Questões de Administração do ano 2008

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A respeito do modelo de gestão de pessoas embasado em competências, julgue os itens seguintes.

Ao definir a estratégia competitiva, a empresa identifica suas competências organizacionais e, conseqüentemente, as competências individuais de cada função.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do modelo de gestão de pessoas embasado em competências, julgue os itens seguintes.

O desempenho no trabalho pode ser considerado a manifestação do que o indivíduo aprendeu e envolve o processo básico de expressão da competência profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as opções abaixo, selecione aquela que melhor explicita os conceitos de competências humanas e organizacionais, respectivamente.

  • A.

    Competências humanas são aquelas relacionadas ao indivíduo, enquanto as organizacionais são aquelas que dizem respeito à organização ou à equipe de trabalho.

  • B.

    Competências humanas são aquelas relacionadas ao indivíduo ou à equipe de trabalho, enquanto as organizacionais são aquelas que dizem respeito à organização como um todo ou a uma de suas unidades.

  • C.

    Competências humanas são aquelas relacionadas aos indivíduos, enquanto as organizacionais são aquelas que dizem respeito às equipes de trabalho.

  • D.

    Competências humanas são aquelas relacionadas ao indivíduo ou à equipe de trabalho, enquanto as organizacionais são aquelas que dizem respeito a todas as unidades organizacionais como um todo.

  • E.

    Competências humanas são aquelas relacionadas somente às equipes, enquanto as organizacionais são aquelas que dizem respeito ao conjunto das unidades organizacionais.

O modelo integrado de Gestão de Pessoas por Competências – GPC pode ser descrito como o conjunto dos processos de gestão relativo à movimentação, desenvolvimento e valorização. Analise as afirmações que se seguem e assinale a opção correta.

I. Os processos de movimentação têm como objetivo básico gerenciar a movimentação de todas as pessoas que circulam dentro da empresa, subsidiando, assim, o sistema de segurança interno.

II. Os processos de desenvolvimento congregam as pessoas que estão sendo desenvolvidas para ocupação de cargos superiores.

III. Os processos de valorização relacionam-se com os procedimentos de reconhecimento dos esforços dos membros da organização entre eles os processos de capacitação e promoções.

  • A.

    I e III estão corretas, II está incorreta.

  • B.

    I e II estão incorretas, III está correta.

  • C.

    II e III estão corretas e I incorreta.

  • D.

    I, II e III estão corretas.

  • E.

    I, II e III estão incorretas.

Considerando o sistema de gestão de pessoas por competências, assinale a opção que melhor caracteriza os procedimentos relativos à seleção de um perfil profissional por competências.

  • A.

    A partir do currículo profissional, é mapeada competência que será incluída entre as existentes na organização.

  • B.

    A partir do levantamento das competências necessárias ao trabalho da organização, seleciona-se o currículo cujo perfil de competências atende àquelas necessidades.

  • C.

    A partir da competência comprovada pelo currículo do funcionário que se quer contratar, se estabelece o cargo a ocupar.

  • D.

    A partir da comprovação de competências pelo candidato ao cargo, faz-se a adequação das competências requeridas.

  • E.

    A partir da competência comprovada pelo perfil do candidato a ocupar determinado cargo, refaz-se o mapeamento interno da organização.

Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.

As competências humanas ou profissionais podem ser entendidas como combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de determinado contexto organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.

A identificação das competências já existentes na organização é um processo sofisticado, não se valendo para isso de instrumentos como a avaliação de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.

As empresas que têm sistemas de gestão de pessoas por competências definem níveis de complexidade para cada uma das competências requeridas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.

As competências traduzem a forma de contribuição das pessoas para as organizações interagirem com seu ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão de competências, julgue os itens de 107 a 116.

O desenvolvimento de competências demanda um processo de capacitação, devendo refletir-se na capacidade de mobilizar recursos em práticas de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
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