativos à seleção de um perfil profissional por competências.
A partir do currículo profissional, é mapeada competência que será incluída entre as existentes na organização.
A partir do levantamento das competências necessárias ao trabalho da organização, seleciona-se o currículo cujo perfil de competências atende àquelas necessidades.
A partir da competência comprovada pelo currículo do funcionário que se quer contratar, se estabelece o cargo a ocupar.
A partir da comprovação de competências pelo candidato ao cargo, faz-se a adequação das competências requeridas.
A partir da competência comprovada pelo perfil do candidato a ocupar determinado cargo, refaz-se o mapeamento interno da organização.
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Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.
As competências humanas ou profissionais podem ser entendidas como combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de determinado contexto organizacional.
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Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.
A identificação das competências já existentes na organização é um processo sofisticado, não se valendo para isso de instrumentos como a avaliação de desempenho.
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Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.
As empresas que têm sistemas de gestão de pessoas por competências definem níveis de complexidade para cada uma das competências requeridas.
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Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.
As competências traduzem a forma de contribuição das pessoas para as organizações interagirem com seu ambiente.
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Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.
O desenvolvimento de competências demanda um processo de capacitação, devendo refletir-se na capacidade de mobilizar recursos em práticas de trabalho.
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