Questões de Administração do ano 2009

Lista completa de Questões de Administração do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir do texto acima e da ciência da administração, julgue os itens de 11 a 20.

De acordo com os dados do texto em questão, é correto afirmar que a fixação do prazo até 2012 para o alcance do objetivo contemplado no Protocolo de Kyoto é parte de um planejamento estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando uma rede de franquia decide, em seu plano de expansão, só abrir novas unidades em cidades com mais de 200 mil habitantes, está definindo sua estratégia a partir de uma segmentação

  • A. comportamental.
  • B. demográfica.
  • C. econômica
  • D. geográfica.
  • E. psicográfica.

Numa reunião de planejamento anual, um fabricante de bens de especialidade está analisando seus canais de distribuição. Nesse caso, é correto afirmar que a empresa deveria

  • A. ampliar o número de pontos de venda para facilitar a aquisição de ampla gama de consumidores e reforçar a imagem.
  • B. reforçar fatores como qualidade e conveniência em suas ações de merchandising e investir em campanhas de massa.
  • C. manter restrito o número de lojas para reforçar a ideia de exclusividade junto a uma clientela mais sofisticada.
  • D. desenvolver ações de vendas em suas lojas, com ênfase na agressividade de preço, prazos e formas de pagamento.
  • E. criar parcerias com representantes e atacadistas, no sentido de aumentar a produção e ampliar a oferta ao mercado.

A administração estratégica representa a articulação de toda a organização visando ao alcance de resultados globais e de longo prazo. A respeito da administração estratégica é INCORRETO afirmar que

  • A.

    visa o alcance dos objetivos de cada unidade organizacional dentro de uma estratégia geral.

  • B.

    sustenta-se em cinco pilares básicos, os recursos, os mercados, a cultura, a estrutura organizacional e a estratégia.

  • C.

    é macro-orientada, abordando toda a organização.

  • D.

    está associada a um esforço conjunto a fim de alcançar os objetivos impostos pela missão da organização.

  • E.

    globalidade e longo prazo são aspectos relevantes da administração estratégica.

Com relação ao planejamento estratégico, considere:

I. Toda organização deve estar envolvida, inclusive recursos, potencialidades e habilidades, com o objetivo de se alcançar o efeito holístico e a sinergia resultantes da interação de todos esses fatores.

II. Como instrumento de tipo genérico, o planejamento estratégico não pode ser desdobrado em planos táticos e operacionais.

III. É orientado para a relação entre a empresa e seu ambiente de tarefa, ficando exposto às incertezas e à imprevisibilidade dos eventos ambientais.

IV. O planejamento estratégico de uma organização não pode incluir o desejo de assegurar a continuidade, pois este é adequado apenas ao objetivo de expansão de atividades ou aumento de produtividade.

V. Quando o objetivo estratégico é organizacional e global, os retornos positivos devem beneficiar todos os shareholders da organização, mas não os stakeholders.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II, III e V.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II, III, IV e V.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    II e IV.

O Balanced ScoreCard (BSC) é um sistema de mensuração de desempenho que mostra o resultado das ações passadas por meio de indicadores financeiros, e os completa com indicadores operacionais. Esses indicadores operacionais estão relacionados a:

  • A.

    Índice de produtividade, processos internos e qualificação gerencial.

  • B.

    Resultados do trabalho em equipe, prazos de execução dos serviços e índice de acidentes de trabalho.

  • C. Índice de rotatividade de pessoal; qualidade e custo do serviço.
  • D.

    Satisfação dos clientes, processos internos e capacidade de aprender e melhorar.

O acrônimo SWOT, derivado das iniciais de quatro palavras em inglês, é utilizado em planejamento estratégico para analisar estudo do ambiente organizacional, referindo- se

  • A.

    aos pontos fortes e fracos da organização e às oportunidades e ameaças com que vai se deparar no futuro.

  • B.

    respectivamente, à estratégia, ao trabalho, à organização empresarial e às tarefas a serem desenvolvidas.

  • C.

    às oportunidades e ameaças internas e aos pontos fortes e fracos do mercado no qual atua.

  • D.

    aos colaboradores e parceiros institucionais e aos pontos fortes e fracos que estes possuem.

  • E.

    à missão e visão estratégicas e às oportunidades e ameaças que permitem vislumbrar.

Declaração de objetivo único e fundamental que diferencia uma empresa de outras do mesmo tipo e que identifica o escopo das operações de negócio quanto a produto e mercado.

A definição acima refere-se

  • A.

    às metas.

  • B.

    à missão.

  • C.

    à estratégia organizacional.

  • D.

    ao ambiente organizacional.

  • E.

    ao gerenciamento estratégico.

Em relação ao plano como instrumento do planejamento, considere:

I. É um evento intermediário entre o processo de planejamento e o de implementação do planejamento.

II. Possibilita o controle da mudança, para que ela ocorra de modo ordenado e seja eficaz.

III. Representa o ponto final do planejamento.

IV. Expressa intenções que levam ao cumprimento da missão da organização.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Com relação ao planejamento estratégico na sociedade contemporânea, considere:

I. O ponto de partida do planejamento estratégico não é o de reduzir a incerteza, mas desafiá-la utilizando a criatividade e a inovação.

II. A adaptação da organização a um ambiente instável deve ser feita por meio de um retorno constante ao equilíbrio, limitando o leque de escolhas disponíveis.

III. O planejamento estratégico deixa em segundo plano a localização de potencialidades, deslocando seu foco para a construção de cenários futuros.

IV. Na visão do planejamento estratégico, o mundo atual é imprevisível e caótico, no qual pequenas causas podem gerar grandes consequências.

V. No planejamento estratégico atual, vale mais a forma como as pessoas lidam com os problemas do que a precisão e o detalhamento com os quais os problemas são tratados.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    II, III, IV e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...