Questões de Administração do ano 2009

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Macroestratégias são conjuntos de atitudes que traduzem a maneira pela qual a unidade de informação apreende os recursos de que dispõe para modificar ou estabilizar sua situação. Essas atitudes configuram-se como estratégias com implicações específicas, tais como o(a)

  • A. desenvolvimento de mercado, que envolve a promoção de produtos e serviços disponíveis para o mesmo mercado
  • B. desenvolvimento de produtos, que consiste em ouvir o mercado e oferecer novos produtos e serviços
  • C. despistamento, que consiste na análise constante das turbulências do ambiente para evitar seus efeitos
  • D. diversificação, que consiste em oferecer produtos e serviços que surpreendam, sem relevar as expectativas do mercado.
  • E. penetração do mercado, que envolve a promoção de produtos e serviços existentes em novos mercados.

Com relação à descrição de um problema no Planejamento Estratégico, considere:

I. O problema é sempre relativo ao ator que o declara, pois o resultado de um jogo social pode ser um problema para um dos atores, uma ameaça para outro, um êxito para um terceiro e uma oportunidade para um quarto.

II. Um problema pode ser definido como um mal-estar, sujeito a inúmeras interpretações para um mesmo jogador.

III. O vetor de descrição de um problema permite reunir em um único significado, para o ator que o analisa, as diferentes interpretações de um problema.

IV. Os descritores de um problema devem ser precisos e monitoráveis e o conjunto dos descritores deve ser suficiente para conter, em uma única formulação, os vários significados.

V. Uma descrição é suficiente se ela explicita as ambiguidades inerentes ao conteúdo do problema, caso contrário, diz-se que a descrição é incompleta ou inadequada.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I e V.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    III, IV e V.

Com relação ao método do Balanced Scorecard, considere:

I. Foi desenvolvido a partir da constatação de que os métodos tradicionais de acompanhamento do desempenho das organizações não eram suficientes para atender ao grau de complexidade e ao dinamismo do ambiente empresarial contemporâneo.

II. Os vetores considerados na avaliação de desempenho do Balanced Scorecard são o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento.

III. Inicia-se com a definição da visão e da missão atribuídas à organização, analisando, prioritariamente, os ambientes externo e interno, é seguida pela formulação de metas, depois, pelos objetivos e as estratégias e, finalmente, pela implementação.

IV. Os níveis a partir dos quais se estrutura um Balanced Scorecard são o explicativo, o normativo, o estratégico e o táticooperacional.

V. Foi utilizado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, III e V.

  • D.

    II e III.

  • E.

    II e IV.

O planejamento e o controle de capacidade têm como objetivo a curto prazo definir a estratégia que irá ajustar a capacidade da operação produtiva à demanda requerida. Dentre as estratégias básicas de planejamento, a política de capacidade constante

  • A. utiliza a prática de alterar os preços para reduzir a demanda nos momentos de pico.
  • B. mantém o ritmo de produção constante, estocando unidades que não são consumidas para serem usadas nos momentos de maior demanda.
  • C. implanta constantemente novos meios de produção e, com isso, atende às flutuações de demanda.
  • D. cria mecanismos para influenciar a demanda e, com isso, adaptá-la à capacidade produtiva existente.
  • E. procura reduzir os estoques a um nível mínimo seguindo os princípios da produção enxuta.

Qual das explicações traduz a atividade de planejar?

  • A. O planejamento é um elemento essencial em processos demissionais para desenvolver uma validação de talentos a partir do perfil comportamental.
  • B. Toda atividade envolve planejamento, buscando delimitar seu propósito, as condições e os recursos que precisarão ser alocados.
  • C. Para planejar é preciso considerar que todos os sobressaltos devem ser previstos, de maneira que programas de treinamento sejam imunes ao inusitado.
  • D. Um plano de trabalho implica a previsão não somente de custos, mas também de retorno detalhado do investimento em treinamento.
  • E. Um processo de planejamento envolve a existência de um mentor, que dedique tempo e recursos para orientações periódicas aos treinandos.

A respeito de instituições de direito público e privado, julgue os itens que seguem.

A controladoria exerce as funções de planejamento, de controle e de organização, sendo de sua responsabilidade promover a rentabilidade do negócio. Por isso, a controladoria é exclusiva de instituições de direito privado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento estratégico, julgue os próximos itens.

O planejamento estratégico situacional (PES) possui quatro etapas previstas que se entrelaçam, a explicativa, a normativa, a estratégica e a tático-operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento estratégico, julgue os próximos itens.

O planejamento operacional descreve um processo interativo de áreas internas considerando as expectativas acerca de quando, onde e como as atividades se desenvolverão. Dessa forma, esse tipo de planejamento trata das certezas contidas na programação das atividades, em contraposição ao alto grau de incerteza de que trata o planejamento estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da administração metodológica, julgue os itens subsequentes.

Programas podem ser considerados intervenções estruturadas que organizam uma unidade operacional ou um conjunto dessas unidades com a mesma abordagem, por objetivos e metas. Sem eles os resultados da missão institucional não ocorrerão espontaneamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A gestão de pessoas possui papel estratégico na organização e deve ser estruturada em quatro frentes básicas: recrutamento e seleção; remuneração, benefícios e controle; capacitação, desenvolvimento e avaliação; e atenção ao profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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