Questões de Administração do ano 2009

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No que se refere a desempenho e suporte organizacional, julgue os itens subsequentes.

O desempenho no trabalho depende da motivação e do repertório de competências do indivíduo. Porém, os desempenhos exemplares independem de condições de suporte e clima organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

José Carlos é caixa bancário há mais de dez anos. No último ano, em conversas com os colegas de trabalho, ele tem comentado que se sente muito cansado após cada dia de atividade, que já não se sente tão satisfeito com a atividade que realiza e que o banco não é mais um local onde ele sente prazer de trabalhar. O supervisor imediato de José Carlos observou que ele tem faltado com mais frequência ao trabalho e já não é tão pontual e que os clientes atendidos por ele têm reclamado da indiferença com que José Carlos lhes tem tratado.

Ainda com base na situação hipotética apresentada, e considerando os fatores afetivos no trabalho, assinale a opção correta.

  • A.

    A avaliação de aspectos situacionais do trabalho de José Carlos seria uma estratégia apropriada para identificar os antecedentes de sua motivação e de seu comprometimento no trabalho.

  • B.

    A motivação no trabalho é intrínseca a José Carlos e não depende, portanto, de fatores do ambiente de trabalho.

  • C.

    Está cientificamente comprovado, em extensa bibliografia, que a satisfação no trabalho gera maior produtividade, o que justificaria uma intervenção para aumentar a satisfação de José Carlos.

  • D.

    Na situação apresentada, há evidências de que José Carlos não tem as suas necessidades fisiológicas atendidas, o que leva a uma baixa motivacional em sua hierarquia de necessidades.

  • E.

    A partir das características da situação apresentada, é correto concluir que o tipo de trabalho realizado por José Carlos dificilmente teria implicações no seu estado de satisfação no trabalho.

Segundo as teorias da motivação, recompensas extrínsecas são

  • A.

    externas à própria organização e resultantes da valorização do trabalho da empresa pelo mercado.

  • B.

    independentes da direção da organização, decorrendo da necessidade de autorrealização dos indivíduos.

  • C.

    fundamentais para a possibilidade de satisfação das necessidades de autorrealização das pessoas.

  • D.

    aquelas que geram um sentimento de autorrealização pela participação na gestão da empresa.

  • E.

    aquelas que os indivíduos recebem por seu envolvimento com programas de responsabilidade social da organização.

Julgue os próximos itens, a respeito do comportamento humano nas organizações, das teorias de motivação e do comprometimento e da satisfação com o trabalho.

Na experiência de Hawthorne, pôde-se perceber que as organizações informais entre grupos possuem força potencialmente mais poderosa do que lhe era atribuída no passado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a importância das relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os próximos itens.

As organizações são estruturadas em cadeias de comando: um grupo decide, enquanto os demais executam as ordens. Para que um profissional melhore suas habilidades e eficiência, é preciso que sejam indicados os seus pontos de ineficácia. Esse contexto causa forte impacto motivacional sobre as pessoas, levando-as a atuar com espírito competitivo, de forma a melhorar o seu desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos processos de avaliação do desempenho institucional e individual, julgue os itens a seguir.

As teorias e pesquisas motivacionais contemporâneas comprovam que é pela recompensa e punição que ocorre o desenvolvimento profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pode-se conceituar organização como um conjunto de fatores de produção que, usados da maneira eficiente e eficaz, levariam ao atingimento de determinados objetivos. Esses fatores de produção podem ser arrolados como sendo os recursos materiais, financeiros, humanos, mercadológicos e administrativos. Acerca da gestão dos recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A expressão absenteísmo é utilizada para designar o nível de motivação dos empregados de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao marketing.

A motivação é um dos fatores psicológicos que influenciam o comportamento de compra do consumidor.

  • C. Certo
  • E. Errado

A análise estrutural é caracterizada, segundo Michael Porter, por forças competitivas que definem o potencial de rentabilidade do setor industrial. Com base no modelo de Cinco Forças de Porter, especificamente no que se refere às barreiras de entrada e de saída, analise os cenários representados na figura e as afirmações a seguir.

I - O Cenário C1 tem boa rentabilidade e risco elevado.

II - O Cenário C2 tem baixa rentabilidade e risco elevado.

III - O Cenário C3 tem boa rentabilidade e baixo risco.

IV - O Cenário C4 tem baixa rentabilidade e baixo risco.

São corretas APENAS as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. II e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. II, III e IV.

Entre os requisitos para colocação em prática das Estratégias Genéricas de Porter estão o desenvolvimento de determinadas habilidades e recursos. Classifique os argumentos da lista de acordo com os recursos e habilidades mais relevantes em cada tipo de estratégia, associando à letra "C" os argumentos relacionados à estratégia Liderança no Custo Total, e à "D", aqueles relacionados à Diferenciação.

A associação correta é

  • A. I - D, II - C e IV - D
  • B. I - C, II - C e V - D
  • C. I - C, III - C e IV - D
  • D. II - C, III - D e IV - C
  • E. II - D, IV - C e V - D
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