Questões de Administração do ano 2009

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De acordo com o perfil do gestor estratégico de pessoas, julgue os itens seguintes.

O gestor estratégico de pessoas busca meios e modos de adaptação da organização às turbulências originadas no ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

José Carlos é caixa bancário há mais de dez anos. No último ano, em conversas com os colegas de trabalho, ele tem comentado que se sente muito cansado após cada dia de atividade, que já não se sente tão satisfeito com a atividade que realiza e que o banco não é mais um local onde ele sente prazer de trabalhar. O supervisor imediato de José Carlos observou que ele tem faltado com mais frequência ao trabalho e já não é tão pontual e que os clientes atendidos por ele têm reclamado da indiferença com que José Carlos lhes tem tratado.

Com base na situação hipotética apresentada, assinale a opção correta no que se refere aos fatores afetivos no trabalho.

  • A.

    José Carlos demonstra claramente baixo envolvimento com a carreira, que é uma das dimensões da motivação profissional.

  • B.

    A situação apresentada evidencia que José Carlos tem uma percepção errada da relação de trabalho com seus colegas e do clima organizacional.

  • C.

    No caso em questão, há indícios de que José Carlos está com baixa satisfação no trabalho, menor comprometimento organizacional afetivo e com esgotamento em relação à atividade que exerce.

  • D.

    Na situação apresentada, há indicadores de que José Carlos vivencia uma síndrome de exaustão no trabalho, em função da falta de apoio gerencial para a execução de sua atividade laboral.

  • E.

    A motivação de José Carlos, hoje, é menor que a de dez anos atrás porque ele se tornou mais velho, o que é natural.

Com relação à seleção de pessoas como uma responsabilidade de linha e uma função de staff, considere as afirmativas abaixo.

I. A escolha final do candidato cabe ao chefe ou gerente do órgão requisitante, mas, o responsável pela indicação dos melhores candidatos é o órgão de recursos humanos.

II. A tendência atual é para a centralização e a concentração de serviços de recrutamento e seleção, admissão, integração, treinamento e desenvolvimento, administração de salários e remuneração nas áreas de ARH.

III. A área de ARH está se transformando num tipo de consultoria interna para preparar e orientar os gerentes para a nova realidade.

IV. Quando não existe uma distinção clara entre linha e staff nas organizações, tende a ocorrer conflitos sobre quem tem autoridade de tomar as decisões sobre pessoas.

V. Pelo princípio da responsabilidade de linha e função de staff deve-se descentralizar a gestão das pessoas no nível das gerências de linha, de um lado, enquanto de outro, se mantém a função de assessoria e consultoria interna através do órgão e de RH.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    II e IV.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    I, III, IV e V.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    II, III, IV e V.

Em recursos humanos, o conjunto de princípios e diretrizes para adequar o comportamento das pessoas e reger as relações delas com as organizações, denomina-se

  • A.

    planejamento.

  • B.

    práticas.

  • C.

    políticas.

  • D.

    desenvolvimento.

  • E.

    procedimentos.

A estratégia de gestão de pessoal que permite uma predição de curto prazo das necessidades de pessoal da organização é o modelo

  • A.

    de planejamento integrado.

  • B.

    baseado na procura estimada do produto ou serviço.

  • C.

    baseado em segmentos de cargos.

  • D.

    de substuição de postos-chave.

  • E.

    baseado no fluxo de pessoal.

Instruções: Cada uma das questões de números 75 a 77 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.

Em relação à transição da abordagem da Administração de Recursos Humanos (ARH)

I. As pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspira ções e percepções singulares.

II. A cultura organizacional recebe forte impacto do mundo exterior e passa a privilegiar a mudança e a inovação com foco no futuro da organização.

III. Passa a basear-se em valores como a racionalidade e a análise quantitativa; a autonomia e independência corporativa e a integração vertical da estrutura organizacional.

IV. O foco passa a ser a organização como um todo, a busca do consenso e a vantagem competitiva sus tentável.

V. As mudanças tornam-se rápidas, velozes, sem contiguidade com o passado e trazendo um contexto ambiental impregnado de turbulência e imprevisibilidade.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.

O método de controle de custos mais adequado como apoio a um processo de avaliação de desempenho que possibilite a melhoria na qualidade dos serviços prestados à população por um órgão público é o de custeio

  • A.

    por absorção.

  • B.

    gerencial.

  • C.

    direto.

  • D.

    baseado em atividades.

  • E.

    variável.

Uma empresa em fase de crescimento necessitou organizar um banco de dados que favorecesse a gestão de pessoas. Para isso, foi preciso considerar que

  • A. cadastros de pessoas e de cargos são suficientes para que sejam obtidos os dados necessários à administração de pessoal em contextos de crescimento que demandem agilidade.
  • B. dados exigem processamento, como classificação, armazenamento e relacionamento, permitindo a visibilidade de extratos com diferentes níveis de complexidade.
  • C. arquivos de pessoal devem ter disponibilização restrita em empresas com cultura baseada em redes, em função da confidencialidade dos dados.
  • D. sistemas de informações devem ser amplamente difundidos em organizações cujo modo de produção esteja calcado em modelo fordista/taylorista.
  • E. sistemas informatizados envolvem um acréscimo significativo de custos à empresa no longo prazo, devido ao aumento nos níveis de staff.

Os jovens trabalhadores de hoje, da chamada geração X, possuem valores de trabalho diferentes dos da geração passada. Assinale a alternativa que não apresenta uma característica da geração X.

  • A.

    Prioridade nas opções de estilo de vida e de trabalho desafiador sobre os ganhos materiais.

  • B.

    Busca pela satisfação no cargo.

  • C.

    Valorização da flexibilidade.

  • D.

    Lealdade a um único empregador.

  • E.

    Valorização da família e dos relacionamentos.

Hoje se exige de um Administrador que ele tenha iniciativa, que assuma riscos. Frequentemente o empregado é chamado de Colaborador, até em função dessa mudança na relação, na qual o empregado deixa de ser um mero realizador de tarefas, transformando-se em um contribuinte ativo no relacionamento com a organização. Sob um prisma de contratos psicológicos, nem sempre essa nova relação pode ser considerada um contrato cooperativo porque:

  • A.

    envolve recompensas em dinheiro, não consideradas nesse tipo de contrato;

  • B.

    são aplicáveis somente a Organizações Governamentais e Não-Governamentais;

  • C.

    impede o estabelecimento de outros tipos de contrato necessários a outros tipos de organizações;

  • D.

    a assunção de responsabilidades é um dos requisitos desse tipo de contrato, mas nem todos a desejam;

  • E.

    a assunção de responsabilidades é um dos requisitos desse tipo de contrato, mas nem todos a desejam;

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