Lista completa de Questões de Administração do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir do texto acima e da ciência da administração, julgue os itens de 11 a 20.
De acordo com os dados do texto em questão, é correto afirmar que a fixação do prazo até 2012 para o alcance do objetivo contemplado no Protocolo de Kyoto é parte de um planejamento estratégico.
Quando uma rede de franquia decide, em seu plano de expansão, só abrir novas unidades em cidades com mais de 200 mil habitantes, está definindo sua estratégia a partir de uma segmentação
Numa reunião de planejamento anual, um fabricante de bens de especialidade está analisando seus canais de distribuição. Nesse caso, é correto afirmar que a empresa deveria
Administração - Planejamento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A administração estratégica representa a articulação de toda a organização visando ao alcance de resultados globais e de longo prazo. A respeito da administração estratégica é INCORRETO afirmar que
visa o alcance dos objetivos de cada unidade organizacional dentro de uma estratégia geral.
sustenta-se em cinco pilares básicos, os recursos, os mercados, a cultura, a estrutura organizacional e a estratégia.
é macro-orientada, abordando toda a organização.
está associada a um esforço conjunto a fim de alcançar os objetivos impostos pela missão da organização.
globalidade e longo prazo são aspectos relevantes da administração estratégica.
Com relação ao planejamento estratégico, considere:
I. Toda organização deve estar envolvida, inclusive recursos, potencialidades e habilidades, com o objetivo de se alcançar o efeito holístico e a sinergia resultantes da interação de todos esses fatores.
II. Como instrumento de tipo genérico, o planejamento estratégico não pode ser desdobrado em planos táticos e operacionais.
III. É orientado para a relação entre a empresa e seu ambiente de tarefa, ficando exposto às incertezas e à imprevisibilidade dos eventos ambientais.
IV. O planejamento estratégico de uma organização não pode incluir o desejo de assegurar a continuidade, pois este é adequado apenas ao objetivo de expansão de atividades ou aumento de produtividade.
V. Quando o objetivo estratégico é organizacional e global, os retornos positivos devem beneficiar todos os shareholders da organização, mas não os stakeholders.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II, III e V.
I e III.
II, III, IV e V.
II, III e V.
II e IV.
O Balanced ScoreCard (BSC) é um sistema de mensuração de desempenho que mostra o resultado das ações passadas por meio de indicadores financeiros, e os completa com indicadores operacionais. Esses indicadores operacionais estão relacionados a:
Índice de produtividade, processos internos e qualificação gerencial.
Resultados do trabalho em equipe, prazos de execução dos serviços e índice de acidentes de trabalho.
Satisfação dos clientes, processos internos e capacidade de aprender e melhorar.
O acrônimo SWOT, derivado das iniciais de quatro palavras em inglês, é utilizado em planejamento estratégico para analisar estudo do ambiente organizacional, referindo- se
aos pontos fortes e fracos da organização e às oportunidades e ameaças com que vai se deparar no futuro.
respectivamente, à estratégia, ao trabalho, à organização empresarial e às tarefas a serem desenvolvidas.
às oportunidades e ameaças internas e aos pontos fortes e fracos do mercado no qual atua.
aos colaboradores e parceiros institucionais e aos pontos fortes e fracos que estes possuem.
à missão e visão estratégicas e às oportunidades e ameaças que permitem vislumbrar.
Declaração de objetivo único e fundamental que diferencia uma empresa de outras do mesmo tipo e que identifica o escopo das operações de negócio quanto a produto e mercado.
A definição acima refere-se
às metas.
à missão.
à estratégia organizacional.
ao ambiente organizacional.
ao gerenciamento estratégico.
Em relação ao plano como instrumento do planejamento, considere:
I. É um evento intermediário entre o processo de planejamento e o de implementação do planejamento.
II. Possibilita o controle da mudança, para que ela ocorra de modo ordenado e seja eficaz.
III. Representa o ponto final do planejamento.
IV. Expressa intenções que levam ao cumprimento da missão da organização.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Com relação ao planejamento estratégico na sociedade contemporânea, considere:
I. O ponto de partida do planejamento estratégico não é o de reduzir a incerteza, mas desafiá-la utilizando a criatividade e a inovação.
II. A adaptação da organização a um ambiente instável deve ser feita por meio de um retorno constante ao equilíbrio, limitando o leque de escolhas disponíveis.
III. O planejamento estratégico deixa em segundo plano a localização de potencialidades, deslocando seu foco para a construção de cenários futuros.
IV. Na visão do planejamento estratégico, o mundo atual é imprevisível e caótico, no qual pequenas causas podem gerar grandes consequências.
V. No planejamento estratégico atual, vale mais a forma como as pessoas lidam com os problemas do que a precisão e o detalhamento com os quais os problemas são tratados.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, III e IV.
I, IV e V.
II, III e V.
II, III, IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...